Devocional #010 – Buscando o conhecimento

Provérbios 2.1-5

Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos;
se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento;
se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto,
se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido,
então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.

NVI

Devemos ter as verdades bíblicas bem consolidadas na nossa mente. Se, como nesses versículos, buscarmos com perseverança a sabedoria, então entenderemos de fato “o que é temer ao Senhor” (NVI).

Já vimos que “temer” não é ter medo, simplesmente, mas sim reverenciar — e isso, pela ciência de quem Deus é. Esse é o caminho para que encontremos o “conhecimento de Deus” (NVI). E o que seria mais maravilhoso do que ter intimidade com o Criador?

Jesus disse aos seus discípulos que eles seriam seus amigos por meio da obediência (Jo 15.14). Portanto, a verdadeira intimidade com Deus surge da obediência. Se nós disséssemos para alguém o mesmo que Jesus disse, seria algo totalmente arrogante. Porém, essa fala partiu do Senhor do Universo — alguém infinitamente superior a nós. E, de fato, o melhor que podemos fazer para nós mesmos é agir de acordo com sua vontade.

Imagine, por exemplo, que um aluno queira ser amigo de seu professor. No entanto, não presta atenção, conversa com outros no meio das aulas, não faz as atividades propostas. Independente de outras atitudes boas que ele tome, esses comportamentos impedem um relacionamento amigável justamente por desrespeitarem a autoridade do professor na sala de aula. O mesmo pode ser aplicado ao nosso relacionamento com o Senhor. O temor a ele é a chave para conhecê-lo.

Aquele que diz conhecer a Deus mas não o obedece é mentiroso (1Jo 2.4). Contudo, por meio da fé em Jesus Cristo, somos capacitados a viver uma vida de obediência a Deus. E, por isso, recebemos o maior privilégio: conhecer e sermos conhecidos pelo Criador do Universo.

Comentários