Para que serve o Jejum?

Muitos dizem que para ter um relacionamento com Deus três coisas são fundamentais: ler a Bíblia, orar e jejuar! Mas a pergunta é: por que o jejum?


Inscreva-se em nossos canais

513.011 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


jejum

Leia ou [clique para assistir]

Ler a Bíblia tudo bem, óbvio que se trata de algo super importante; oração também, falamos sobre isso em um outro vídeo “Como Deus responde nossa Oração?”. Mas jejuar? Como deixar de comer pode ter alguma relação com a vida espiritual? Será que aos olhos de Deus faz alguma diferença o fato de jejuarmos ou não?

A verdade é que a Bíblia definitivamente responde sim pra essa pergunta. E neste vídeo nós vamos falar o porquê do jejum ser algo tão importante e como ele pode transformar o nosso relacionamento com Deus.

Antes de tudo nós precisamos diferenciar o que é jejum do que é um voto ou um propósito que você faz com Deus. Afinal, nem tudo aquilo que envolve abrir mão de algo, com um propósito espiritual, é um jejum. Quando nós falamos do jejum bíblico, nós estamos falando de abstenção de alimentos.

Propósitos ou votos

No caso de votos ou propósitos, muitas outras coisas podem estar envolvidas, desde deixar de praticar alguma atividade que você gosta ou até então fazer algo que você normalmente não faria. De fato, votos e propósitos, quando feitos com sabedoria agradam a Deus e devem fazer parte da nossa vida cristã (1Co 10.31). Contudo, se você fizer um voto ou um propósito, trate de cumprir aquilo que você se propôs a fazer (Mt 5.37). A Bíblia chama de tolo aquele que faz um voto e não cumpre (Ec 5.4-5), fala inclusive que é melhor não fazer um voto do que fazer e não cumprir (Dt 23.21-22).

Por exemplo, dizer pra Deus que a partir de hoje você vai acordar mais cedo todos os dias para orar pelo menos 20 minutos, não importa se é feriado, fim de semana. Sinto lhe informar, mas vai ter um dia que você vai falhar! (Tg 4.14-15) Ou então fazer um propósito de ler a Bíblia inteira em 6 meses. Aí você acabou de comprometer completamente a qualidade da sua leitura bíblica.

E os piores geralmente começam com a seguinte frase: “Se o Senhor me abençoar eu prometo fazer isso ou aquilo…” ou então… “Se o Senhor me livrar dessa eu nunca mais…”  E aí nem importa como você vai terminar essa frase, pois ela já começou errada.

Então, se você se lembrou de um propósito que você fez e não cumpriu, arrependa-se, peça perdão (1Jo 1.9) e a partir de agora tome mais cuidado para não fazer propósitos precipitados (Mt 21.28-31). É muito comum se fazer propósitos em tempos de aflição, e quando a aflição passa, deixa-se o propósito de lado, isso é péssimo. Não faça votos exagerados só para mostrar o quanto você ama a Deus, cumprir um voto simples demonstra muito mais amor do que fazer votos praticamente impossíveis de se cumprir (Ec 5.2).

Lembre-se de que Deus não pede pra que façamos votos ou propósitos (Dt 23.23). O fato de Deus agir em nosso favor não está relacionado ao que nós prometemos fazer por Ele, mas sim ao que Ele pode fazer por nós, está relacionado à nossa fé em crer que Ele é capaz de reverter qualquer situação (Ef 3.20). Nossa atitude posterior deve ser fruto da nossa gratidão e principalmente da nossa obediência (Jo 14.15).

Jejum (carne vs espírito)

Mas e o jejum? Como funciona? Bom, no caso do jejum existe uma semelhança bastante óbvia, porque o jejum também é um propósito que você faz com Deus, porém, no caso do jejum, se trata de uma necessidade, nós precisamos jejuar! (Jl 2.12)

A Bíblia mostra o jejum como um sinal de dependência de Deus (Dn 9.3), onde o homem aflige sua alma (Sl 69.10), deixando de se alimentar, com o propósito de se humilhar (Sl 35.13, Ed 8.21) e buscar a Deus em oração (Ne 1.4).

Apesar da Bíblia nos dar vários exemplos da ação sobrenatural que acontece como resultado de um jejum (Mt 17.21, At 27.9), ainda sim, é algo que nós não temos como saber exatamente como funciona. Porém, se por um lado é difícil compreender a ação sobrenatural do jejum, por outro é muito simples entender o seu lado prático que é o seu efeito contra os desejos da nossa carne (Gl 5.19-21).

A Bíblia ensina que nossa carne é inimiga de Deus (Rm 8.5-7) e deseja aquilo que é contrário ao espírito (Gl 5.17).

E carne, para quem não sabe, é a nossa natureza pecaminosa se manifestando através do nosso corpo físico (Rm 8.13). São as vontades, as emoções e o intelecto da nossa alma determinando nossas ações (Gl 6.8, Ef 2.3). Por isso que aquele que permanece na carne não pode agradar a Deus (Rm 8.8).

E uma das razões porque isso acontece é que com tantas emoções e desejos sendo processados na nossa alma (Rm 13.14, 1Pe 2.11), fica muito difícil ouvir a voz de Deus e consequentemente tomar as decisões corretas (Rm 7.18, Gl 5.13). E é aí que entra o jejum!


Inscreva-se em nossos canais

513.011 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


Por que o jejum funciona?

E por que o jejum funciona? Basicamente porque a alimentação é a necessidade primária do ser humano (Tg 2.15-16). Quando você está com muita fome, todas as vontades e desejos da sua alma se concentram em uma só coisa: comer! Todo o resto perde importância porque agora a prioridade é comer.

E o segredo está no fato de que durante o jejum você nega esse desejo e diz não à sua alma. E como ela não tem um outro desejo maior, ela sossega (Sl 42.11). Neste momento, tudo aquilo que era vontade da carne fica muito mais claro, e você consegue discernir melhor a voz de Deus que é ministrada através do seu espírito (At 13.2-3, At 10.9-11, At 9.8-9). A consequência é você pensar menos em você e mais em Deus, menos em você e mais nos outros. Suas orações se tornam menos egoístas (Mt 7.12), e você se concentra naquilo que realmente importa (Jo 15.16).

Leia também: “Fruto do Espírito“.

Jejum parcial

Por isso que retirar apenas um tipo de alimento não funciona como jejum, pois você sempre vai encontrar uma maneira de substituir aquele alimento, ou seja, não produz o mesmo efeito de um jejum completo. Se você vai se abster de alguma comida que não é fundamental para sua alimentação, é melhor considerar como um propósito e não como um jejum. E isso pode ser algo muito bom, a Bíblia inclusive dá o exemplo de Daniel (Dn 10.2-3), que ficou 21 dias sem comer nada prazeroso, todo o contexto mostra que o propósito de Daniel era semelhante a um jejum, se humilhar e buscar a Deus em oração, mas não diz que ele jejuou, quando a Bíblia fala em jejum fala de abstenção total de alimentos.

Jejum e oração

E sabendo que o jejum traz um maior discernimento, que te faz mais sensível à voz de Deus, é fundamental haver oração durante o período de jejum (Ed 8.23). Jejuar por outra pessoa, por exemplo, só faz sentido se houver oração em favor da pessoa (Tg 5.16). Inclusive, um jejum sempre deve começar com uma oração, pois é quando você vai receber a direção de Deus em relação ao propósito e ao tempo desse jejum.

Como fazer o jejum?

E assim como votos e propósitos, não quebre o jejum! Se você nunca fez um jejum com propósitos espirituais, a dica é começar gradualmente, sem exageros. De repente retirar uma refeição que você está acostumado a fazer ou então estabelecer uma quantidade de horas sem se alimentar, o importante durante o jejum é você se sentir em jejum (Rm 14.22), e isso varia de pessoa pra pessoa. Aliás, o jejum é algo tão particular que a Bíblia recomenda que você nem fale para os outros que está jejuando (Mt 6.16-18), mas também o jejum não chega a ser um segredo, afinal quando te oferecerem comida ou no caso de um jejum coletivo (2Cr 20.3, Et 4.16), não tem problema nenhum as pessoas saberem que você está jejuando.

Leia também: “Como andar em Santidade?“.

Jesus Cristo jejuou (Mt 4.2), os grandes homens de Deus (Lc 7.33, 2Sm 12.16) e os líderes da igreja primitiva jejuavam (At 14.23) e nós também devemos jejuar.

O jejum não faz com que Deus tenha mais ou menos compaixão de nós, na verdade o jejum trabalha o nosso caráter (Rm 6.19), revelando as preocupações fúteis da nossa alma (1Co 3.1-3) e deixando muito mais claro o que verdadeiramente importa (1Pe 4.1-2). Jejuar é uma forma de expressar a nossa dependência de Deus (Tg 4.7-10) e o quanto nós ansiamos pela segunda vinda de Cristo (Mc 2.20).


Inscreva-se em nossos canais

513.011 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


PDF

Comentários

  • GuiRick Marques
    Responder

    Muito boa essa explicação!Glória a Deus!

  • Luciene
    Responder

    Vídeo e explicações maravilhosas! Parabéns e muito grata.

  • Erivaldo
    Responder

    Bom dia. Onde está escrito que devemos fazer ( se quisermos algum) algum VOTO a Deus?

    • Vai na Bíblia

      Boa tarde! Não existe uma passagem dizendo que devemos fazer votos, mas sim passagens que dizes “quando fizer um voto…”, entende-se que fazer votos seja algo bom, desde que feito com cuidado e com a motivação correto. Da forma como falamos no vídeo.
      Um abraço!

  • Erivaldo
    Responder

    Onde está escrito que é pra nós “jejuarmos ” O Pedro e Paulo falou algo a não colocarem mais ” cargas ” aos Gentios…que Estoria é essa de JEJUM?

    • Ale

      Boa tarde Sr Erivaldo, Ha varias passagens relatando o jejum, inclusive já respondidas aqui mesmo. Mas, faço uma outra pergunta para a sua: Que mal ira fazer se jejuar?

  • Erivaldo
    Responder

    Os Apostolos disseram que era pra nós ” JENJUARMOS”? Onde está Escrito isso?

    • Vai na Bíblia

      Não disseram que sim, nem que não… apenas jejuavam. As vezes, se existe um exemplo, não é preciso uma ordem.

    • Lara

      Erivaldo , leia ( Mateus 06 versículo 16 ao 18) , (Marcos 9:28-29) , (Lucas 5:33-35) , (Isaías 58:3-6) … A paz do Senhor! .

    • Filha do Rei Jesus

      Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
      Mateus 6:16-18

  • Bruno elias
    Responder

    Jesus mesmo disse!
    Essas cascas de demonio so sai com jejum e oraçao ?
    Se o jejum nao fosse importante jesus nao citaria o mesmo

    • josé

      essa tradução esta equivocada minha cara… a palavra “jejum” foi acrescida nesse versiculo

  • Paulo Sérgio
    Responder

    Se Jesus o filho de Deus sentiu necessidade de jejuar, o que sobra para mim que sou um pecador?

    • Anderson

      Você resumiu tudo! Concordo plenamente.

    • Washington

      Aos judeus só era recomenadado jejuar durante determinada época do ano ,mais precisamente a Páscoa,quando faziam fora dessa época ,era por livre iniciativa.Os fariseus jejuavam uma duas vezes por semana,outros partidos judeus também assim praticavam ,pois achavam que tocariam no coração de Deus.Cristo falou sobre esses que jejuavam pra parecerem mais “santos”.Cristo quando é levado ao deserto e tentado, não comeu , não por que jejuasse,mas pela escassez de comida naquele local;sendo que nesse aspecto humano ,a fraqueza pela fome,seria ensejo para uma das tentações de Satanás.Não passou fome porque precisasse receber mais do Espírito Santo.Porque logo no começo de João é dito que o Espírito Santo desceu sobre Ele.Quanto às castas de demônios,cabe ser dito que aquilo foi dito só tempo da Lei.Consta da Bíblia que Cristo era judeu,portanto seguia os rituais judaicos .O tempo da Graça segundo alguns se inicia após a morte e ressurreição,mais precisamente em Pentecostes,Atos.A doutrina revelada ao apóstolo Paulo principalmente,difere em muitos aspectos do Judaísmo vivenciado por Cristo.Nela a Salvacão é pela Fé e o Sacrifício é Cristo.
      Romanos 9:
      30 Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

      31 mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou.

      32 Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

      Leia Hebreus 13 e você saberá que os que participam do sacrifício do Tabernáculo não podem comer à mesa do Sacrifício do Sangue de Cristo.Isto é aqueles que vão pela lei não alcançam a Graça.Porque ambas diferem.E se o Cristão for ” sacrificar “que isto seja viver com justiça ,beneficência,etc.. e lábios que confessem fé.

      Uma vez ouvi um exemplo de um Católico que disse:_De que adianta passar algumas horas sem comer,se aquilo que você não comeu não traz nenhum benefício ao próximo?Teria mais sentido o jejum se você se abstivesse para dar de comer a quem não tem.”

    • jose

      Correto! Deus não se alegra do ato em sim… mas do propósito… da motivação… na época de Jesus os judeus faziam o jejum em forma de ritual… ou mecânica… com a motivação errada… até acusarão os discípulos de Jesus de não jejuar… Jesus falou que eles jejuariam quando ele (o noivo) morresse…ou seja… eles ficariam sem comer naturalmente… de pesar… temos que aprender uma coisa… Deus não quer saber do ato em si… mas das motivações dele!

  • Israel marquês
    Responder

    Deus é bom , sempre nos mostra uma saida

  • Silvia Pietropaolo
    Responder

    Em verdade, quem falou que deveríamos jejuar foi o próprio Jesus em Mt 9: 14-17. “…Qdo o noivo lhes for tirado, então jejuarão…”

  • Steffany
    Responder

    Posso fazer jejum total a invés do parcial?

  • Tamara
    Responder

    Como posso começar um jejum?

    • Vai na Bíblia

      Com uma oração dizendo como será o jejum.

  • Júnior
    Responder

    Muito bom esse texto ele esclarece bem sobre o jejum,tirando todas as dúvidas

  • Niquilaudo
    Responder

    Adorei as explicações legal

  • Nathan
    Responder

    Existe alguma data ou ocasião especial na qual devemos jejuar?

    • Vai na Bíblia

      Dependendo da igreja que você frequenta, podem haver algumas datas onde é proposto um jejum coletivo com algum propósito específico. No mais, não há esse tipo de regra.

  • Nathan Nogueira Freitas
    Responder

    Existe alguma data preferencial para fazer o jejum?

  • Célia
    Responder

    A pessoa tem que orar no início e no fim do jejum, todos os dias, até o último dia?

    • Vai na Bíblia

      De preferência sim, mas não necessariamente. Tudo depende do que você conversou com Deus antes de iniciar o jejum.

  • Carlos Roberto
    Responder

    Excelente explicação que Deus abençoe

  • Nathan
    Responder

    Ola. não entendi a parte que fala, quando fazemos um jejum, devemos Durante o jejum sentir que estamos em jejum ??

    • Vai na Bíblia

      Se sentir em jejum significa que aquilo faz diferença para você. Ex: se eu ficar apenas 2 horas sem comer não sentirei fome ao ponto de “me sentir em jejum”, ou seja, não posso considerar um jejum.

  • tania regina dainez garcia
    Responder

    Muito obrigada por tão relevante explicação.

  • Júlia Nascimento
    Responder

    Obrigada pela explicação

  • isabela Marques
    Responder

    O Jejum é quebrado quando sentimos desejo de comer? Porque assim o jejum se torna um sacrifico e levando em consideração que Jesus já fez um sacrifico por nós, assim não devemos nos sacrificar.

    • PedroHenriqueDlv

      O Jejum é quebrado quando oque você prometeu fazer você mesma descumpriu, desejo de comer é impossivel não termos pois nosso próprio corpo precisa de comida, mas quando estamos em Jejum, dizemos não ao desejo pois estamos fazendo isso pensando em Deus.

  • Paolo
    Responder

    Fiz uma escolha de fazer um jejum de uma semana nessa semana eu posso me alimentar de líquido? Ex leite e suco??

    • Vai na Bíblia

      Isso é você quem define antes de iniciar o jejum.

  • Denise
    Responder

    Olá, preciso saber se tenho que me abster de água, durante o jejum.

    • Vai na Bíblia

      Isso você define antes de iniciar o jejum.

    • ISRAEL CARVALHO

      Independente da duração do jejum, convém atentar para as necessidades fisiológicas.
      O corpo humano pode ficar sem água até 24 horas, a partir daí, a falta de água gera falência dos órgãos, complicação no trato digestivo, rins e diminuição de lubrificação das vias respiratórias, etc. Assim o jejum completo caberia abster de líquidos nas primeiras 24 horas, admitindo-se o consumo moderado nas seguintes, até o término do jejum.

  • GLORIA MMYKAELLLY
    Responder

    pode jejum

  • Tania Consuelo
    Responder

    gostei muito da explicação.

  • Hélio
    Responder

    Obrigado pelo video irmao.

    Existe alguma(s) passagem(s) diferenciando o jejum de alimentos com o jejum completo (sem nem agua)?

    Tambem nessa direcao, é possivel estipular um periodo que nao seja horas ou dias? Por exemplo, jejuar até completar uma determinada tarefa que eu nao sei se ira demorar dois, tres ou quatro dias.

  • Gilberto
    Responder

    Muito bom.Gostei muito.

  • Josenalva
    Responder

    Obrigada por esclarecer-me a respeito do jejum, a minha vida toda eu fiz errado. Estou muito feliz por esse estudo e por poder pedir perdão a Deus pelo tempo de ignorância e fazer o correto. Super agradeço ao Vai na Bíblia.

  • Cristiano
    Responder

    Muito bom, ótima explicação

  • Tatiane Rodrigues
    Responder

    Meu muito obrigada por esclarecer a respeito do jejum…

  • carlos alberto couto da cunha
    Responder

    Porque sempre as manifestações e regras cristãs se relacionam com o sofrimento?. Será Deus um deus que se compraz do padecer humano. Não seria melhor tributo a Deus distribuir alegria e felicidade, do que privar o seu corpo ou seu cotidiano de algo que faz parte da rotina. Jejuar de praticar o mal, já seria um bom começo. O que propõe o jejum é penitência, nada mais. E tem mais: será que o jejum de alimentos de um glutão tem mais valor para a divindade do que de um faquir?

  • peixoto
    Responder

    Deus habita dentro do ser humano,e o mesmo ainda precisa jejuar pra se relacionar com ele!o véu foi rasgado e ainda precisa passar fome,fomos salvos pela graça e ainda precisamos ficar sem comer!só falta matar cordeiro e fazer denovo os sacrifícios acordem!

  • Mih
    Responder

    Olá eu gostaria de saber se a mulher em seu período menstrual pode jejuar? É pecado?

  • thais
    Responder

    Eu faço jejum, mas tomo agua, tem algum problema, ou nesse caso não é considerado jejum?

  • Anderson Fabiano de Oliveira Rocha de Campos
    Responder

    Posso fazer jejuns pedindo o dons do espirito?

  • Wanderson
    Responder

    Primeiro Deus nao nos obriga a jejuar… Mas o jejum eh importante pois se ate Cristo jejuou… Mas p jejum nao eh somente de comida, pode ser de algo que prende mais a carne, como por exemplo, ficar longe do celular ou das redes sociais por um periodo Entao eh uma escolha de cada um depende do tipo de jejum e proposito entre vc e Deus. Nao eh q Deua obriga a vc passar fome.

    • Dalva

      Sábio comentário o seu, e no meu entendimento, jejum tbm é se abster de músicas do mundo, da TV, e outras coisas que nos afastam da comunhão com DEUS.

  • Maykon
    Responder

    E se quebra o jejum

  • gumate
    Responder

    Para mim o jejum nao é obrigatorio, mas sim, o dever de um cristao, porque o jejum nos fortifica, quando aquele homem no livro de Mateu 6 foi ter com Jesus para curar o filho que tinha problemas, ele disse que ja tinha levado o filho para seus deciplos mas a doenca ainda mantinha….e Jesus orou para o menino, e disse…. esse tipo de doenca so sair quando oram e jejuam.

  • Jlhulie
    Responder

    Quem está em pecado pode jejuar?

    • Vai na Bíblia

      Se existe desejo em abandonar o pecado, o jejum tende a contribuir para isso.

  • CREUSA VITORIO DE SOUZA AMARO
    Responder

    É correto quem está em jejum ir em velório Deus aceita o jejum dessa pessoa

    • Vai na Bíblia

      Estar em jejum não define que lugares você deve ou não estar, tudo depende dos propósitos que você colocou diante de Deus no momento de iniciar o jejum.

  • CLEUZA
    Responder

    A PAZ DO SENHOR GOSTEI MUNTO A EXPLICAÇÃO SOBRE O JEJUM E PROPOSITO A DEUS

  • Marcelo Pires
    Responder

    Muito Bom!! Deus abençoe!!

  • Diana Jotta Viana Lescaut
    Responder

    Boa noite! Muito obrigado por dar essas explicações a luz da bíblia para nós.
    Que Deus continue a iluminar a pessoa que se dispõe a ser útil para outras pessoas.
    Deus seja louvado.
    Jejum, oração e leitura da palavra de Deus é a base do Cristão.

  • Sabrina
    Responder

    Abriu ler esse post explicou tudo direitinho e bem detalhado amei de verdade.Que Deus abençoe a todos

  • Renata Delgado
    Responder

    Deus seja louvado
    Esclareceu o meu entendimento
    Deus te abençoe com toda a sorte de bençãos

  • Renda miranda
    Responder

    Posso jenjuar tirando um alimento que nao consigo ficar sem….

  • Elyton Naves
    Responder

    Muito top!
    Eu gostaria de saber se o jejum só tem “efeito” quando estamos no momento do Jejum. Por exemplo, se eu jejuar de 00hrs as 12hrs, eu estarei mais sensível à voz de Deus somente naquele horário?
    Outro exemplo: Há espíritos que só saem com jejum e oração, mas se eu jejuar em um período em que não vou expulsar demônios surte efeito? Ou preciso Jejuar durante a ação?

    • Vai na Bíblia

      Olá Elyton!
      Os benefícios do jejum são sentidos principalmente após o jejum.
      Um abraço!

  • IVANY DE SOUZA ORRICO
    Responder

    A paz irmão! Glória a Deus, agradeço pela disponibilidade de estar nos ajudando a entender e poder multiplicar esse apredizado de um assunto que considero de suma importância para que os cristãos vençam suas batalhas espirituais. Jesus o abençoe poderosamente!

  • André Santos
    Responder

    Boa noite , gostei muito da explicação mas tenho uma dúvida, posso fazer o jejum referente a alguma coisa que quero , por exemplo , fazer um jejum pra que Deus abra uma porta de emprego?

    • Vai na Bíblia

      Olá André, tudo bem?
      O jejum não deve ser usado para receber algo em troca.
      Um abraço!

  • Renata
    Responder

    Eu tmb amei os comentários referente de fazer sim jejum, eu particurlamente qro mais intimidade com Deus e ao meus propósitos, se pessoas fazem sacrifícios para com diabo pra tentar destruir outras pq eu não faria jejum com o todo poderoso pra desfazer as obras malignas? Parabéns pros que tem intimidade com Deus e da prioridade ao jejum com Deus

  • Marcos Rocha
    Responder

    Linda explicação!!!!

  • Andre031992921026
    Responder

    Se um cristão possuidor de boa saúde, durante toda sua vida não jejua , ele estaria em falta com a verdadeira liturgia da vida cristã?

    • Vai na Bíblia

      O que podemos garantir é que ele estaria deixando de utilizar uma das principais ferramentas na luta contra as vontades da carne.

  • Edilson
    Responder

    O jejum traz santificacao, em Romanos 8,12 irmaos estamos em divida nao para com a carne para vivermos sujeitos a ela, porque se voces viverem de acordo com carne morrerao, mas se pelo o Espirito fizerem morrer os atos do corpo coverao. Quem faz morrer os atos do nosso corpo, e o Espírito Santo, e ele so faz este ato quando praticamos o jejum, ele impede a alma de sufocar o nosso espirito, ele fortalece o nosso espirito, e faz fluir em nos os frutos do Espirito, que esta em galatas 5,22, que e amor, alegria, paz, paciencia, amabilidade, bondade, fidelidade mansidao e temperanca. Na oracao do pai nosso, diz o pao nosso de cada dia, o dia nao tem 24 horas, se fizermos o jejum de 12 horas, o Espírito Santo, vai fortalececer o nosso espirito, tembem com 12 horas, por isso e necessario jejuarmos pelo ao menos 13 horas, em cada 24 horas, para que nesse dia o Espírito Santo, nos conceda santidade, sem jejum a alma sufoca o nosso espirito, porque ela esta fortalecida pelo o alimento, galatas 5,16. O jejum deve ser com proposito, e pode ser feito durante a noite, ex. se eu for iniciar o jejum as 20 horas, nesse horrario eu ja devo estar alimentado, como e um jejum com proposito, eu devo me ajoelar, pedir permissao a Deus, posso consagrar em favor de uma cura, libertacao, salvacao, abertura de uma porta de empego para alguem ou para mim, durante o jejum, eu posso tomar agua a vontade, no dia seguinte, as 9 horas, eu ja estou com 13 horas de jejum, e entao posso alimentar a vontade durante o rest do dia, lembrando-se que o jejum e preciso ser diario, para que o Espírito Santo, possa manter o nosso espirito santificado. Lembrem-se Romanos 8,12-13, que o nosso amado e soberano Deus, nos de graca cada dia, em nome do Senhor Jesus, amem.

  • Estefany Francisco Do Amaral
    Responder

    Muitoo bom. Obrigadaa! 👏👏🤗

  • Mirian maciel leite
    Responder

    DEUS TE ABENÇÕE PODEROSAMENTE.
    MTO BEM ESCLARECIDO DENTRO DA PALAVRA.

  • Luana Bueno
    Responder

    Gostaria de saber se posso jejuar PR pedir calma PR meu coração, pq fico muito nervosa quando tenho que fazer algo q me pressionam daí não consigo fazer por causa do nervosismo posso jejuar pedindo calma PR meu coração?

  • Emanoel
    Responder

    Muito bom o vídeo.
    No caso do jejum, é interessante saber que o corpo humano faz a digestão completa em até 4 horas dependendo do alimento, alimentos de alto indice glicêmico digerem rapidamente, e o de baixo , lentamente, levando até 4 horas para estar completo. Então se vocês pegarem 4 horas da última refeição, mais 1 ou 2 horas para garantir, o corpo já vai começar a pedir comida novamente, então a partir dessas 4 horas +1 ou 2 só para você entender que começou o estado de fome. Então lembrem-se que quando forem fazer, o jejum, depois de conversado com Deus, vai começar depois de 4+ horas da última refeição.
    Tem também o fato de que o sono do ser humano já é um jejum natural do corpo para desintoxicar o organismo, pois quem tem o costume de comer cedo, para não atrapalhar o sono, pois o corpo não relaxa até terminar a digestão, eles já iniciam o estado de fome a meia noite.
    O sono acredito que não conte, tem de estar acordado, então levem em consideração o sono e o tempo de digestão, para entenderem o tempo, se forem marcar em tempo.

  • Welgmar
    Responder

    Tem quantidade de horas para fazer o jejum tipo começo as meia noite e vou ate o almoço do outro dia e assim q funciona?me ensina

  • Silmara
    Responder

    Nossa, maravilhoso! Glória a Deus.

  • Lílian
    Responder

    Posso tomar água ou chá sem açúcar durante o Jejum?

  • Cidinha
    Responder

    Jejum seria então deixar uma refeição para fazer (ex: nao tomar café da manhã) ou um alimento do qual não vivo sem (carne) ?!

  • Olgs
    Responder

    Gostaria de saber que pode praticar o sexo hoje e acordar amanhã jejuar

  • Valéria
    Responder

    Sò pode jejuar se frequentar uma igreja?
    Posso jejuar com o desejo de me entregar como voto?

  • Iracema Raposo martins
    Responder

    Amei esta pagina,exclareçe tudo com maior clareza e tira toda nossas duvidas….bjs !

  • Aldo Farias De Melo
    Responder

    Jesus Estava Vivendo No Tempo Da Lei Agora Estamos No Tempo Da Graça Melhor É Obedecer Duque Sacrificar Me Responda Quantas Vezes Paulo Jejuou Romanos E Hebreus Tenha Um Ótimo Dia

  • Dayane
    Responder

    Existir jejum. Pra Deus me liberta d um sentimento q só me destrói?

  • Elba
    Responder

    Eu ainda tenho dificuldade de aceitar a ideia de que preciso fazer jejum. Tenho conversado com Deus sobre todas as minhas dificuldades, e sempre peço que me sondas e veja se há algo que esteja desagradando, quero viver em obediência e alegrando o seu coração. Muitas vezes não enxergamos nossos erros.
    E com isso já mudei muito. Precisamos levar a palavra de Deus para as novas gerações com fé, firmeza e obediência. Na minha opinião é melhor OBEDECER a palavra de Deus e não costumes de humanos.
    Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
    “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
    Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
    Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
    Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar;
    se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia.
    O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.(Isaias 58: 5-11) Bom dia e a paz de JESUS CRISTO.

  • Maria Cunha
    Responder

    Obrigada, pelo conhecimento que eu precisava saber. Abraço irmão

  • Maria Cunha
    Responder

    Obrigada, pelo conhecimento que eu precisava saber. Abraço irmão .

  • Vinicius Bueno Macêdo
    Responder

    Isso não faz nenhum sentido