Devocional #27 – Alguém de confiança

Provérbios 3.29-30

Não planeje o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você. Não acuse alguém sem motivo, se ele não lhe fez nenhum mal.

NVI

O tema principal dos versículos de hoje é a confiança nas pessoas — algo tão difícil de se ver atualmente. Devemos trabalhar para que as pessoas possam de fato confiar em nós, não planejando o mal nem acusando sem motivo. Quando quebramos a confiança que alguém têm em nós, será um caminho longo e árduo até conseguir restaurá-la.

Já parou para pensar o quão difícil é acreditar no que alguém que mente constantemente diz? Chega a um ponto em que não sabemos diferenciar quando ela está sendo sincera e quando não. Por isso devemos procurar sempre ser verdadeiros diante dos outros.

Outra questão para refletirmos é se estamos procurando tirar vantagem de situações em que não temos razão (v. 30). Devemos ter cuidado em não buscar além daquilo que é justo. Na verdade, devemos ter prazer em ver a justiça sendo feita (cf. Hb 1.9), ainda que tenhamos prejuízo com isso (cf. 1Co 6.7s).

Comentários