Devocional #009 – Vivendo em segurança

É impressionante como os textos que lemos nas Escrituras conseguem se encaixar nas nossas vidas. Na aula Como Vencer o Medo do Futuro? comentamos sobre esses versículos.

Provérbios 1.32-33

Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal”.

NVI

Ouvir a sabedoria nada mais é que ouvir e obedecer ao próprio Deus, que é a fonte da verdadeira sabedoria. Nesse sentido, também podemos entender a sabedoria como o conhecimento de Deus colocado em prática. Poderíamos parafrasear o texto da seguinte forma: Quem obedece a Deus viverá em segurança, sem temer nenhum mal. Essa é a segurança daqueles que tem verdadeira fé em Deus.

Também devemos nos atentar à “inconstância” (NVI). No começo da nossa caminhada é normal que não tenhamos disciplina o suficiente para nos mantermos constantes na leitura bíblica e na oração. Porém, devemos perseverar nessas práticas diariamente, ainda que falhemos um dia ou outro. Com certeza, essa disciplina transformará nosso relacionamento com Deus e, por conseguinte, nossas vidas.

Por outro lado, a “falsa segurança” (NVI) destruirá os tolos. Também comentamos na aula sobre o que não é a fé bíblica. Muitos recorrem a promessas ou superstições que não possuem base bíblica. A crença no que não é verdadeiro certamente trará destruição, pois, invariavelmente, acabará na adoração daquilo que não é o Deus vivo.

No entanto, aqueles que confiam no Senhor e o temem podem descansar na segurança de que ele mesmo é quem os guarda.

Comentários