Devocional #21 – A correção

Provérbios 3.11-12

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.

NVI

Algo notável na passagem de hoje é ela ser citada no Novo Testamento. O autor de Hebreus usa-a ao argumentar que não devemos nos entristecer com a repreensão de Deus (Hb 12.5s). Mesmo que no momento não nos alegremos com a disciplina, certamente veremos os frutos dela posteriormente (Hb 12.11). Desse modo, poderemos alinhar a nossa vida com a vontade do Senhor, conforme ele nos instrui.

Muitas vezes, tomamos decisões e dirigimos nossa vida com base no que achamos certo — ou seja, com base no nosso próprio entendimento. Invariavelmente, decisões ruins nos trarão consequências mais tarde. Contudo, ao passarmos por tribulações, ainda que causadas pelos nossos próprios erros, devemos nos alegrar, pois o Senhor nos educa em meio ao sofrimento. Assim, vamos aprendendo a colocar em prática tudo o que as Escrituras ensinam.

Aliás, podemos ter certeza que iremos falhar em algum momento na nossa caminhada e, por isso, a disciplina é essencial. O único homem perfeito foi Jesus Cristo. Consequentemente, não precisamos nos martirizar por nossas falhas, pois foi justamente ele que morreu em nosso lugar. Entretanto, devemos nos arrepender e nos voltar para Cristo, crendo que alcançaremos misericórdia (Hb 4.16). Se dependêssemos da nossa própria justiça, jamais poderíamos ter um relacionamento com Deus. Tudo o que podemos alcançar de bom é pela graça!

Em suma, a disciplina do Senhor vem para lapidar a nossa fé e para nos orientar, de modo que possamos glorificar o nome dele em tudo.

Comentários

  • Ivanilde
    Responder

    Vai na biblia,foi um dos melhores estudo bíblico que já fiz.
    Que Deus abençoe 🙏 grandemente a toda direção desse ensinamento.
    Graça e paz irmãos.