Devocional #016 – Vida, prosperidade e paz

Provérbios 3.1-2

Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,
pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.

NVI

Bom, o texto de hoje é autoexplicativo. Sabemos que toda a Bíblia é inspirada por Deus e que a fé verdadeira nele nos dá a certeza de receber aquilo que ele promete. Na passagem de Provérbios, podemos ver a promessa de que aqueles que guardam os mandamentos divinos terão vida, prosperidade e paz. Nem a atual pandemia da Covid-19 nem outras circunstâncias podem anular promessa de Deus.

É claro que existem diversas situações que fogem do nosso controle, seja uma doença ou um acidente, por exemplo. Também sabemos que existem exceções, que muitos, apesar de guardarem os mandamentos, não têm uma vida longa. No entanto, sabemos que em tudo isso o Senhor tem um propósito, e que as exceções não anulam a regra.

A paz com Deus (cf. Rm 5.1) nos permite aproveitar de fato as bênçãos que ele nos concede nessa vida. A riqueza em si nunca nos trará paz, a prosperidade bíblica vai muito além disso. Deus nos convida a confiar nele, que supre as nossas necessidades.

Além disso, é interessante notar que esse não é o único texto com a promessa de uma vida longa. Na verdade, podemos encontrá-la no primeiro mandamento com promessa: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Ex 20.12 NVI). Portanto, desobedecemos aos mandamentos se não honramos os nossos pais.

Assim, estando em Deus, vivendo em obediência a ele, estamos seguros e sabemos que nada nos separará do amor do Pai, revelado em Jesus Cristo (Rm 8.39).

Comentários