Batismo e Salvação

Muito se discute a respeito do batismo, se é correto batizar crianças, se somente o batismo por imersão é válido e, principalmente, se existe salvação sem o batismo. Praticamente todas as dúvidas giram em torno destas três perguntas. E realmente existem bons argumentos para os que respondem sim e bons argumentos para os que respondem não para cada uma delas.


Inscreva-se em nossos canais

555.766 inscritos no Vai na Bíblia.
22.345 inscritos na VnBteo.


batismo

Leia ou [clique para assistir]

1) É correto batizar crianças?

Por exemplo, na primeira pergunta, sobre ser correto ou não batizar crianças, a Bíblia relata famílias inteiras sendo batizadas (At 10.47-48, At 16.33), ou seja, havia uma grande possibilidade de haver crianças e até recém nascidos nestas famílias. Mas ao mesmo tempo a Bíblia associa estes batismos aos que creram (At 10.44, At 16.31-32, At 8.36-37) e não traz um exemplo claro de batismo infantil.

2) O batismo deve ser feito por imersão ou aspersão?

Já sobre a forma como o batismo deve ser ministrado, se mergulhando a pessoa ou somente derramando água sobre sua cabeça, as opniões se divergem já no sentido da palavra grega baptizo, enquanto alguns defendem que essa palavra significa exclusivamente imergir ou mergulhar, outros defendem que também pode significar aspergir ou lavar.

3) Existe salvação sem o batismo?

E quanto à última pergunta, se existe salvação sem o batismo, Jesus disse: “aquele que crer e for batizado será salvo” (Mc 16.15-16), mas o que dizer do ladrão arrependido da cruz? (Lc 23.39-43)

O propósito do batismo

Por esta e por outras razões, para responder corretamente estas perguntas, nós precisamos entender melhor qual é o propósito do batismo, afinal, quando se entende o propósito de algo, fica muito mais fácil identificar a atitude que se encaixa ou não com esse propósito.

| O batismo de João Batista

O primeiro relato bíblico sobre o batismo só acontece no Novo Testamento através de João Batista (Mc 1.4-5). E apesar disso indicar que provavelmente nenhum batismo chegou a ser realizado no Antigo Testamento, a Bíblia revela que havia o entendimento entre os judeus de que o batismo seria um sinal relacionado à vinda do Messias. E isso fica evidente quando eles questionam João Batista, perguntando se ele era o Cristo (Jo 1.24-25) e também quando o próprio João Batista pergunta se o correto não seria ele mesmo ser batizado por Jesus (Mt 3.14).

A Bíblia declara que João Batista veio preparar o caminho para Jesus, ou seja, preparar o coração do homem para receber a salvação (Lucas 1.76-79). Por isso, o batismo de João era um batismo de arrependimento, a pessoa por vontade própria, deveria demonstrar seu arrependimento, tornando isso público através do batismo (Mt 3.11).

| O batismo de Jesus

O arrependimento só pode resultar em salvação por intermédio de Jesus (At 2.38). E isso é muito bem representado quando o próprio Jesus vem para ser batizado por João (Jo 1.29-31) sem ter do que se arrepender (Mt 3.13-15), demonstrando o que ele faria em favor do homem: morreria sem ter pecado (1Pe 3.18).

Quando Jesus é batizado, diferente dos outros, o céu se abre e todos os que estavam ali recebem o testemunho do próprio Deus de que ali estava o seu Filho amando (Lc 3.21-22). E a representação aqui é que quando Jesus morresse, ele seria sepultado, mas ressuscitaria dentre os mortos, para que dessa vez, o céu fosse aberto sobre nós (Hb 10.19-20) e Deus nos recebesse como filhos (Gl 4.4-7).

Leia também: “Jesus Cristo deixou de ser Deus?“.

| O significado do batismo

Ao ser batizado e iniciar seu ministério, Jesus completou o significado do batismo, a partir de agora, para nós o batismo representa arrependimento, morte, sepultamento e ressurreição para uma nova vida (Rm 6.3-5), e para os outros representa o testemunho público da nossa fé em Jesus Cristo! (1Jo 2.23). Esse é o propósito do batismo!


Inscreva-se em nossos canais

555.766 inscritos no Vai na Bíblia.
22.345 inscritos na VnBteo.


O batismo de crianças

E tendo isso como base, será que o batismo de uma criança sem entendimento, sem arrependimento e de forma involuntária, se encaixa com o propósito do batismo? É claro que batizar um recém nascido com o propósito de firmar o compromisso dos pais de educarem esta criança conforme as Escrituras (Pv 22.6), pode até ser válido, da mesma forma como funciona a apresentação de crianças em muitas igrejas, mas é importante que haja o entendimento de que se trata de algo completamente diferente do batismo ordenado por Jesus (Mt 28.19).

O formato do batismo

Já sobre a forma correta de ser ministrado, será que um batismo que nos identifica na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus  (Cl 2.11-12), é melhor representando mergulhando a pessoa ou somente derramando água sobre sua cabeça? Mesmo que em certas circunstâncias, talvez em num leito de hospital, somente o batismo por aspersão seja possível, ainda sim, faz muito mais sentido o batismo por imersão. Contudo a motivação (Jo 4.23) e o testemunho do batismo (At 22.14-16) são mais importantes do que a forma como ele é feito.

O batismo e a salvação

E por último, sobre existir salvação sem o batismo, o ladrão arrependido da cruz é o exemplo claro de alguém que foi salvo sem passar pelo batismo (Lc 23.43), mas neste caso acaba sendo muito mais um excessão do que uma regra, afinal, ele não teve a oportunidade de ser batizado. Isso de maneira alguma diminui a importância do batismo, simplesmente mostra que não é o batismo que salva, mas sim a fé em Jesus Cristo (Ef 2.8-9, 1Jo 5.1-2).

Conclusão

O batismo é um mandamento do próprio Senhor Jesus (Mt 28.19-20) para aquele que já foi salvo, é uma consequência da fé (1Jo 2.3-4). Pode acontecer de uma pessoa receber a salvação no momento do batismo? Sim, de repente a entrega verdadeira dela a Jesus Cristo aconteceu no momento da confissão pública que o batismo proporciona (Rm 10.9-10).

Da mesma forma como muitas pessoas são batizadas sem ter a salvação (Tg 1.26), a pessoa ainda não experimentou o novo nascimento (Jo 3.3), mas se batizou. Adianta alguma coisa em termos de salvação? Não, a pessoa simplesmente trouxe para si uma responsabilidade muito grande de ter confessado publicamente algo que ela não terá condições de viver, se o Espírito Santo não estiver habitando nela (Rm 8.9).

E neste caso, se essa pessoa experimentar uma conversão no futuro, ela precisa ser batizada novamente? Não, se ela foi ao batismo por livre e expontânea vontade, agora ela só precisa colocar em prática (2Tm 2.19) o que representou aquele do batismo (Ef 4.5).

Se você entregou verdadeiramente sua vida a Jesus Cristo, mesmo que ainda esteja lutando contra o pecado como todo cristão, por que não confessar isso publicamente através do batismo? (Mt 10.32, 1Pe 3.20-21, 1Jo 4.15). O batismo não traz a salvação, não perdoa pecados, não torna você mais santo e nem mais amado por Deus, mas demonstra, tanto para o mundo físico quanto para o mundo espiritual, que você não se envergonha (Lc 9.26) daquele que foi publicamente humilhado e morto por você (Lc 18.32, Is 53.5, Gl 3.13).


Inscreva-se em nossos canais

555.766 inscritos no Vai na Bíblia.
22.345 inscritos na VnBteo.


Nota:

1 Apesar de 1Pe 3.20-12 trazer a frase “batismo que agora também salva vocês”, o que de certa forma pode dar a ideia de poder salvífico ao batismo, o contexto também traz a frase “foram salvas por meio da água” se referindo à família de Noé, porém, sabemos que a salvação não foi por causa das águas, mas sim por causa da arca. Sendo assim, as águas tipificam o batismo e a arca tipifica Jesus Cristo.

PDF

Comentários

  • anna_carolines
    Responder

    Acho que o batismo por aspersão é correto em quem tem algum tipo de deficiência ou problema.

    • Vai na Bíblia

      Olá Anna, como foi mencionado no vídeo também. Abraço

  • LUCENILDOCANDIDO
    Responder

    Coloca um plano de estudos sistemático se possível um grande abraço.

  • Felipe Macuglia da Silva
    Responder

    Como crente, e evangélico, se convidado a ser padrinho de uma criança na igreja católica aos olhos de Deus estaria cometendo pecado a luz da Bíblia? Visto que não creio que o batismo infantil seja válido?

  • Márcio José Alves
    Responder

    Gostaria de orientação sobre ser batismo por imersão. Mas não sei onde ir, pesquisei algumas igrejas cristãs, gostaria de indicação para ser batizado. Obrigado.

  • paulinho_valentino
    Responder

    eu acho que o certo de se batizar é nas águas porque jesus foi batizado nas águas tem catolica que se batiza é molhando a cabeça e eu acho que não é assim eu tem alguma deficiência sou especial graças a deus mais eu entende as palavras de deus

  • josiane
    Responder

    Mateus 16, 15-16 “Vão pelo mundo inteiro anunciar o evangelho, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
    Mateus 3, 11 ” Eu JOÃO BATISTA os batizo com água para o arrependimento, mas virá alguem mais poderoso que os batizará com o ESPIRÌTO SANTO e com fogo”.

    o que vai mandar não é a forma como você foi batizado, mas sim a sua fé em Jesus Cristo como o Senhor da sua vida!

  • Raimundo Alencar
    Responder

    Acho difícil que uma criança de 2 ou 3 anos tenhas algun entendimento para que ele creia e seja batizado,quem crer e for batizado será salvo ,mas quem não crer será condenado. Dar se à intender que a necessidade de crer para que seja salvo e isso a gente só consegue fazer quando se tem intendimento de Deus.

  • Sinalo Cristiano Suero
    Responder

    O Batismo Nas Aguas Que Morremos Com Jesus E Ressucitamos Com Jesus,o Cordeiro Que Fara Justica Aos Que Nao Cre Em Deus

  • Ariovaldo da Costa Foliene
    Responder

    E aproveitando o assunto para os católicos tem a “crisma” o que é a crisma ? e sua relação com batismo (seria ?) a crisma o verdadeiro batismo para os católicos (agora com mais entendimento)

  • Bruno Ribeiro Dias
    Responder

    Eu creio que existe, um só batismo, Paulo por meio do Espírito Santo, disse assim: um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Efésios 4:5

  • fernando messias do nascimento
    Responder

    como fica os crentes em cristo que morreram sem ter sido batizados no espirito santo?