Devocional #015 – Nossa habitação

Provérbios 2.20-22

A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.
Pois os justos habitarão na terra, e os íntegros nela permanecerão; mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.

NVI

Algo interessante que essa passagem me lembra é a questão escatológica do arrebatamento. Existem duas visões primárias sobre esse assunto: o pré-tribulacionismo e o pós-tribulacionismo. Enquanto um defende o arrebatamento secreto antes da grande tribulação, o outro defende o arrebatamento na volta definitiva de Cristo.

Se considerássemos esse texto de Provérbios nesse sentido, teríamos que pensar que os justos é que permaneceriam na terra, enquanto que os ímpios seriam retirados.

De fato, existem literaturas não cristãs que defendem a existência de um “arrebatamento” que limpará a terra, ou seja, levará apenas as pessoas más. Obviamente, trata-se de uma ficção. Sabemos, pelas Escrituras, que as coisas não acontecerão desta forma.

Contudo, voltando ao texto de Provérbios, é importante ressaltar que o assunto não trata da questão do arrebatamento. Por outro lado, ainda assim podemos tomar tal passagem em um sentido escatológico, pois somente aqueles que estão em Cristo é que habitarão com ele eternamente, inclusive aqui na terra, enquanto os ímpios serão eliminados.

Ainda, tratando de uma forma mais direta, a passagem traz um significado para a nossa vida aqui e agora, no tempo presente. Aqueles que buscam a Deus e andam com sabedoria são protegidos por ele.

Isso não significa que deixaremos de passar por dificuldades ou que ímpios não possam ter uma vida terrena bem estabelecida. Porém, temos em Deus a segurança definitiva contra o mal.

A sabedoria divina nos dará a direção para viver uma vida tranquila, em paz com todos, recebendo aquilo que Deus tem preparado para nós.

Comentários