O Diabo e a Origem do Mal

O que a Bíblia diz à respeito do diabo? Quem ele é, como surgiu e o que ele quer? Ele foi criado por Deus? Por que Deus criaria um ser tão mal e perverso? Onde o Diabo está e o que ele pode fazer contra nós? Perguntas é o que não faltam quando tratamos do maior inimigo de Deus que, na maioria das vezes, é conhecido e representado de uma forma equivocada e distante da realidade. Sendo assim, vamos para a Bíblia!

o-diabo

Leia ou [clique para assistir]

Quem é o Diabo?

A Bíblia não somente revela a existência do Diabo, como também o apresenta como um ser espiritual, pessoal, extremamente poderoso e totalmente maligno. Jesus se refere ao diabo como sendo inimigo de Deus (Mt 13.39), homicida, pai da mentira (Jo 8.44) e príncipe dos demônios (Mc 3.22-23).

Ele também é chamado de Satanás (Zc 3.1), que significa adversário e opositor, além de vários outros nomes e títulos que revelam sua natureza1. A própria palavra diabo significa caluniador, difamador e acusador (Ap 12.9-10).

Analisando apenas os nomes e seus significados, nós já podemos ter uma ideia do perigo que ele oferece. Contudo, algo que nos traz uma compreensão ainda maior sobre suas intenções (2Co 2.11), são as informações que a Bíblia traz a respeito de sua origem, sua queda e sua ação contra o ser humano.

A origem do diabo

A pergunta é: como surgiu o Diabo? Além disso, por que Deus criaria um ser tão mau e perverso?

A Bíblia ensina que Deus é o criador de todas as coisas (Jo 1.3), nos céus e na terra, tanto visíveis, quanto invisíveis (Cl 1.16), mas também ensina que tudo o que Deus criou foi bom (Gn 1.31). Por essa razão, algo certamente aconteceu para que este ser criado por Deus se tornasse o Diabo, se tornasse o acusador e inimigo de Deus.

Para entender o que aconteceu, podemos tomar Isaías 14 (Is 14.11-15) e Ezequiel 28 (Ez 28.11-19) como base. Apesar de serem profecias inicialmente dirigidas aos reis da Babilônia e de Tiro, tais passagens tomam proporções que vão muito além do que poderia ser declarado à respeito de qualquer ser humano. Tanto o texto em si, quanto o contexto bíblico (1Tm 3.6, Lc 10.18), mostram claramente que se trata de uma referência à origem de Satanás.

Ezequiel fala de um anjo criado de forma especial (Ez 28.13), em Isaías ele é chamado de “estrela da manhã” (Is 14.12), na tradução para o latim, Lúcifer.

Ele é descrito como modelo de perfeição, cheio de sabedoria e perfeita beleza (Ez 28.12). Criado por Deus como um querubim (Ez 28.14), um anjo de alta hierarquia que, provavelmente, era o responsável por comandar a exaltação e a glorificação de Deus (Jó 38.4-7). A Bíblia diz que, desde o dia em que foi criado, ele permaneceu inculpável em seus caminhos, até que algo aconteceu (Ez 28.15).

A queda de Lúcifer

O texto de Ezequiel diz que, e um determinado momento, se achou injustiça, perversidade e maldade em Lúcifer (Ez 28.16,18). E explica que, por causa da sua beleza e do seu esplendor, ele se corrompeu e se tornou orgulhoso (Ez 28.17). Isaías diz que o desejo do seu coração era estar acima de todos os anjos e ser como Deus (Is 14.13-14).

Na verdade, a soberba de Lúcifer se tornou tão absurda, que ele chegou ao ponto de achar que seria possível tomar o lugar de Deus e usurpar de uma glória que pertence unicamente ao Criador do universo (Is 42.8, Is 46.9, Mt 4.10).

Por conta dessa rebelião, Lúcifer passou a ser Satanás2, adversário de Deus. Inclusive, ao que tudo indica, durante um certo período ele convenceu outros anjos a também se rebelarem contra Deus (Mt 25.41), provavelmente oferecendo certos privilégios (Ez 28.18), caso tivesse o apoio destes anjos.

Mas como isso é possível? Como o mal pode ter surgido no coração de Lúcifer e também ter corrompido outros anjos, se são seres criados por um Deus perfeitamente santo?

Na verdade isso demonstra como a obra de Deus é extraordinária, afinal, os anjos foram criados com o poder de tomar decisões morais e reais, assim como nós (Dt 30.19-20). Deus dotou sua criação de uma natureza tão livre, que permitiu até mesmo uma rebelião (2Pe 2.4, Jd 1.6).3

Deus permitiu o mal, mas jamais compactuou com ele (Tg 1.13,17; Sl 45.6-7) e, por essa razão, Satanás foi expulso dos céus. Esse evento é descrito em pelo menos 3 passagens bíblicas (Is 14.12, Ez 28.16-17, Lc 10.18). Inclusive com base no texto de Apocalipse 12 (Ap 12.4), acredita-se que aproximadamente um terço dos anjos caíram com Satanás.4

O Diabo e o homem

Após Satanás ter sido expulso dos céus e lançado à terra5, em um determinado momento da história, Deus criou um outro ser que, não somente o glorificaria, mas que também seria a própria imagem da sua glória (2Co 3.18). Deus criou o homem, à sua imagem e semelhança (Gn 1.26-27).6 Razão mais do que suficiente para que Satanás odeie o ser humano, e faça de tudo para destruí-lo (Jó 1.6-11).

A queda do homem

O primeiro passo que Diabo deu nessa direção foi logo no início, no Éden, onde Deus colocou o homem e o autorizou a se alimentar livremente de todas as árvores, menos uma, aquela que lhe causaria a morte (Gn 2.15-17). E foi dessa árvore, por influência do Diabo, que o homem comeu.

Parece absurdo a estupidez do ser humano, desobedecer a única proibição feita por Deus e que visava o seu próprio bem. Mas é interessante observar como isso aconteceu, e as motivações por trás da queda do homem.

| A tentação

Quando o Diabo questiona Eva, ele diz: “vocês não podem comer nenhum fruto das árvores do jardim?” (Gn 3.1). Ele na verdade está sondando Eva para ver qual era o entendimento que ela tinha sobre a proibição. Quando Eva acrescenta algo à ordem de Deus “não podemos nem tocar” (Gn 3.3), o Diabo percebe uma vulnerabilidade e acusa Deus de estar mentindo.

Ele diz: “certamente vocês não morrerão” (Gn 3.4) e acrescenta “Deus sabe que no dia em que comerem da árvore, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.5). O Diabo não só disse que eles não morreriam, como também disse que na verdade eles seriam como Deus, ou seja, com o mesmo pecado com que ele foi seduzido, ele tentou o homem, que também pecou.

| O pecado

Quando Eva viu que o fruto parecia agradável ao paladar, atraente aos olhos e desejável para dar entendimento, comeu (Gn 3.6). Afinal, se ela seria como Deus, já não haveria mais motivo para dar satisfação ao seu Criador (1Tm 2.14). Deu do fruto para Adão, que também comeu. O homem preferiu acreditar na promessa do Diabo, ao invés de confiar em Deus (Rm 6.16).

| A consequência

O interessante é que em um primeiro momento, parecia até que o Diabo tinha razão, afinal eles comeram da árvore e não morreram (Gn 3.7). Porém, o pecado trouxe a morte espiritual (Rm 6.23a), a separação entre o homem e Deus (Is 59.2) e, como consequência futura, a morte física (Gn 3.19) – é o mesmo que acontece quando retiramos uma folha da árvore, ela deixa de receber a seiva e, com o tempo, seca e morre.

Com o pecado, o homem não só morreu espiritualmente (Ef 2.5) e foi expulso da presença de Deus (Gn 3.22-24), como também transferiu o direito legal de posse da terra ao Diabo (Lc 4.5-8).

A partir da queda, toda a descendência de Adão, que inclui eu e você, nasceu separada de Deus (Rm 3.23), a semelhança de Adão (Gn 5.3, 1Co 15.49). Sim, nós nascemos pecadores (Rm 5.19, Gn 8.21) em um mundo governado pelo Diabo (1Jo 5.19, Jo 12.31). Todo mal que habita em nós é fruto da desobediência de um único homem (Rm 5.12, 1Co 15.21-22), mas que nos representava.

A culpa foi de Adão, foi de Eva e foi do Diabo, mas hoje ela também é minha e sua (Rm 3.12, Ec 7.20). Somos tentados e pecamos por causa do nosso próprio mau desejo (Tg 1.14-15, Mc 7.21-22). Mas, com toda certeza, o Diabo colabora muito para que isso aconteça.

E para entender como ele faz isso, é fundamental conhecer o que a Bíblia diz sobre a situação atual do Diabo: onde ele se encontra, o que ele sabe e o que ele pode fazer.

Onde o Diabo está?

O entendimento popular é de que o Diabo se encontra no inferno, rodeado por demônios. E de fato a Bíblia ensina que o destino do Diabo é o castigo eterno no inferno (Mt 25.41), porém, deixa claro que ele não está lá agora (Jó 1.7, Mt 4.1, 1Ts 2.18, Mc 4.15), mas que na verdade ele circula pela atmosfera e atua nas “regiões celestiais” (Ef 6.11-12), sendo chamado de “príncipe das potestades do ar” (Ef 2.1-2). Contudo, isso não significa que ele seja onipresente, que possa estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

O que o Diabo sabe?

O Diabo também não é um ser onisciente, ele não sabe todas as coisas (Pv 21.30). Entretanto, trata-se de um ser milenar, que conhece a Bíblia (Mt 4.6) e acompanha a história da humanidade desde o início (1Jo 3.8).

O Diabo raciocina, pensa, age e aprende novas formas de deturpar a verdade (2Co 11.3), a fim de enganar e manipular o homem (1Tm 3.7, Ef 6.11). E, mesmo não tendo acesso aos nossos pensamentos (1Co 2.11), através do que fazemos e do que falamos (1Pe 5.8-9), ele conhece nossas inclinações, fraquezas e desejos.

O que o Diabo pode fazer?

Apesar do Diabo ser muito poderoso (Jd 1.9), ele também não é onipotente, existem coisas que ele não pode fazer (Tg 4.7). Aliás, ele só pode agir dentro do limite estabelecido por Deus (Lc 22.31, Jó 2.6); e a permissão que Deus concede ao diabo envolve questões complexas, que geram certos questionamentos. Dentre eles, o principal é: por que Deus ainda permite que o diabo continue praticando o mal no mundo?

A resposta não é tão simples, pois envolve a soberania, a justiça, a eternidade e a onisciência de Deus (Ap 1.8, Gn 18.25, Sl 139.1-6,16). Neste momento, o Diabo está colocando em prática toda a maldade que, antes da queda, era apenas uma intenção. Deus já julgou e condenou o Diabo (Jo 16.11), não pela intenção, mas pelo que ele fez (Hb 4.13). Para nós, que estamos limitados pelo tempo, o Diabo ainda está fazendo (Mt 8.29), mas para Deus, ele já fez (Ap 20.10). Para nós será, mas para Deus, é (xxx).

O Diabo e os demônios

Mas, se o diabo não é onipresente, nem onisciente e nem onipotente, como ele pode conhecer detalhes da vida de cada ser humano que vive sobre a terra?

Bom, a resposta está na existência dos demônios. Ao que tudo indica, os anjos que caíram com Satanás, agora são demônios que atuam debaixo do seu governo (Mt 12.24-26, Ap 12.7). Inclusive, assim como no caso dos anjos, também existe uma hierarquia entre os demônios, alguns menos outros mais poderosos (Cl 2.15, Mt 17.21, Mt 12.43-45).

A verdade é que os demônios são tão numerosos (Lc 8.30), que multiplicam a presença do Diabo, dando a impressão dele ser praticamente onipresente. Dessa forma, tanto o conhecimento que ele tem à respeito de nós, quanto sua capacidade de agir contra nossas vidas também se multiplica (Ef 6.12).

Já a forma de atuação dos demônios é a mais variada possível, podem tanto trabalhar na base da influência, através de pequenas sugestões (1Cr 21.1), como até mesmo possuir o corpo de uma pessoa (Lc 22.3, Mc 1.23-26, Lc 9.38-42), causar enfermidades (Lc 13.11), curar enfermidades para produzir o engano (2Ts 2.9), induzir comportamentos (At 5.3, Mt 16.23), oprimir (At 10.38), e até mesmo matar uma pessoa (Mt 8.28). Tudo isso, preferencialmente de maneira oculta, para que nem mesmo a pessoa afetada saiba que está agindo sob a influência de um ou mais demônios.

Para cada situação o Diabo tem uma legalidade, ou seja, uma permissão específica para agir (Ef 4.26-27). Contudo, sua principal estratégia sempre será a de permanecer em oculto (2Co 11.14-15) e induzir o homem ao pecado (Mt 4.9).

E aí você pode se perguntar: o que o Diabo ganha com tudo isso? Qual o objetivo dele?

O que o Diabo quer?

Primeiro, é importante lembrar que ele é homicida, odeia o ser humano (Jo 10.10) e tem prazer em nos causar sofrimento (Lc 13.16). E segundo, que ele já está condenado e lhe resta pouco tempo (Ap 12.12). Sendo assim, todo seu esforço está em levar o homem para a mesma condenação: a eternidade no inferno (Ap 20.10).

A principal forma de atuação e influência do Diabo sempre foi, e sempre será, através do engano (Ap 12.9), fazendo com que o homem continue pecando contra Deus (Sl 115.3.8, Hb 3.13). Não existe nenhum outro ser no universo que supere o Diabo na arte de convencer as pessoas a acreditarem na mentira (2Ts 2.8-12) e desprezarem o conhecimento da verdade (2Tm 2.25-26), ou seja, desprezarem o conhecimento bíblico (Mt 22.29, Jo 17.17).

A verdade e a mentira

Uma vez que entendemos que a Bíblia é a completa Palavra de Deus e fonte de toda verdade (2Tm 3.16-17), ela se torna o único livro no mundo, capaz de revelar de forma segura, todas as mentiras do Diabo (Jo 8.32).

Por essa razão, sua estratégia é fazer com que o homem não leia a Bíblia (Sl 119.160). Caso ele a leia, é fazer com que não a entenda (Jo 5.39). Caso ele a entenda, é fazer com que não creia (Jo 3.36). Caso ele creia, é fazer com que ele não a coloque em prática (Tg 2.26, Lc 6.49).

Para cada um desses estágios ele se utilizará de uma mentira diferente (Lc 8.11-14). Existem mentiras que apontam para uma direção totalmente oposta da verdade (Jd 1.4), negando inclusive a própria existência do Diabo, mas também existem mentiras muito próximas da verdade, sendo até mais perigosas (Gl 1.6-9, At 16.17-18).

Muitas vezes o Diabo nega uma mentira com outra mentira, para que essa segunda mentira pareça verdade. Para promover o engano, ele apresenta algo ruim, com aparência de bom (Mt 7.15, Mt 24.24), mas mantém algo ruim com aparência de ruim (Rm 1.29-32), fazendo com que o homem pense estar no caminho certo, quando na verdade permanece no caminho errado (Pv 16.25).

Lembre-se, a ação do Diabo é através da mentira (Jo 8.44)! Ele mente sobre a possibilidade de arrependimento que ele não tem, mas que nós temos (At 3.19)7. Ele mente sobre a salvação pela fé (Ef 2.8), mente sobre o perdão de Deus (Ef 4.32), sobre a ressurreição dos mortos (1Co 15.12-17), sobre o juízo de Deus (Mt 25.46), sobre a Vida Eterna (Jo 6.40). Ele mente sobre tudo (1Jo 2.21-22)!

Não é aparecendo com chifre, rabo e tridente, que o Diabo promove o engano (2Co 11.14), afinal, quem adora uma imagem do demônio sabe muito bem o que está fazendo, agora, quem adora uma imagem de um ser celestial, este sim, através do engano, pode estar adorando ao Diabo (Ap 9.20, 1Co 10.19-21).

Conclusão

Por causa do pecado, nossa condição natural já é de condenação (Jo 3.18). O trabalho do Diabo é apenas nos manter em uma condição em que já nos encontramos (Mc 16.16, Jo 3.19). O que ele precisa é nos manter no pecado (Jo 9.39-41) e esconder de nós o amor de Deus (1Jo 4.16) e a salvação que há em Jesus Cristo (At 4.12, Hb 2.14-15).

Mas aquilo que o Diabo procura ocultar, Deus, em sua infinita sabedoria, já nos revelou através da Bíblia (1Jo 5.11, Jo 14.6). Aquele que é absolutamente justo e perfeito em tudo o que faz (Sl 92.15), já julgou e condenou o Diabo (Rm 16.20), mas nos deu a possibilidade de reconciliação (Rm 5.10-11, Cl 1.21) através da fé em Jesus Cristo (At 26.18). Demonstrando todo seu amor e poder (Jo 3.16-17, 1Co 6.14), através da morte de Jesus em nosso lugar (Rm 5.8) e da Sua ressurreição dentre os mortos (Rm 10.9). Somente Ele pode nos livrar das garras do Diabo (2Ts 3.3, 1Jo 5.18) e nos conduzir para a Vida Eterna. (Rm 8.1-2,31-39)


1 Os nomes: Satanás ou Satã, Diabo, Belzebú e Demônio são os mais frequentes nas Escrituras, embora nestas outros são mencionados: “Abadom” (destruidor) em Ap 9.11, “grande dragão” e “antiga serpente” em Ap 12.9, “pai da mentira” em Jo 8.44, o “príncipe das potestades do ar” em Ef 2.2, “espírito imundo” em Mc 1.26 e em outros lugares, “homicída” em Jo 8.44.

2 Chamá-lo de Lúcifer após a sua rebelião e queda é inconsistente com o sentido desse nome e com o seu atual estado, além de carecer de qualquer fundamento bíblico.

3 A obrigação moral básica de um ser criado é lembrar que, independente do quão elevada seja sua posição, sua natureza sempre será a de um ser criado e, por isso, sujeito ao Criador.

4 O dragão é expulso do céu (Ap 12.9) e leva consigo um terço dos anjos (Ap 12.7,9). Em Apocalipse 12.4 (ver também Dn 8.10) diz-se que são “estrelas”. Trata-se, evidentemente, de uma referência à queda de Satanás (Is 14.12-15), quando ele e suas hostes revoltaram-se contra Deus. Todavia, a expulsão descrita em Apocalipse 12.7-10 ainda está para ocorrer. (Comentário Bíblico – Wiersbe)

5 À luz de Jó 38.4-7, conclui-se pelas duas grandes verdades: a terra foi criada depois dos anjos, e foi criada antes da revolta de Lúcifer.

6 Embora a Bíblia não traga maiores informações sobre o que exatamente seria essa imagem e semelhança, sem dúvida alguma, trata-se de algo muito especial.

7 A partir do momento em que se tem o conhecimento de quem é Deus, a decisão a favor ou contra Ele acontece uma única vez. Para os anjos a decisão já foi tomada, não existe mais qualquer possibilidade de novas rebeliões ou de arrependimento por parte dos anjos caídos.

PDF

Comentários

  • santiregis
    Responder

    Tire me uma duvida, e perdoe me a inconveniência, talvez possa não estar notoriamente, mas pelo que pude ver, e gostaria de saber se há ou não livre arbítrio no ser humano.

    • Filipe

      Com certeza há o livre arbítrio, Deus não criou robôs, Deus nos fez com capacidade de tomar as nossas decisões, existem as doutrinas calvinistas que acreditam na predestinação dos salvos e condenados, mas a luz das escrituras não concluímos dessa forma afinal, Lúcifer teve a opção em se rebelar

    • Fabio

      Somos criaturas “, obra da mão de Deus! E não marionetes! Assim como ele falou para Caim ,antes de Caim,matar Abel ( o teu desejo é contra ti, mais cumpre a ti dominá-lo) … assim como um filho, você ensina tudo o que é certo: que não deve roubar, matar, mentir etc… você da amor, da saúde, não deixa lhe faltar absolutamente nada! mais ele vai e te,desobedece : mata, rouba , mente e por esse motivo sofre dano e até morre! Foi vc quem errou ? Vc o ensinou e indiretamente deu a oportunidade dele escolher, apesar de vc ter dito a respeito de tudo o que poderia acontecer se ele não cumprisse os seus conselhos! Assim e Deus comigo e com você !

    • Bruno

      quem em cristo jesus se encontra, abandona o livre arbítrio, no momento em que voce que está em cristo jesus e sai dEle, voce volta a ter seu livre arbitrio, o que gera: voce quando vive Cristo, vive PARA Cristo, se ele disser NÃO e voce quiser SIM, certamente que está o contrariando, sendo assim, você saiu dEle, pois NÓS, A CRIAÇÃO, adaptemo-nos ao Pai até que o grande dia chegue e possamos transmutar à ELE, caso contrário, vivendo como quisermos e usando do livre arbítrio para justificar falhas que pediremos perdão mais a frente, nao estaremos nos preparando para o grande dia, e isso pode ser a condenação dos ”justos” que na verdade exigem aquilo que ja deviam ter aberto mão por estar nEle, mas se você está em cristo mas ainda quer o livre arbítrio da sua carne, certamente que você está em um Cristo criado, mas Cristo é Cria. pega a visão. PAZ!

  • Matheus
    Responder

    O texto acima afinar que Deus não criou o mal, mas sim, Ele criou.

    • bruno

      e o que você me diz para que eu acredite em você? pois até onde eu sei, deus criou todas as coisas, e em todas as coisas que Deus criou, ele viu que era bom, o que há, meu amigo, é que Deus é tudo, e por ser tudo ele não teme que roubem dele o que dEle ja é, entendeu? por isso aos anjos ele deu tudo, inclusive o livre arbítrio, o mesminho que temos, porém, Lucifer preferiu usar do seu livre arbítrio para tornar-se inimigo de Deus, e luta desde o princípio aonde fora lançado da glória para tomar o trono do El Shaday e também para roubar aqueles que são a imagem e semelhança do nosso CRIADOR, influência, manipula, e tenta construir exércitos para nas batalhas contra o Grande EU SOU de alguma forma, que ele possa destronar o Mestre. DEUS NÃO CRIOU O MAL, ELE CRIOU A PERFEIÇÃO, LOGO A PERFEIÇÃO TERIA CAPACIDADE DE FAZER ESCOLHAS, MAS FORA DE DEUS, NÃO HÁ PERFEIÇÃO, POR ISSO LÚCIFER AO SER BANIDO DOS CÉUS POR SUAS PRÓPRIAS ESCOLHAS TORNOU-SE O MAIS SUJO, HORRENDO E O PIOR DE TODOS OS SERES, AONDE ANTES HABITAVA NA LUZ, HOJE HABITA NAS TREVAS, E NO FINAL DAS PROFECIAS QUE HÃO DE SE CUMPRIR, SERÁ EXTERMINADO, POIS DEUS TEM O PODER PARA ISSO.

  • jamerson farias soares
    Responder

    kem sabe explicar a incarnaçao de jesus o porq deus matou com os bons mais de1000e hora de chorar pelos seus mortos i nao kebrar as portas do ceu i adorar2depoes do joll lenno i3defiçiente depoes da duraçao do joll lenno mahome foi veridico era defiçiente ficou bom depoes o7das aguas iu8 nao o joll lenno deus derrubou incanssavelmente e derrubar kem nao cuidou do joll lenno tem ki derrubar sem misericordia o demoninho pekeno ki dava extasi ao joll lenno botar nuanha prisao

  • Vieira
    Responder

    Se Deus é absolutamente bom de onde surgiria a natureza do Mal? Não há como! Logo, se surgiu o Mal é porque está na natureza de Deus, por mais que se tente dar autonomia ao aparecimento daquele! Nada poderia ser contrário à natureza benéfica de Deus, pois esta seria absoluta. Podemos, sim, pelas consequências, permanecer no Bem. Qual é a consequência da prática do Mal? O Mal! Basta observar o que vivemos hoje.

    • bruno

      amigo, se Deus nos deu o livre arbítrio, o que o faz pensar que ele não o daria aos seus anjos? ele não tem o que temer e não interessa qual de seus anjos rebelem-se contra ele, nenhum nem todos, são capazes de tomar o lugar que só a Ele pertence, ele só PERMITE, pq assim como você pensa diferente de ciclano, os anjos tem seu poder de expressão, lúcifer por ser o braço direito de Deus pensou em algum momento que conseguiria roubar seu lugar, o problema não é DEUS e sim LUCÍFER, foi ele quem questionou a soberania, foi ele que mesmo sendo o maior dos anjos quis ser mais, foi ele quem pensou que por um minuto poderia ser Deus achando que ser Deus seria aquela uva que era ser um anjo de luz, lúcifer tinha livre arbítrio, ele não foi um anjinho bonzinho que não sabia no q estava pensando, ele foi perverso e deixou o pecado entrar antes mesmo do pecado existir, por isso ganhou o titulo de PAI do pecado, PAI da mentira, PAI de tudo que há de ruim. ele não temeu a Deus, e as consequências das praticas do mal para nós que hoje somos irmãos em cristo, é a condenação, ou seja, não pratique o mal para não ser filho de lúcifer, pois nao ha nada que passe batido aos olhos de DEUS, ele é onipotente onisciente e onipresente. PAZ

  • Lourival Assunção
    Responder

    Que o amor de Deus Pai, e Seu Filho Jesus Cristo e as consolações do Seu Santo Espírito, esteja sempre com todos nós; e que a graça misericordiosa de Deus esteja sempre nos nossos corações, e nos corações de todos os povos e nações. E que Deus por sua misericórdia que nos alcançou, habite em todo o nosso ser, e nos livre de toda a iniquidade [Falta de comprometimento e respeito para com Deus, Senhor nosso] em o nome de Jesus Cristo, eu assim declaro. Amém!!!

  • Marcelo
    Responder

    Hola… tenho algumas dúvidas sobre este assunto… por exemplo o texto em que Jesus ser refere ao diabo:
    “Vós tendes por pai ao dia­bo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele … (João 8:44)”. Jesus é claro em dizer que desde o início o diabo sempre mentiu. Não seria que isso quer dizer que o diabo nasceu diabo?
    Outra coisa… “Quem comete o pecado é do diabo; por­ que o diabo peca desde o princípio” (I João 3:8).

    E o que vc tem a dizer sobre essa afirmação do próprio Deus dizendo que cria o mal?… “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, faço todas estas cousas”. (Isaías 45:7)
    Ou esta outra… “Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, que produz a ferramenta para a sua obra; também criei O ASSOLADOR, PARA DESTRUIR”. (Isaías 54:16)
    Me ajudem aí por favor … obrigado e Fiquem na Paz!!!

    • pf

      Sinto-me honrado em saber que Deus usa o programa para dar as respostas que você precisa meu irmão. Não tenha dúvidas de que o Senhor o tirará do deserto e o colocará sobre o “rio da água da vida” – o Espírito Santo – (Joao 7:37-39) a fim de você ser refrescado e encontrar alívio. Continue em sua busca por Jesus peça-Lhe forças para vencer o que o atrapalha de seguir adiante. Filipenses 2:13 diz que é Ele que efetua em você (e em mim) o querer e o fazer coisas boas. Portanto, basta pedir e o Senhor atuará lá no fundo da sua mente, refinando seus gostos e o auxiliando até obter a vitória que tanto almeja!

      Isaías 45:7, a princípio, parece contradizer 1 João 4:8, 16, Tiago 1:13, etc. Mas, quando entendemos o significado da palavra hebraica para “mal” empregada no texto, o aparente problema fica resolvido. Vou lhe ajudar:

      A palavra hebraica para designar mal no verso é ‘ra e significa: “mal moral”, “a natureza perversa” e também “males como inundações, terremotos, tempestades de granizo”. Nesse contexto, ao compararmos com Isaías 47:11, vemos o termo “mal” se refere à “desolação” e às “calamidades” que Deus permitiria vir sobre os babilônicos por não terem se arrependido dos pecados deles! Leiamos Isaías 47:11:

      “Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas.” (Grifo acrescentado)

      O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia comenta sobre Isaías 45:7:

      “Crio o mal – Deus é o autor da luz e da paz. Ele permite o mal para que os homens e os anjos possam testificar o resultado do afastamento dos eternos princípios da justiça. Na Escritura, Deus muitas vezes é representado como causando aquilo que ele não evita”em> (Grifos acrescentados).

      Aqui é exposto um princípio muito importante para análise do texto: o idiomatismo hebraico (forma de os hebreus se expressarem) apresenta Deus fazendo coisas que na verdade Ele não impede de acontecerem. Esse é o caso de 1 Samuel 16:14.

      Quando entendemos o termo no original e a forma como o hebreu se expressa (apresenta Deus a fazer algo, mas, que na verdade Ele não impediu), conseguimos entender tais questões difíceis. E, quando lemos o contexto geral das Escrituras, concluímos que Deus realmente não é o autor do mal moral, mas sim que Ele permite que calamidades e desolações sobrevenham a nações rebeldes (Isaías 45:7 e 47:11):

      “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.” Salmo 5:4.

  • Marcelo
    Responder

    Outra coisa: como Satanás pôde pecar sem ser tentado? Se alguém, por acaso, o tivesse tentado não teria sido Deus, porque Deus “não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta” (Tiago 1: 13).
    E se alguém mais o tentou, teria que ser um tentador independente de Deus, o primeiro Satanás.

    Enfim … obrigado outra vez 😁

  • sergio melo
    Responder

    1/3 do ceu cecicilia fátima e sérgio é um direito biblico de deus e portanto meu sergio ricardo gomes de melo

  • Bruno Campos
    Responder

    Olá!
    Aparentemente pela sua explicação, você deixa claro que Lúcifer se corrompeu. Sendo assim, ele não é o progenitor do mau. O mau seja ele um sentimento, ou um ente eterno e individual já existira antes de Lúcifer. Portanto, lhe pergunto: qual é a origem do mau? Será o mau um espírito eterno que existe indiferentemente da vontade de Deus? Ou será o mau parte de Deus (assim como o bom), e por isso foi possível a corrupção de Lúcifer, dado que, todas criaturas criadas por Deus deriva de sua própria existência?
    Obrigado.

    • Suzana Barbosa

      Fico me perguntando se essas questões vão nos levar ao convívio com Deus, de certo que não. Se cremos em Deus e no Seu filho Jesus Cristo, não nos interessa discussões à cerca do pq o maligno fez o que fez. Me resta saber que, ele terá seu fim, logo logo. Que os que esperam em Jesus, possa viver ao Seu lado no céu. Quem realmente crê em Cristo, não perde tempo fazendo perguntas e mais perguntas. Onde habita dúvida, não habita a confiança em Deus. Ou crê e confia, ou não crê e questiona. Tenho uma doença crônica que não tem cura para a ciência e, tão pouco me importa saber o pq. Sigo crendo. Quando nos colocamos nas mãos de Deus, independente do que bom ou ruim esteja nos acontecendo, pouco nos importa questionamentos. Graça e paz a todos.

  • Ana katrine
    Responder

    Aí Deus eu não vejo a hora de chegar o apocalipse e o senhor acabar com essa raça desgraça que se chama humanidade,O texto está bem explicado e eles não tem a capacidade de entender por isso que estão descendo no inferno de tobogã por que lhe falta conhecimento

    • Suzana Barbosa

      Deus é tão misericordioso que, mesmo nós não merecendo, tem pena da gente. Eu tbm não vejo a hora disso tudo acabar. Que Jesus volte logo. E que leve a maioria das almas Consigo. Pq do jeito que as coisas estão, poucos terão o prazer de Sua presença. Abraço, Ana Katrine.

  • Jose Maria
    Responder

    q bom Deus tão poderoso criou um rival maligno para disputa com ele kkkkkkkk

  • bruno
    Responder

    isso nada mais é que: jesus veio a terra APÓS a queda do maligno, ele ja estava consumado como maligno, e essas passagens serve para que seja feita o reconhecimento de que só o senhor é deus, ele não criou o mal, mas o mal se criou através da criação do Pai, mesmo o Pai tendo o PODER de criar o mal, na bíblia diz que TODAS AS COISAS CRIADAS POR DEUS, SÃO BOAS, LÚCIFER ERA BOM, MAS O LIVRE ARBÍTRIO DELE, DADO PELO PAI, FEZ COM QUE ELE, IMAGINASSE SER O PRÓPRIO PAI E DESEJASSE AQUILO, ISSO CAUSOU SUA QUEDA, OU SEJA, DE CERTA QUE SATANÁS FORA CRIADO PELO PAI POIS FOI ELE QUEM FEZ TOOODAS AS COISAS, E O QUE FAZEMOS NA TERRA SENÃO UMA PURIFICAÇÃO PARA O GRANDE DIA DO ARREBATAMENTO? SUJEITAMO-NOS A PALAVRA DE CRISTO, NOS CRUCIFICAMOS COM ELE, E ASSIM SEREMOS MERECEDORES DA GLÓRIA, FÁCIL NÃO? NÃO! SATANÁS DE CERTA FORMA É ESSENCIAL PARA QUE PELO VALE PASSEMOS E DANDO GLÓRIA CHEGUEMOS Á PLENA COMUNHÃO COM CRISTO. SATANÁS NÃO ESTAVA NOS PLANOS DO SENHOR, MAS ESTÁ NOS PLANOS DO SATANÁS ROUBAR AQUELES QUE SÃO DO SENHOR::: NÓS. NOS PLANOS DE DEUS ERA LÚCIFER UM ANJO DE LUZ DOS MAIS BELOS, MAS ELE QUIS MAIS, QUE NÃO ERA PARA ELE, ENTÃO HOJE ELE TENTA ROUBAR O QUE É DE IMAGEM E SEMELHANÇA DO SENHOR, POR PURO ÓDIO, ELE NOS ODEIA POR QUE DEUS NOS AMA, MAS Á ELE DEUS SIMPLES O DAR O DESPREZO ETERNO, POIS ELE EXPERIMENTOU DE DEUS O MELHOR, E AINDA ASSIM SE SENTIU INSATISFEITO EM ALGUM MOMENTO, QUE FOI O MOMENTO DE SUA CONDENAÇÃO. SE ELE NÃO TIVESSE SIDO ESSE OTÁRIO QUE FOI, QUEM SABE HOJE NÃO ESTARÍAMOS NO PARAÍSO COM TODOS QUE AMAMOS. É COMO SE FOSSEMOS OS ANJOS QUE RESTARAM NO CÉU, SENDO TRATADOS EM TERRA, PARA SABERMOS QUE LADO ESCOLHEREMOS, MAS, SABEMOS QUEM É O DEUS DOS EXÉRCITOS, COMO NUMA VINGANÇA BARATA, ONDE SEU PRIMEIRO PLANO FOI: LEVAR 1/3 DOS ANJOS : SEGUNDO PLANO FOI: ENTRAR COM PECADO ATRAVÉS DE EVA E ADÃO: TERCEIRO PLANO: DEUS NOS GARANTE QUE ELE SERA DERROTADO E OS QUE ELE ESCOLHER CONDENADOS COM ELE ESTARÃO.
    espero ter ajudado, a paz

    • Charlestonm

      Bruno gostei das suas respostas, me responde uma coisa se souber. O diabo pode ser visto quando ele quer ou apenas se Deus permitir e revelar ?

  • Marquinhos Müller
    Responder

    Na minha opinião o diabo não existe. É uma figura criada pelo homem para justificar seus atos desastrosos. A pessoa erra e sabe que errou, então ele arruma uma desculpa que estava sendo testado pelo diabo. Mas ela tem conciencia que está errando e continua a errar. E a sociedade num todo culpa o diabo.

  • Marquinhos Müller
    Responder

    Na verdade o ser humano está usando e abusando de seu livre arbitrio. Só que ele perdeu o controle da siatuação. então ele culpa o diabo. No momento em que as pessoas se voltarem pa Deus a figura do diabo desaparece da sua vida.

  • Daniel
    Responder

    Quando uma pessoa pensa em fazer uma besteira diabo age através dos pensamentos?

  • marcelo
    Responder

    Boa tarde amados, a paz do Senhor Jesus a todos do site muito bom esse trabalho.De esclarecer a palavra de Deus .

  • Charlestonm
    Responder

    Gostei muito dos comentários e respostas do Bruno, me responda se souber. O Diabo ou os demônios poder ser vistos se quiserem ou apenas se Deus permitir e revelar?

  • Ana Paula Mura Queiroz
    Responder

    Estou com uma dúvida em relação a semelhana dos homens com Deus.
    Em Gêneses 1:26 ele cita que o homem é feito a sua imagem e semelhança isso foi bo, porém logo após pecarem em Gênesis3:22 ele cita novamente a semelhança dos homens com Deus ,porém, como algo mal.
    O homem já não era semelhante a Deus?
    Existe diferença de significados semelhanças tendo em vista a dicotomia bom/mau dos dois episódios?

  • Nice
    Responder

    Excelente seu artigo! Muito explicativo no que se refere as citações biblicas! Gostei pois apresenta um resumo dos livros, capitulos e versiculos onde o satanas aparece como criatura real na biblia!

  • Jc
    Responder

    Pra mim Deus e satanás brincam de jogo de tabuleiro tipo “war” e nós somos os pinos e vence quem dominar mas territórios.

  • Ronaldo Eduardo
    Responder

    Estava com dúvida a respeito da existência do mal antes da criação humana. E este artigo me esclareceu bem. Muito Bom. Parabéns pelo artigo.

  • Paulo
    Responder

    Ai me explica uma coisa, como vou saber se estou fazendo uma coisa pq o diabo está me enganando ou pq eu estou realmente querendo fazer essa “coisa” e se eu estiver escrevendo isso achando que sou eu que estou querendo escrever isso mas é o diabo me influenciando a escrever tudo isso?

    • Paulo

      Obrigado esse texto me serviu para ficar paranóico

    • Vai na Bíblia

      Respondemos sua pergunta na LIVE 28

  • waldemir arruda palhano
    Responder

    vamos ver como fica nesta mensagem,adão e eva pecaram,por isso foram destituido da eternidade e lançados na terra,houve o afastamento de Deus com seus filhos,não,pois o criador continuou acompanhando eles.ver gen.antes de adão Deus criou homem e mulher na mesma imagem e semelhança,assim Deus os criou,depois que ele põe a mão divina na massa e faz adão e sopra em suas narinas o sopro de vida e ele se torna alma vivente,porem na decretação da sentença,quem estava la,Deus,adão,eva e a serpente,tinha algum diabo la,não.e Deus esteve presente em todas as eras da história,no diluvio,sodoma,babilonia,tiro,ai começa a saga histórica dos judeus,abraão,isaac,jacó,jose,moises,josue,davi,salomão,até chegar a Jesus,em que os profetas profetizavam em não sabiam ou entendiam o que viria atraves de Jesus,fatos acontecidos 400,500.800 anos profetizados antes de Jesus,Deus levantou reis e ao mesmo tempo pela soberba destes reis os destruiu,então amados tudo se revela no beneplacido do criador segundo sua vontade,pois tudo foi feito por ele e para ele.Jesus nasceu nas trevas que era a terra,quem comandava aqui era o satanas,pois esta escrito a terra jaz no maligno,e históricamente vemos do nascimento do conciliador ,o segundo adão até sua morte a ação de satanas para não destrona-lo desta terra,ja que perdi la em cima ,me contento com o reinado terrestre,e Jesus o venceu ja no monte,no jejum dos 40 dias,pois a lei de condenação embora boa,não melhorou nada os homens e sim os tornaram piores,pois antes não tinha lei que os condenace,e mesmo depois de saber da lei e ordenaças dada por Deus continuavam a pecar ainda mais,então foi uma lei de escravidão,de condenação,ai vem Jesus e crava tudo no calvario,deixando para tras a velha aliança e inaugurando uma nova no seu evangelho pelas cartas de Paulo,la na cruz quem estava la,Jesus e dois bandidos,um se arrepende e é salvo,o outro cometeu o escarnio e foi para condenação,ali estavam as duas sementes,e o salvo não desceu da cruz e foi la no lago para se batizar,pois estava ali ja sendo batizado pelo Espirito Santo e subiu com Jesus em seus corpos glorificados,e mais satanas que tomava corpos de homens,cometeu o suicidio no corpo de jUDAS,e seus demoninhos foram todos para casa do carvalho,hoje o que se prega nas chamadas igrejas,alias a igreja somos nós,no corpo de Cristo onde ele é a cabeça,é bem facil o sistema religioso,judaizantes ficarem colocando nas mentes das pessoas a figura de satanas,quem afrontou Deus foi ele e não eu,se eu sigo meu caminho partindo sempre para o lado do bem,pois o Espirito Santo ja habita em mim,tem como o sistema pregar ora esta em mim o Espirito Santo,ora se afasta,ai eu vou em uma denominação e grito aleluia,e glorias, ele volta,onde ja foi infestado com espirito imundo,e ainda dizem que sai um e volta 7 junto,sera que tem alguem la no paraiso com um lapis e uma borracha ,hoje voce esta salvo ,amanhã ja levanta condenado,como posso eu lutar com alguem tão poderoso como dizem,eu sendo carnal e lutar com algo invisivel,como poderia eu me defender,a resposta é simples,ja fui predestinado desde antes da fundação do mundo ,meu nome ja esta escrito no livro da vida,pois foi dado gratuitamente pelo sacrificio do meu salvador Jesus Cristo,que fez a obra completa foi o nazareno,quem me salvou foi o ressuscitado,hoje eu pertenço a ele,Jesus na carne meu irmão,ressuscitado meu salvador ,meu pai,se eu perco tempo querer saber do diabo,é porque não tenho tempo para Deus.é a mesma coisa que ler a velha aliança se ja conheço Deus,que tenho eu a ver com o velho pacto,eu por acaso sou judeu,porque participar de ceia,de batismo, de jejum ,de campanha de paga preço,sendo que Cristo ja pagou a fatura,a minha divida la na cruz,e la ja fui batizado com o Espirito Santo que habita em hoje,JUDAIZANTES DA GRAÇA.Jesus diz,um novo mandamento vou dou,amai uns aos outros assim como eu vos amei,ai esta toda lei,pois somente ele cumpriu,nem profetas,nem sacerdotes,nem ninguem,ele veio cumprir a lei as ordenanças,as cerimonias judaicas,tudo isso foi feito para judeus,eu sou gentio,tenho alguma coisa a ver com judeu,sera porque Deus enviou um apostolo depois da cruz,se podia ter levantado um dos doze apostolos para pregar o evangelho de Cristo,porque eles ainda estavam na lei,e hoje como esta escrito,quando se lê moises na sinagogas e nos templos ainda permanece o véu,que ja foi tirado por Jesus,se rasgou de cima a baixo,tornando gentios e judeus salvos pele fé .por crer,não segundo as obras e nem segundo a lei,mas sim pela graça,e fé é um dom de Deus,e para eu crer eu tenho que ter esta fé que ele ja colocou em mim,ao homem não imputrei mais suas transgressões e nem os julgarei pela lei,e nem pelas obras para que não se gloria,pois só Jesus é digno de toda honra e toda gloria,eu não vim para todos e sim para aqueles que o pai me deu,existem os selados testemunhas do final dos tempos, e os predestinados que ja estão escondidos em Cristo,isso inclui os que hão de nascer,tudo que Deus tinha que fazer ja fez,esta consumado uma era na cruz,inaugurada nova era em Cristo,e no mundo esta as duas sementes ,o joio,e o trigo,ovelhas de Cristo,e bodes da carnalidade,quem briga e se opõe as coisas de Deus 24 hs por dia,a carne,tem como o espirito e o satanas habitar o mesmo corpo,o mal carnal que é o opositor,pois foi na carne que que foi lançado o pecado,espiritualment salvos,sempre salvos ja foi consumado,Deus esta no seu descanso sabatico,pois aqui ja terminou sua obra até o final dos tempos,vemos coisas tão devassas hoje,como homicidio,estupro,inveja,desavença,infanticidio,ganancia,sede de poder,o homem optando por resolver por ele mesmo,coisas que são espirituais,onde entra a benevolencia e o amor divino para com filhos,só os poucos que até com boa vontade tentam explicar querendo ser a conciencia de cristo,e pior judaizando pobres ovelhas com coisas de judeu,eu preciso de um lider para ensinar o evangelho da graça e não coisas velhas que ja passaram, o renovo,a nova criatura,estar mais proximo a comunhão com o pai,ler o velho testamento é contar história as ovelhas,se a velha aliança não salvava ninguem por causa da lei,mais veio alguem maior que toda lei e os profetas ,um sacerdote eterno.não aboliu,ele cumpriu como um judeu,e fez nova aliança,e esta e nós cristãos que seguimos ela,não matamos,não roubamos etc.mais todos que cobiçam algo cai nos dez mandamentos e é culpado de todos,então alguem se salva neste mundo,e se quer seguir qualquer ordenamento judaico,ou cerimonia,ou seja qualquer coisa da velha aliança,então tera que cumprir os 613,senão irmãos lago do fogo.e a nova aliança começa em romanos e termina em hebreus,quem andou com Jesus,mateus e joão,lucas e marcos formam livros histótricos e mateus tambem e joão que traz a revelação do apocalipse,e atos dos apostolos o proprio nome ja diz tudo,o templo foi abaixo em 70 depois de Cristo,quem traz a nova aliança aos gentios e tambem aos Judeus,Paulo.agora me digam meus irmãos voces acham que um satanas ainda esta aqui enchendo o saco de nós,põe a culpa do diabo as coisas ruins que fazemos,por exemplo eu matei porque estava possuido,então vamos condenar o diabo,a obra feita,o fato sim foi uma obra de um humano que se bandiou pelo lado do mal,pois se tivesse o espirito de Deus nele não faria tal atrocidade,todos os atos que cometemos que não agrada a Deus é inclinação para destruição de si mesmo,imagine se o capiroto estivesse aqui influenciando o mundo ja tinha acabado em um guerra nuclear,ou com um contagio de doenças incuraveis,estranho que pessoas que se dizem crentes e dão tanta enfaze ao opositor,diabo significa separado,satanas opositor,quando pedro falou a Jesus se opondo a crucificação Jesus disse a ele afsta de mim satanas ,sera que pedro tava ali virando o zóinho ,com as mãos para tras e babando,então meus irmãos tudo que fazemos que não agrada o pai ai esta o satanas,diabo ,capiroto seja la o que for,eu penso todos os dias da minha vida no pai e no filho e no espirito que habita em mim,não tenho tempo para pensar,em outra coisa que não seja o pai,pois estou preocupado onde eu irei passar a eternidade,mas no lago de fogo tenho certeza que não,pois eu creio que alguem ja me salvou,alguem ja morreu por mim,dos meus pecados não serão lembrados pois ficara aqui no pó de onde eu vim,e meu espirito ja foi apresentado ao pai livre de pecados,livres de condenação espiritual.pois o que eu plantar de ruim aqui nacarne,nela mesmo vou receber.que a paz de nosso senhor Jesus Cristo os conserve em entendimento e dicernimento,e afaste-se de teologo,dr em leis,mestre,profetões dando profetadas,e Deus manda dizer,ele falou,ele disse,manda dizer que isso que aquilo,tornaram o pai garoto de recados,não seria mais facil pelo wats,email,Deus nos revela e fala pela sua palavra,e se alguem em especial, é direcionado a pessoa,não jogando no ar,e se eu quero falar com Deus vou na intimidade e converso com ele ,afinal tenho Espirito dele dentro de mim,se eu tiver que pedir a pastor para orar,fazer campanha,dar o dizimo,fazer jejum,e bla bla,é a mesma coisa que ir confessar com o padre e pedir perdão dos meus pecados,pastores e outros estão ai para obra de Deus,ensinar esclarecer,e como faz isso se nem eles mesmo entendem,é facil vir aqui e vomitar um monte de asneiras,heresias,dificil falar com sabedoria que vem do pai,e escrever em espirito,e não no achismo pela letra morta,mas sim pelo espirito vivo,pois ele vivifica em nós,e nos da o entendimento necessario para o entendimento de suas palavras em epocas,eras,e para quem e porque,no velho para levantar um povo ou para destruir,na graça para manter suas ovelhas no aprisco celeste com o amor,misericordia pai,assim é assim diz o senhor.amém.