Devocional #002 – Aprender para quê?

Começamos o segundo devocional de uma longa jornada pelo livro de Provérbios.

Provérbios 1.5-6

Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios.

NVI

Alguns sinônimos do termo “conhecimento” (NVI) no hebraico são persuasão e capacidade de ensinar. Isso é muito interessante, pois, à medida que nos aprofundamos no entendimento da Palavra, Deus também nos capacita a compartilhar e passar isso adiante. Não se trata de um estudo por mera curiosidade. Por outro lado, pode parecer difícil ensinar alguns conceitos que aprendemos por ainda faltar a prática deles, por não confiarmos realmente naquilo.

O grande privilégio de estudar a Bíblia é saber que estamos estudando a verdade e não há risco de sermos enganados (se a compreendermos corretamente). Muitos livros podem trazer coisas boas e verdadeiras, mas sempre há a possibilidade de o autor se equivocar em algum conceito que ele expressa. Por outro lado, as Escrituras, ainda que escritas por homens, foram inspiradas pelo Criador e carregam seu selo de aprovação – essa é a nossa certeza.

Por meio do estudo, podemos crescer em conhecimento e na “habilidade” (ARA) de compreender e expor aquilo que pode parecer difícil para a maioria das pessoas. Você pode pensar que há partes na Bíblia muito difíceis de entender, e isso é normal. Hoje, eu tenho muita convicção sobre a existência de Deus e consegui sanar muitas das dúvidas que eu tinha. Conforme ajuntamos argumentos e fatos, conseguimos ir respondendo as perguntas que aparecem e ir consolidando a nossa fé. Não existe nada mais prazeroso do que compreender a Bíblia!

Esses devocionais que estamos fazendo não são propriamente um estudo – mas apontam para a necessidade de um estudo. Conforme vamos aprendendo e crescendo em intimidade com Deus pela sua Palavra, podemos ensinar outros a caminhar na mesma direção. Isso trará para nós um relacionamento maravilhoso com Deus, cada vez mais conhecendo-o e percebendo a necessidade de o conhecer ainda mais.

Comentários