Trindade Divina

Mesmo não existindo a palavra trindade na Bíblia, este é um conceito muito usado pelos cristãos, mas a grande maioria tem apenas um conhecimento superficial a respeito dessa doutrina, são poucos os que procuram um entendimento mais profundo e seguro, e este é o propósito deste estudo.


Inscreva-se em nossos canais

699.000 inscritos no Vai na Bíblia.
23.300 inscritos na VnBteo.


trindade

Leia ou [clique para assistir]

Onisciência, onipotência e onipresença

O fato de não existir a palavra trindade na Bíblia não chega a ser um problema, porque na verdade trata-se de um termo utilizado para explicar um aspecto da natureza de Deus, assim como também não encontraremos as palavras onisciência, onipresença e onipotência. O que encontramos são informações que dão base para estes atributos.

Não é algo de fácil compreensão

Não adianta pensar que seja fácil compreender a Doutrina da Trindade, porque não é. O nosso entendimento humano sempre vai ser limitado para compreender toda a natureza de Deus (Rm 11.33). Mas não é por esta razão que devemos ser ignorantes em relação a este assunto (Os 4.6), muito pelo contrário, a Bíblia traz diversas informações que nos ajudam a compreender melhor essa doutrina.

A Trindade

A Bíblia ensina que Jesus Cristo é Deus e que o Espírito Santo também é Deus. Mas como conceber isso na nossa mente? Se Jesus é Deus, o Espírito Santo é Deus e Deus é Deus, então são 3 deuses?

Não! É exatamente isso que a doutrina da Trindade procura demonstrar: a unidade de Deus! E nessa unidade, existem três pessoas eternas, que são iguais no ser, em sua essência, mas são distintas em sua personalidade.

Três coisas nós temos que ter em mente:

a) Quanto ao seu ser ou a sua essência, Deus é um;
b) Quanto à sua personalidade, Deus é três;
c) Não podemos dividir a essência de Deus, nem confundir as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Distinção das pessoas

A distinção entre as pessoas da trindade é algo muito claro, cada uma delas possui características próprias (Jo 14.16-17) e, muitas vezes, exerce atividades distintas.

Por exemplo: Foi o Pai que enviou o Filho (Jo 8.18), foi o Filho que morreu na cruz (Fp 2.8), e é o Espírito Santo quem habita em nós (Rm 8.11). Não é Deus que aparece as vezes como Pai, as vezes como Filho e as vezes como Espírito Santo, como se fosse um ator trocando de personagem. Na verdade isso é conhecido como modalismo ou unicismo, e não é bíblico.

Unidade

Apesar da distinção entre as pessoas, existe uma perfeita concordância, nenhuma das pessoas age independente das outras e, onde um está, o outro também está, pois quanto a sua essência, Deus é um. As três pessoas são iguais no ser, no poder e na glória. Cada um sendo chamado de Deus (Jo 6.27, Hb 1.8, At 5.3-4), cada um possuindo atributos divinos (Tg 1.17, Hb 13.8, Hb 9.14), cada um praticando obras divinas (At 3.15, Jo 5.21, Rm 8.11) e cada um recebendo honras divinas (2Co 1.3, Jo 5.23, Mt 12.31).

AT vs NT

O que muitas pessoas questionam é que no Novo Testamento a trindade fica muito evidente, principalmente com a declaração da divindade de Jesus e da divindade do Espírito Santo, mas e no Antigo Testamento, já que nossa base tem que ser toda a Bíblia?

Há um só Deus

Algo que a Bíblia deixa muito claro é que há um só Deus! Nós encontramos essa afirmação, tanto no Antigo Testamento (Dt 6.4) quanto no Novo Testamento (Mc 12.29-30, Rm 3.30).


Inscreva-se em nossos canais

699.000 inscritos no Vai na Bíblia.
23.300 inscritos na VnBteo.


Revelação progressiva

Nós temos que lembrar que a Bíblia é uma revelação progressiva (Ef 3.3-5) E talvez uma exposição mais explícita da Trindade no Antigo Testamento poderia causar algum tipo de confusão, principalmente por causa da grande tendência politeísta da época. Mas quando nós lemos o Antigo Testamento à luz do Novo Testamento, nós podemos perceber claramente essa natureza triúna de Deus. Seja por passagens em que Deus se refere a si mesmo no plural (Gn 1.26, Is 6.8, Gn 11.6-7), ou pelo uso palavras com sentido composto.

A Trindade em Gênesis 1.1

Um exemplo de palavra utilizada no sentido composto está no primeiro versículo da Bíblia que diz: “No princípio criou Deus o céu e a terra” (Gn 1.1), a palavra utilizada aqui para Deus, é Elohim. E Elohim é um termo plural, é diferente de El. El é o termo singular.

Gênesis 1.1 (hebraico transliterado)
Bereshit bara Elohim et hashamayim ve’et ha’aretz.

A Trindade no Shema Hebreu

Já na principal passagem utilizada para afirmar o monoteísmo bíblico, Dt 6.4 diz: “Ouça ó Israel, o Senhor teu Deus é o único Deus”. A palavra “único”, no original, é Echad. Echad é uma unidade composta, é a mesma palavra utilizada pra dizer que o homem e a mulher se tornarão uma só carne (duas pessoas – uma só carne), isso é uma unidade composta. É diferente de Yachid. Yachid é uma unidade absoluta, utilizada para “único filho” por exemplo (Gn 2.24).

Deuteronômio 6.4 (hebraico transliterado)
Shema Yisrael Adonay Eloheynu Adonay Echad.

Gênesis 2.24 (NVI)
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.

Gênesis 2.24 (hebraico transliterado)
Al ken yaazav ysh et avyv veet imo vedavaq beisheto vehayu echad levasar.

Gênesis 22.2 (NVI)
Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único (Yachid) filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.

A Trindade na criação do homem

E uma das passagens em que em que Deus se refere a si mesmo no plural, é na criação do homem: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).

Aqui nos vemos claramente (1) que a criação foi planejada; (2) que havia alguém ao lado de Deus; (3) que esse alguém vivia em harmonia com Deus, porque ele não diz “faça” (como se fosse uma ordem) e nem “faremos” (como se fosse algo que ele já tinha decidido); (4) alguém igual a Deus, porque ele diz: conforme à nossa imagem.

A Trindade em Isaías 48.16

E nós também podemos observar a natureza triúna de Deus em Isaías 48.16, onde Deus declara: “Eu [Jesus] estava ali, e o Senhor Deus [Deus Pai] me enviou a mim, e a seu Espírito [Espírito Santo]”.

Analogias

Se mesmo assim continua sendo algo difícil entender como que 3 pode ser 1, talvez algumas analogias possam ajudar. Lembrando que analogia são pontos semelhantes entre coisas diferentes, mas podem nos ajudar a compreender um pouco melhor a trindade.

Como por exemplo o SOL, o Sol é um só, mas ele é composto de fogo, luz e calor. Você não consegue olhar diretamente para o Sol, mas vê o que ele ilumina e você sente o calor do Sol.

Já o TEMPO, que pode ser passado, presente ou futuro. E as vezes é difícil saber o que é passado, o que é presente e o que é futuro. Por exemplo: eu estamos falando aqui é presente? Ou é passado porque já falamos? Ou é futuro pra quem ainda não leu o texto?

Outra analogia interessante vem da matemática, onde 1 + 1 + 1 = 3, porém, 1 x 1 x 1 = 1.

Aspecto prático da Trindade

E algo que a não podemos deixar de levar em conta é o aspecto prático da Trindade. Por exemplo: o amor depende de relacionamento (1Jo 4.16). Se Deus não tivesse amado alguém antes da criação, ele só saberia o que é amar após ter criado alguma coisa, desta forma, ele teria aprendido algo e não seria perfeitamente imutável (Mq 3.6).

Quem Deus poderia ter amado antes da criação se nada existia a não ser ele próprio? Ou com quem que Deus poderia ter se relacionado antes da criação se não havia ninguém com quem ele pudesse se relacionar?

A Trindade como um mistério

A trindade ou triunidade de Deus é um grande mistério, algo totalmente além da possibilidade de uma explicação completa. Como por exemplo o primeiro versículo de João, que diz que Jesus estava com Deus e era Deus (Jo 1.1), como alguém pode estar com alguém e ser alguém ao mesmo tempo?

Vivendo a Trindade

Mas mesmo com esse desafio intelectual, o verdadeiro cristão vive a Trindade, ele conhece o amor e a justiça do Pai, ele tem Jesus Cristo como seu Senhor, salvador, melhor amigo e ele experimenta a comunhão e a consolação do Espírito Santo (2Co 13.14).

“Portanto ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Mt 28.20 (ACF)


Inscreva-se em nossos canais

699.000 inscritos no Vai na Bíblia.
23.300 inscritos na VnBteo.


PDF

Comentários

  • CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Ana Carolina
    Responder

    Ola! Gostei muito dos vídeos. Vc baseia essas afirmações segundo a religião católica?

    • Vai na Bíblia

      Olá Ana Carolina!

      Nossa base é a Bíblia, somente.

      Um abraço,
      Esdras

  • Nília
    Responder

    A paz!
    Tenho apreciado e compartilhado seus vídeos com amigos e familiares…
    E como é importante a criação desses vídeos e compartilhar da Palavra de formar singela, clara e acessível a qualquer pessoa para a Expansão do Reino de Deus…
    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará…
    Um dos que meu pai achou mais interessante foi sobre o Espírito Santo, não é tão fácil explicar o que Ele representa, e Deus te deu uma inspiração simples para explanar isto as pessoas…
    Deus o abençoe e continue lhe proporcionando sabedoria, mantendo a humildade de reconhecer que Tudo é por Ele e para Ele…

    • Vai na Bíblia

      Glória a Deus Nília! Que bom que tem compartilhado nosso conteúdo com seus amigos e familiares! Parabéns por pregar o evangelho! 🙂
      Valeu pelo comentário!

  • Nília
    Responder

    ???

  • Victor
    Responder

    Curti no Facebook mim escrevi no canal e agora estou no site já estou aprendendo muito…agora vou sabe mim expressa melhor quando for questionado sobre esse assuntos…q Deus continua abençoado sua vida e de sua família

    • Franciele

      Estou amando os estudos, como é edificante ler e poder compartilhar esses palavras.
      Que Deus abençoe grandemente sua vida.
      Louvado seja o nome do Senhor!

  • Amanda
    Responder

    Uma dúvida. Antes de Jesus retornar ao céu, ele disse que deixaria o Espírito Santo pois este poderia estar com todos, porém se Jesus ficasse não poderia ficar com todos ao mesmo tempo. Mas se O Pai, Filho e Espírito Santo são Onipresentes Jesus não poderia estar com todos ao mesmo tempo? E hoje em dia ele vive entre todos nós?

    • Vai na Bíblia

      Oi Amanda, tudo bem?

      É preciso compreender a dupla natureza de Cristo, quando Ele esteve na terra não fez uso de seus atributos divinos, porém, jamais deixou de ser Deus. Após sua ressurreição ele passou novamente a fazer uso pleno de sua divindade, incluindo a onipresença. Por esta razão Ele disse que estaria conosco até a consumação dos séculos e também habitando em nós (leia João 14).
      Um abraço!

  • kadu
    Responder

    Amanda, se me permitir, eu acredito que Jesus poderia sim ficar com todos ao mesmo tempo, mas a questão é que quando ele se tornou semelhante aos homens, para nos salvar Ele escolheu limitar-se em sua onipresença.

    Filipenses 2:7 diz: ”Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homes; e, reconhecido em figura humana”. Ou seja, Jesus se esvaziou da sua glória, tomando forma humana, tornando-se semelhante aos homens para estar no meio deles. Jesus tem os atributos de Deus, pois ele é Deus, mas Ele se despiu para tornar-se homem e estar no nosso meio.
    Isso não o faz perder seus atributos divinos, ele continua sendo Deus e tendo a sua Onipresença, mas em forma humano ele se limitou a não tê-la… mas mesmo assim ele era 100% Deus como 100% homem…

    Perceba que em Sua divindade o Salvador continuou sendo Onipresente e que apenas limitou-Se (por um tempo) e foi representado em todos os lugares pela Onipresença do Espírito Santo

    Esse é um tema muito complicado mesmo, talvez o nosso amigo do Vai na bíblia consiga te responder de uma forma muito mais clara.

    • Amanda

      Obrigada, Kadu! Ficou mais claro pra mim, porém ainda tenho dúvidas. Mas obrigada por e esforçar pra me explicar!

  • Junior
    Responder

    Conteúdo ótimo! 🙂

    Sinto que tenho que ter base sobre o que eu acredito e esses videos e PDF’s estão me ajudando bastante nos meus estudos. Vlw Esdras!

  • Vanderley
    Responder

    Olá ,eu não consigo achar o estudo em PDF , Jesus é Deus?

    • Vai na Bíblia

      Olá Vanderley, ainda não temos este PDF, vamos disponibilizar em breve.

  • Vanderley
    Responder

    Assistir no YouTube e gostei muito
    Jesus é Deus?

  • Alan
    Responder

    Cadê o video que fala que JESUS é DEUS BLZ

    • Vai na Bíblia

      vnbc.me/jesus-deus ainda não colocamos o texto aqui.

  • herrmany
    Responder

    Muito bem explicado esse tema, parabéns ao nosso irmão pela sabia explicação!

  • joão de lima .
    Responder

    adorei oque li , está ótimo parabéns .

  • Nataly
    Responder

    Boa noite! Gosto bastante dos seus vídeos! Fiquei com dúvidas e na verdade meio confusa em relação ao vídeo que fala que Jesus é Deus, não consigo compreender como Jesus pode ser o Deus que criou todas as coisas, se em Mateus 4: 10 o Diabo pede que Jesus adore a ele, mas Jesus diz que apenas Deus pode ser adorado. Como Satanás pediria a Deus que adorasse a ele, sabendo que ele é muito mais poderoso e que ele mesmo foi criado por Deus? Não faz sentido na minha cabeça alguém pedir adoração a outro ser sabendo que este é muito mais poderoso que ele. Quando o Diabo se rebelou contra Deus, desejou que tudo que foi criado por Deus, ou seja toda a adoração que era de Deus, fosse para ele. Então entendo por este texto que Jesus também foi criado por Deus.

    • Anderson Igor

      A segunda maior missão de Jesus foi dar exemplo ! Quando Jesus permitiu que o diabo o tentasse, era pra dar o exemplo que ele foi tentado tbm e resistiu! Jesus é Deus, e não foi criado , pois na criação o verbo estava com Deus, e ele msm era Deus, e o próprio verbo, se fez carne, parece confuso, pois a grande dificuldade de entender a natureza de Deus, é que as pessoas insistem em se prender a lógica humana, por exemplo, já ouvi perguntarem , como poderia Jesus ser Deus e o Espírito Santo ser Deus tbm, se no batismo os 3 aparecem ao msm tempo, ora, será que Deus não poder estar na terra como homem pra dar exemplo, estar no céu pra demonstrar q se agrada do exemplo que está sendo dado, e estar presente tbm na forma de pombo sobrevoando o batismo? Deus pode orar pra se msm, pra dar exemplo, ele é Deus, Jesus fez tudo q fez ,pra demonstrar como um homem deve agir pra agradar a ele msm, é como um patrão q pega a ferramenta pra mostrar como o serviço deve ser feito!

  • wandir Ribeiro de paula
    Responder

    wandir Nao precisa a Biblia prova claramente Tres sao testificam no seu Pai filho e Espirito santo e Deus e um so tres Dividades jesus e Deus Pai e Deus E Espirito Santo E Deus essa santa palavra aquele nao aceita tem salvaçao aquele nao aceitar jesus nao tem Salvaçao jesus e verdadeiro Deus e Vida Eterna

  • wandir Ribeiro de paula
    Responder

    wandir Aceitar jesus e maior passo homem tem dar na vida aquele nao aceitar jesus nao tem salvaçao pode gemer pode queimar corpo pode dar tudo nao tem salvaçao obra so jesus mateus 11 \27 filho o quiser Revelar

  • Jose Carlos
    Responder

    Interessante, os modos e as manifestações da divindade não é bíblico? Criador, redentor e consolador e etc. Mas será que as teorias e heresias trinitárianistas de Atasiano e outros supostos aventureiros teólogos são bíblica? Vamos comparar?

  • Anderson Igor
    Responder

    Quer dizer que vc acha q Deus não é ator pra trocar de personagem, quando na verdade ele está apenas mudando a forma de agir conosco e a forma como se apresenta para nós, mas acha que Deus tem transtorno de múltiplas personalidades… irmão, isso é heresia, Deus é um só ,uma pessoa só, um ser só, um espírito só, apenas se apresentou para a humanidade de três formas de agir diferentes, leia o último capítulo de Apocalipse, e verá Jesus dizendo que ele é o alfa e o ômega, tal como o Pai, ou seja ,é a msm pessoa, que tem os msm poderes, a única coisa que diferencia, é que Jesus é Deus quando veio na terra no corpo humano, e o Espírito Santo é uma ligação mais íntima com Deus, de forma q ele se faz presente em nosso meio através do seu espírito, é o próprio Deus ,habitando entre nós e falando aos nossos corações, nos guiando de perto, é um só, uma única pessoa, um único ser, uma única mente, um único sentimento, existem textos onde esse entendimento se torna confuso ,mas tudo tem explicação ,uma forma de entender da forma correta é pedir Deus mostre, que ele nos faça entender para que nós não pequenos contra ele, falando heresias, e espalhando o falso entendimento!

  • Marcos Maia
    Responder

    se Deus nos fez a sua imagem e semelhança, porque então somos únicos, e não três em um?