Devocional #007 – O convite

O subtítulo que precede o texto de hoje na NVI é “Convite à Sabedoria”. Embora essas perícopes não façam parte do texto original, vemos claramente que esse é o tema que se inicia nesses versículos.

Provérbios 1.20-22

A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;
nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso:

“Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

NVI

Podemos perceber uma relação desse texto com o que vemos no mundo hoje. Boa parte do arcabouço legal dos países ocidentais é fortemente influenciado pela ética cristã — o que também aponta para a lei moral presente no nosso interior. No contexto de hoje, portanto, poderíamos perguntar: até quando aqueles que não conhecem a Deus continuarão sem conhecê-lo? Até quando aqueles que se colocam como inimigos do Evangelho continuarão nesse caminho mesmo com a sua consciência os acusando? Podemos ver essa mesma inconformidade no convite da sabedoria.

Não somente em Provérbios, mas tudo aquilo que está presente nas Escrituras clama para uma prática, para uma transformação. Como se despertasse dentro de nós o questionamento: até quando continuar no erro, sabendo o certo? Até quando continuar na ignorância? Pelo conhecimento bíblico, sabemos que a nossa natureza humana é corrompida. No entanto, é Deus que, em Cristo e por meio do Espírito, nos faz novas criaturas e nos liberta do domínio do pecado.

Qualquer renúncia para uma vida com Deus se torna infinitamente pequena diante daquilo que ele nos entrega.

Comentários