Devocional #017 – Obtendo favor e boa reputação

Uma característica interessante do livro de Provérbios é que, a cada dois ou três versículos, sempre encontramos algum princípio muito importante.

Provérbios 3.3-4

Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.
Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação.

NVI

No v. 4, podemos entender o “favor de Deus e dos homens” (NVI) como uma promessa bíblica que se segue ao amor e à fidelidade. Quando falamos em amor, estamos falando em obedecer ao Senhor (cf. Jo 14.21). E fidelidade, naturalmente, trata-se de honrar nossos compromissos, seja para com as pessoas, seja para com Deus. Assim, essas duas atitudes não podem faltar em nós.

Vemos algo parecido na fala do Senhor a Josué, logo após a morte de Moisés: se ele se aplicasse em meditar na Lei e colocá-la em prática, seus caminhos seriam bem-sucedidos (Js 1.7).

É interessante que uma das recompensas do amor e da fidelidade é a “boa reputação” (NVI) diante dos homens. Em contrapartida, podemos ver como as pessoas se preocupam com a reputação, como se esforçam em mostrar o que têm de melhor (e esconder o que não é bom). É o que vemos nas redes sociais, por exemplo. Nós, porém, ao andarmos no temor do Senhor, podemos descansar quanto a isso. Em última instância, o que realmente importa é a nossa aprovação diante de Deus (1Co 4.3s).

Comentários