Fé Bíblica – Como podemos desenvolver nossa fé?

Será que fé é acreditar em algo sem ter provas de que aquilo realmente existe? A Bíblia ensina algo muito diferente sobre Fé.


Inscreva-se em nossos canais

642.122 inscritos no Vai na Bíblia.
22.843 inscritos na VnBteo.


perdão

Leia ou [clique para assistir]

É possível provar a existência de Deus?

Para responder essa pergunta, precisamos falar sobre fé! Afinal, é possível provar a existência de Deus ou não?

De fato, provar a existência de Deus para uma outra pessoa é impossível, por mais que você tenha bons argumentos, você não consegue provar a existência de Deus pra ninguém.

Argumentos usados para tentar provar a existência de Deus

Muitas pessoas podem ver um acidente em que uma criança sai ilesa, como uma prova da existência de Deus. Mas e as pessoas que morreram? Ou então, e se essa criança também tivesse morrido, significaria que Deus não existe?

Percebeu como é falho esse tipo de argumento? Talvez você possa olhar a natureza, a perfeição das coisas criadas no mundo (Rm 1.20) e dizer que isso é uma prova da existência de Deus. De fato é uma enorme evidência, mas não prova a existência de Deus.

Você pode passar horas e horas discutindo com um ateu que você não vai conseguir provar pra ele que Deus existe e muito menos ele provar para você que Deus não existe.

A fé natural

Então como isso funciona? Pra crer em Deus eu tenho que aceitar algo que não pode ser provado? Isso é fé?

E se você procurar no dicionário, é essa a definição que a gente vai encontrar pra fé: crer em algo que sem ter provas de que aquilo realmente existe. Mas não é isso que a Bíblia ensina sobre fé.

Podemos chamar essa Fé que encontramos no dicionário de fé natural, ela é baseada em lógica, experiência e leis naturais. Você crê porque faz sentido, ou porque você já teve uma experiência ou porque é uma lei natural.

Quando você vai ao mercado, por exemplo, e compra uma lata de sardinha, você crê que quando você chegar na sua casa e abrir aquela lata o que você vai encontrar são sardinhas. Mesmo que não seja possível comprovar isso enquanto você está no supermercado. Mas talvez pela sua experiência, pela lógica, e principalmente por estar escrito “sardinhas” você crê que o que tem ali são sardinhas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relativismo da fé natural

Pelo fato de um dos fundamentos dessa fé ser a experiência, ela se torna uma fé relativa, porque a minha experiência pode ser diferente da sua e, as vezes, o que faz sentido pra mim, pode não fazer sentido pra você. Por exemplo, pra um ateu faz sentido crer que uma explosão originou todas as coisas e pra você isso não faz o menor sentido. Não é mesmo?

É possível crer em Deus com esse tipo de fé? SIM, é possível! O problema é que, se essa fosse a fé a qual a Bíblia se refere, que diferença haveria entra a nossa fé e a fé de um ateu? (Tg 2.19) Aliás, poderíamos até considerar que a fé de um ateu é até maior do que a nossa, afinal ele crê que tudo surgiu, sem a necessidade de um criador.

A fé bíblica

Então, o que é a Fé bíblica?

E é aqui que você vê o contraste entre as definições, enquanto o dicionário diz que a fé é acreditar em algo sem ter provas, a Bíblia diz que a fé é que é a prova daquilo que não se vê! (Hb 11.1).

A fé bíblica ela não segue o mesmo princípio de lógica, experiência ou leis naturais. Na verdade ela está muito mais ligada à abrir mão disto para crer! A própria Bíblia diz que a mensagem da cruz é loucura para o mundo (1Co 1.21).


Inscreva-se em nossos canais

642.122 inscritos no Vai na Bíblia.
22.843 inscritos na VnBteo.


Como funciona a fé bíblica?

Você pode perguntar: “como algo que não faz sentido pode ser a prova daquilo que eu não vejo?”

Bom, se você ainda não creu, pra você não faz o menor sentido, mas se você já creu com a fé bíblica, sabe muito bem do que estamos falando! (1Co 2.14-15)

Na verdade é muito simples: primeiro você CRÊ, depois você VÊ (Jo 11.40), essa é a fé bíblica! É diferente do que a maioria das pessoas querem, elas querem VER para CRER.

Assim como os religiosos da época falaram Jesus: “Desce da cruz que a gente crê” (Mc 15.32), ou inúmeras outras passagens bíblicas em que pediam pra Jesus: “Faz sinal miraculoso para que possamos crer” (Mt 12.38, Jo 6.30).

Então se você espera que Deus prove sua existência pra depois você crer, ou que alguém prove a existência de Deus pra depois você crer, esquece porque isso não vai acontecer!

E aí você pode até argumentar: “mas e o Mar Vermelho, não foi um sinal que Deus fez?” Sim, mas no próprio livro de Êxodo você vê que o povo se desviou (At 7.39) e atribuiu os milagres a outros deuses.

Guarde bem isso: não é o que Deus faz exteriormente que te mantém fiel a Ele, mas é o que ele faz dentro de você! (2Co 4.16-17)

A fé bíblica exige ação

O fundamental é saber que fé bíblica exige uma ATITUDE, é muito mais do que um sentimento ou uma ideia. A fé bíblica exige uma AÇÃO!

A própria bíblia diz que a fé sem obras é morta (Tg 2.26). E mais, ela diz assim: “me mostra a sua fé sem obras que eu mostro a minha fé pelas obras.” (Tg 2.18).

Um grande exemplo bíblico que temos para diferenciar a fé natural da fé bíblica é o exemplo de Pedro. Quando Jesus chama Pedro para andar sobre as águas (Mt 14.28-29), provavelmente na cabeça de Pedro tava tudo meio confuso, afinal andar sobre as águas não fazia sentido, ia contra as leis naturais e ele nunca tinha tido essa experiência, mas, apesar da dúvida na mente, ele deu o passo. O passo que Pedro deu é a fé bíblica. E o interessante é que no meio do caminho ele se apoiou na fé natural, quando ele olhou para as circunstâncias e percebeu que não fazia sentido ele andar sobre as águas, que ia contra as leis naturais, ele começou a afundar (Mt 14.30).

A fé bíblica exige obediência

Quando olhamos para a famosa lista dos heróis da fé em Hebreus 11, percebemos que sempre existe uma AÇÃO, a pessoa crê e fez algo. E algo muito importante é que essa ação sempre é uma OBEDIÊNCIA.

Hebreus 11 (NVI)
Pela fé Abraão, quando chamado,
obedeceu e dirigiu-se […] (Hb 11.8)

Pela fé Abraão, quando Deus o pôs a prova, ofereceu Isaque como sacrifício […] (Hb 11.17)

Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú […] (Hb 11.20)

Pela fé Jacó, à beira da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou a Deus […] (Hb 11.21)

Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções […] (Hb 11.22)

Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido […] (Hb 11.23)

Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó […] (Hb 11.24)

Pela fé [Moisés] saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou […] (Hb 1.27)

Pela fé a prostituta Raabe acolheu os espias […] (Hb 11.31)

Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. (Hb 11.32)

Quer exemplo maior do que Noé? (Hb 7.11). Que seguindo uma ordem de Deus, construiu um barco gigante, no quintal de casa, longe da água, para se proteger da chuva?! Não faz o menor sentido! Mas nós conhecemos o final da história.

Por isso que a Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6), porque sem obediência é impossível agradar a Deus.

Então, se você não obedece a Deus, será que a fé que você tem é a fé bíblica? Com certeza não! Quem crê, obedece! (Jo 14.23-24)

Conclusão

É possível provar a existência de Deus? A resposta é: SIM! Porém, você só consegue provar isso pra uma única pessoa: VOCÊ MESMO!

Por isso a fé, quando ela é genuína, ela não é refém das circunstâncias (1Pe 1.6-9), pois independente do que aconteça, ela permanece! Por que? Porque através dela você conhece a Deus (1Jo 5.20), e ninguém pode te convencer de que alguém que você conhece não existe.

A Bíblia diz que nós somos justificados (Rm 5.1) e salvos pela fé (Ef 2.8), e que nós andamos (2 Co 5.7) e vivemos pela fé (Rm 1.17). E um texto em 2 Coríntios diz: “Assim nós fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o quese vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2Co 4.18 (NVI)


Inscreva-se em nossos canais

642.122 inscritos no Vai na Bíblia.
22.843 inscritos na VnBteo.


Leitura complementar

Mateus 8.10 (ACF)
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

João 20.29 (TB10)
Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Romanos 1.5 (NVI)
Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 4.3-5 (NVI)
Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida. Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 4.23-25 (NVI)
As palavras “lhe foi creditado” não foram escritas apenas para ele, mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 10.17 (NVI)
Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Gálatas 3.11 (TB10)
É claro que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé.

Efésios 6.16 (NVI)
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.

Hebreus 10.38-39 (TB10)
Mas o meu justo viverá da fé, e, se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma. Mas nós não somos dos que retrocedem para perdição; mas dos que têm a fé para a salvação da alma.

Tiago 1.6-7 (NVI)
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor.

1 João 5.4 (NVI)
O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

PDF

Comentários

  • CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Rosi Tavares
    Responder

    Boa Noite irmão ?????? e a paz do senhor. Desculpa, não vi seu nome. Olhe, resisti em ver seu vídeo,pois nos dias de hoje há tanta heresias e absurdos, principalmente saindo do meio do povo de Deus. Mais, acredite que, assim como eu cristã,fiquei desconfiada, imagina uma pessoa que não é. Creio que seu objetivo,além de esclarecer e maneira simples, é ser um facilitador do reino usando a mídia, explicando assuntos diria que complexos para as pessoas. Por favor não pare. Te desejo que Deus te abençoe + e +. Crie uma conta e me inscrevi em seu canal.Sou uma estudante de teologia e procuro usar uma linha de pensamento simples como você para explicar certos assuntos. Deus o abençoe,paz.

    • Vai na Bíblia

      É verdade Rosi! Meu nome é Esdras. Hoje em dia o Youtube está poluído com tantas heresias, temos que fazer a diferença! Não vamos parar não, temos um longo caminho pela frente e sabemos que Deus estará a frente sempre! Valeu pelo comentário e persevere nos estudos e principalmente na prática porque Deus quer te usar grandemente!
      Um abraço!

  • Tamires Cassia
    Responder

    Paz querido…Nossa muito bom esse video, voce esta de parabéns! Que Deus continue te usando e abençoando grandemente!!

    • Vai na Bíblia

      Valeu Tamires! Glória a Deus! Valeu pelo comentário!

  • Franciele
    Responder

    Paz!
    Deus abençoe por esse trabalho,que cada vez mais seus vídeos possa alcançar mais pessoas.

    • Vai na Bíblia

      Valeu pelo comentário Franciele, que Deus te abençoe.

    • Adriano

      Qual a prova que Deus existe ???

  • J. Mathias
    Responder

    Deus nao existe , pois nao ha provas de sua existencia

    • Oculto

      E voce sabe provar que ele não exista ?

  • Filipe Revival
    Responder

    Top TOP TOP TOP TOP! Obrigado por ter colocado em PDF.

  • Eduardo Lopes Netto
    Responder

    Texto maravilhoso…

  • andersonsilva
    Responder

    Olá Esdras! Faço parte de um grupo de estudos bíblicos, na maioria de membros da igreja adventista do 7º dia, e venho adquirindo conhecimento e preparando materiais para demonstrar aos meu amigo e familiares as verdades bíblicas e o que Deus tem preparado pra nós.
    Peço sua autorização para inserir seus textos nas minhas explanações, tanto na igreja, quanto nos grupos.

    • Vai na Bíblia

      Olá Anderson, tudo bem?
      Pode utilizar sim, só citar a fonte.
      Um abraço!

  • Adalberto Lima dos Santos
    Responder

    Esse vídeo abençoou muita a minha com esclarecimentos que importantes sobre o crer em Deus!

    vou indicar a outros..!

  • dannyllo
    Responder

    Meu nome é dannyllo sou universitário do curso de biologia e como tal acredito mto na ciência. mas claro q não deixo de acreditar em Deus acho q “a sabedoria de Deus para o homem é loucura ” por tanto não importa o quanto tentem provar q ELE não existe,pois eu tenho a certeza de q ELE existe sim.independente parece q e uma certeza impressa em meu DNA não faz diferença quantas pessoas digam q ELE não existe ou quantas teorias , DEUS existe pq eu tenho certeza q ele existe .

  • Maria Pereira dos Santos Gonzaga
    Responder

    Realmente primeiro tem que crer para ver .Quando você está no fim do poço com uma doença grave e você resolve no desespero a buscar a Deus e pede a Ele para alcançar a cura e voce fica curada você vê que Deus existe. Po isso é preciso primeiro crer para depois ver .

  • Marvia Pereira dos Santos Gonzaga
    Responder

    Aprova da existência de Deus está no fato de que quando você crê nele as coisas acontecem .Primeiro a paz invade o seu ser .Você começa a sentir prazer em falar com Deus , você se sente feliz quando devolve o dízimo ,feliz ao ajoelhar para orar .Você pede coisas a Deus e Ele te responde segundo a Sua vontade .Quando você chora pra Deus você se sente consolado e quando você se afasta de Deus você se sente incomodado .Famílias são restauradas .Vidas são transformadas .Tudo isso quando você decide crer em Deus .Pois é preciso que você se aproxime de Deus e que creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam diz a palvará.

  • Paulo Mauricio pereira dos santos
    Responder

    A paz amado ,muito bom seu comentário,de que igreja o irmão faz parte,um abraço Deus te abencoe

  • ROBERTO BONIFACIO
    Responder

    Eu gostei da palavra que foi dita e muito bom ter um conhecimento das palavras de deus ele morreu para nós salvá dos pecado que nos cometemos não acreditamos nele

  • Rosana Moura
    Responder

    Olá! Eu amei este conteúdo, parabéns retirou muitas de minhas dúvidas!

  • Oziel Jorge Ribeiro
    Responder

    Olá, conversando eu com um Ateu a respeito da existência de Deus ele mencionou o caso do acidente do avião da Chapecoense, ele usou o testemunho do jogador sobrevivente pra dizer que se Deus realmente existisse Deus teria salvo todos.
    Depois ele veio com o caso de fome na terra, mostrou um vídeo de pessoas morrendo no mundo, crianças com apenas pele e osso, praticamente mortas.
    Aí ele perguntou, como é que pode um deus misericordioso deixar isso acontecer?
    Uma pergunta sem meio de nexo foi sobre a arca de noé, ele disse que no planeta existem cerca de 40 MILHÕES de espécies de animais catalogadas, será que coube todas essas espécies de animais numa arca menor que um campo de futebol?
    São perguntas difíceis de responder.

    • Vai na Bíblia

      Oi Oziel, não entendemos serem perguntas tão difíceis assim. Talvez a última seja um pouco mais complexa, precise de uma pesquisa mais profunda, as primeiras são explicadas pela entrada do pecado no mundo. O vídeo “O Diabo e a Origem do Mal” explica bem essa questão.
      Um abraço!

    • Marcelo

      Segundo o estudo, do total estimado de 7,77 milhões de espécies de animais, apenas 953.434 foram descritas e catalogadas. Das espécies marinhas, 11% foram descritas e catalogadas. Os números foram divulgados pelo Censo da Vida Marinha, uma rede de pesquisadores de mais de 80 países em uma iniciativa de dez anos focada na diversidade, distribuição e abundância de vida nos oceanos. Estão em artigo publicado na revista PLoS Biology.

  • hiran carvalho
    Responder

    O mundo é tão belo e tão harmônico que não poderia ter sido criado sozinho, por si mesmo. Além do mais, a sincronia dos sóis, dos planetas, das estrelas e das galáxias é mantida como um relógio e não poderia sê-lo pelo acaso, porque, inexoravelmente, estaria tudo destruído. Assim, segundo Santo Agostinho, o mundo foi criado, dirigido e mantido por uma força suprema, infinita, inteligente, eterna e imutável, superior a tudo o que existe, que é Deus.

    • José Oliveira

      Como não sei onde responder, por isso só quero responder ao tema que originou todas estas respostas. Deus não existe, porque nunca se evidenciou. Não existe o menor indício de tal devindade. O que aqui foi argumentado, mais parece das testemunhas de Jeová, com argumentos sem coerência.

  • Gabriel
    Responder

    Parabéns pela sua mensagem passada .agradeço a Deus por ter pessoas que ainda querem viver para Cristo que Deus possa te abençoa que ele venha sempre te
    Dar força para continuar pregando o seu Evangelho e que nunca venha deixar de adorar o único que vive reina par sempre . Que Deus te abençoe sempre

  • Richard Carelli
    Responder

    Boa noite e a paz irmão!
    Tenho 18 anos e a um ano mais ou menos eu andei pensando sobre a existência de Deus e queria saber como poder acreditar, conheço uma amiga hoje que ela diz-se atéia e que não acredita nisso, pois ela não vê, mas quando vc disse sobre a diferença da fé natural para a bíblica eu pude enxergar oq eu mesmo que faço parte da casa do senhor não via, que era a questão de crê pra ver! Adorei essa sua publicação, senti-me com meus pés mais firmes na rocha e atento no que Deus tem a falar! Agradeço grandemente pelo esclarecimento e tenho certeza de que Deus te usou para abrir os olhos de muitas pessoas! Novamente, muito obrigado e fique na paz! Abraços!
    Atenciosamente Richard Carelli.

  • Priscia
    Responder

    Pior coisa que existi é vc querer crer e não conseguir.Logo eu que já fui batizada e tudo.Não aguento mais esse tormento,já até pedi pra Deus tirar a minha vida se ele não quer que creia mais nele.Nunca pensei que fosse duvidar,convivi com um cunhado ateu durante anos e ele nunca me convenceu de nada.Mas parece que algo mudou e Deus não quer me dar a graça de crer..

    • Claudemir domingos

      Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
      Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
      Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

      Efésios 2:7-9
      Querida a fé para crer em Deus e um dom,ninguém pode crer em Deus se o Espirito Santo não injetar fé no coração dessa pessoa,peça a Deus o Espirito Santo caso vc ainda não o tenha,pois muitas pessoas são levadas a se batizarem apenas pelo calor do momento ou mesmo por se sentirem pressionadas por terem uma família crista ou pode ser que vc esteja passando por uma crise espiritual onde tua natureza carnal esteja falando mais alto no momento e vc devera buscar mortifica-la!
      Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
      Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
      (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
      Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

      Atos 8:14-17
      Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! 17Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. 18Contudo, se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjugados pela Lei. …
      Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: “Abba, Pai!” 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. O sofrimento e a glória futura

  • Edson Galvão
    Responder

    Minha amiga, Priscia, se assim a posso chamar…., O que está se passando com vc, é muito peeculiar aos jovens, ou mesmo aos iniciantes na Fé. Vc que foi batizada, ainda reluta em auto-comprovar a sua Fé. Ora, …tenha certeza de que o que acontece não é intenção de Deus que vc não consiga glorificar e louvar a Ele, com a parcela de Fé que o Cristão deve ter. ( acho que o tempo que vc esteve na companhia de pessoa descrente, e até ateu convicto, deu a vc este emaranhado de duvidas. Na minha opinião, tem duas coisas que vc precisa ( na minha opinião, Joelho e Oração na busca do Espírito Santo de Deus..sem cessar), e que assim que proceder,…encontrará a resposta certa de que na prática tem te atormentado como a muitos que nao tem a unção do espírito . Lembre-se, da mesma forma com que fostes levada às aguas, …serás trazida à razão, no momento certo, pela força deste mesmo espírito. ESTARÁS, em minhas orações, e que possas também contar com outros que estejam sabendo da tua dúvida.
    Que opere sempre o Espírito de Deus em tua vida, em nome de JESUS CRISTO, seu filho, para honra e gloria D’Ele!

  • Rute de Santana Martins
    Responder

    Mto bom Deus o abençoe por esse trabalho

  • Dina
    Responder

    Que trabalho maravilhoso, que DEUS te abençoe muitooooo.
    Tenho certeza que esse texto vai me ajudar, porque sou crente mas vivo num país (Portugal) onde a maior parte da população não conhece a DEUS alguns nem acreditam na sua existência.
    Tenho muitos amigos que acreditam em tudo menos na existência de Deus, muitas vezes entramos em debates sobre o assunto mas eu não me sinto confortável com a conversa porque não consigo provar para eles a existência de Deus …
    Mas agora consigo ter uma visão diferente em relação ao assunto…obrigada

  • Débora
    Responder

    O que mais desejo é acreditar que Deus existe e que minha vida e a vida das pessoas que eu amo não são passageiras mas tenho muitas dúvidas por favor me ajuda estou doente ha muitos anos e busco a paz e o conforto mas não consigo acreditar completamente, as vezes não acredito nem um pouco, e eu quero acreditar quero muito.

    • Claudemir domingos

      Amiga e futura irma em Cristo peça a Deus o Espirito Santo e Deus te dará com a maior prazer,pois para crer em Deus e necessário que o Espirito Santo injete fé no coração da pessoa e para isso existem alguns meios ouvindo ha pregações ou orando!
      Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

      Lucas 11:13
      Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo.

      Romanos 10:17

  • helio moleta
    Responder

    Bom dia Esdras, graças a Deus temos pessoas como voce para ajudar outros que estao com a fe abalada, eu creio com todas as minhas forças que DEUS EXISTE, mas em relaçao aos ateus eu acho que eles nao tem a humildade suficiente para crer naquele que tudo criou, com milhoes de evidencias concretas ao nosso redor no campo da fisica quimica e biologia, continue com esse seu trabalho de esclarecimento e que DEUS o abençoe, ao Eterno Honra, Gloria e Poder para sempre

  • Edno Lopes
    Responder

    O criatura olha para o sol no seu resplendor e enxergará a (Deus )