Devocional #012 – O fruto do conhecimento

A ideia do texto de hoje segue a do último devocional, trazendo o resultado de se buscar a sabedoria.

Provérbios 2.9-11

Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem.
Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma.
O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.

NVI

Quando buscamos em Deus sabedoria, vamos compreender “justiça, juízo e equidade” (ARA). Justiça, pois compreenderemos a justiça de Deus, que é perfeita. Muitos argumentam contra a existência de Deus com base na injustiça que há no mundo. Nós, porém, sabemos que por trás dessa injustiça há tanto a maldade do homem como a ação do diabo, e que tudo isso um dia será julgado.

Dessa forma, entenderemos o juízo, ou aquilo que é “direito” (NVI), pois mesmo que a maldade possa parecer impune aqui na terra, ela será julgada. Também poderemos entender a equidade, ou o que é “certo” (NVI), pois a Palavra nos ensinará aquilo que é correto a ser feito. Em Eclesiastes, vemos que existe um modo e um momento certo de agir em cada situação, e que aquele que for sábio saberá como e quando agir (Ec 8.5,6).

E, como lemos na sequência, tudo isso será agradável à nossa alma. Pois essa sabedoria nos protegerá e nos guiará no nosso dia a dia. Creio que a sabedoria concedida pelo Senhor se estende a todas as áreas da nossa vida: nos relacionamentos, na vida profissional etc. Nada se compara à sabedoria!

Muitos dariam tudo para ter o entendimento que podemos obter pedindo a Deus e buscando o conhecimento nas Escrituras. Esse é um privilégio único que Deus nos concedeu, e não podemos desperdiçá-lo.

Comentários