Devocional #018 – Confiança que gera obediência; obediência que glorifica

Provérbios 3.5-6

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.

NVI

A lição do texto de hoje também é bem direta: devemos confiar no Senhor de todo o coração. Nosso coração deve ter a certeza de que Deus está no controle de tudo e que ele é perfeitamente justo.

O fato de não nos apoiarmos no nosso “entendimento” (NVI), revela um pouco da fé bíblica. Trata-se da confiança que gera obediência, mesmo que não compreendamos o propósito. Quando Deus chamou Abrão, não explicou em detalhes o que estava fazendo e nem para onde ia levá-lo; mesmo assim, Abrão obedeceu. Também vemos a fidelidade de Abrão mais tarde, ao atender o pedido de Deus para oferecer Isaque em sacrifício, mesmo que isso parecesse loucura.

Do mesmo modo, Noé construiu uma arca em terra seca, crendo em algo absurdo aos olhos das outras pessoas. Creio que, no princípio, Noé não entendeu plenamente o motivo do mandamento de Deus, mas obedeceu. Vemos situações assim ao longo de toda a Escritura. Entendo que, em muitos casos, a obediência é que libera a compreensão.

Além disso, devemos reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos. Trata-se de ver o agir de Deus em todas as coisas que fazemos, de avaliar se estamos agindo segundo a sua vontade e de compreender que tudo aquilo que possamos vir a conquistar vem dele.

Assim, precisamos crer que Deus está conosco naquilo que fizermos para cumprir o propósito dele com a nossa vida. Muitas pessoas são chamadas para viver da pregação do Evangelho, mas o agir de Deus não está limitado a essas pessoas. Deus deseja ser glorificado com a nossa profissão, por mais insignificante que ela pareça, e é ele quem nos capacita a fazer isso.

Portanto, se reconhecemos o Senhor em todas as áreas da nossa vida, podemos crer que ele nos dará a direção certa a seguirmos para que o nome dele seja glorificado em nós.

Comentários