O Inferno existe?

Será que o inferno existe ou é apenas uma invenção da religião para colocar medo nas pessoas? Quantas vezes você já ouviu pessoas dizendo que se você fizer isso ou aquilo você vai para o inferno? Será mesmo que esse lugar existe?


Inscreva-se em nossos canais

512.999 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


inferno

Leia ou [clique para assistir]

A Bíblia deve ser a única fonte

Tratando-se de um assunto como este, que envolve o destino de pessoas, nós não podemos errar. Por isso não cabe aqui opinião pessoal nem tradição religiosa, muito menos recorrer a experiências sobrenaturais como sonhos ou supostas “visitas” ao inferno. Tudo isso é extremamente perigoso, a Bíblia deve ser nossa única fonte e nós não podemos ir além do que está escrito (1Co 4.6). É aqui que nós temos que separar o que nós queremos acreditar, daquilo que a Bíblia ensina.

Antigo Testamento

No Antigo Testamento fica muito claro que haverá salvação e que também haverá condenação (Dn 2.12, Ez 32.30), mas não fala especificamente sobre o inferno. A palavra utilizada é Sheol, mas Sheol não significa inferno (Dt 32.22). Sheol é uma palavra hebraica que dependendo do contexto em que é usada pode significar “morte”, “sepultura”, “abismo” ou simplesmente “destino dos mortos”.

Novo Testamento

Já no Novo Testamento nós temos a palavra grega Hades, que é equivalente ao Sheol, e significa “mundo dos mortos”, seria o local onde os mortos aguardam pelo julgamento, e apesar de algumas traduções utilizarem a palavra “inferno” (ex.: Lc 16.22-23, Ap 20.14), Hades também não é inferno.

A Bíblia não fala sobre inferno?

Mas isso não quer dizer que a Bíblia não fale sobre inferno. Aliás, quem mais falou sobre o inferno foi o próprio Jesus (Mt 5.30, Ap 20.15). As palavras utilizadas para se referir ao inferno foram Geena e também “lago de fogo”.

Alguns argumentam que Geena não é inferno, pois originalmente tratava-se de um lugar onde se queimava lixo fora de Jerusalém, mas isso não desqualifica o sentido espiritual de Geena, afinal, Jesus sempre utilizou algo comum do cotidiano para ilustrar uma verdade espiritual (Mt 13.34-35, Lc 12.5), e neste caso Ele estava claramente se referindo ao destino final dos ímpios de todas as épocas, inclusive da nossa.

Resumindo: quando a Bíblia usa Sheol ou Hades não fala sobre o inferno, mas quando a palavra é Geena ou “lago de fogo”, aí sim estamos falando do lugar de punição. Estamos falando do inferno! O inferno existe!

Como é o inferno?

Mas ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia não diz que o inferno (1) é um lugar onde o Diabo reina e os demônios torturam pessoas, (2) também não diz que é um local onde os pecadores se divertem, (3) não diz que o inferno seja no centro da terra, e (4) deixa claro que não tem ninguém no inferno ainda, nem o Diabo (Ap 19.20, Ap 20.10,14-15).

O que Jesus disse sobre o inferno?

A Bíblia ensina que os mortos ressuscitarão para serem julgados e condenados (Ap 20.12-13). Corpo e alma serão lançados no inferno (Mt 13.42). Jesus descreveu o inferno como um lugar de escuridão, tormento, tristeza, vergonha e revolta.

As palavras que Jesus utilizou para ilustrar esse lugar foram: fogo, trevas, choro, vermes e ranger de dentes (Mt 8.11-12, 13.49-50, 18.8-9, 22.13, 25.30, Mc 9.43-44, Lc 13.28).

Extinção eterna ou punição eterna?

Que o inferno é um lugar terrível não há dúvidas. Pense na pior dor que você já sentiu na vida, seja física (no corpo) ou emocional (na alma). O inferno é um local onde essas dores são intensificadas e prolongadas. E o que muitos perguntam: “por quanto tempo?”.


Inscreva-se em nossos canais

512.999 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


Os ímpios serão aniquilados?

Alguns entendem que o inferno é um local de extinção eterna e não de punição eterna. Para defender essa ideia são citados alguns textos do Antigo Testamento como “os maus serão eliminados” (Sl 37.9,34), “tu destróis todos os infiéis” (Sl 73.27), “os ímpios perecerão” (Sl 37.20, Pv 11.10, Sl 68.2), porém, o contexto destas passagens não parece indicar que se trata de uma extinção eterna, mas sim uma referência a existência terrena, pois os termos “eliminar”, “destruir” e “perecer” também são utilizados para falar sobre a morte do justo (Mq 7.2 e Is 57.1), e nós sabemos que o justo viverá para sempre.

Já no Novo Testamento, uma das passagens utilizadas para defender essa aniquilação do ímpio é Mateus 10.28, onde Jesus diz:

“E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer (destruir) no inferno tanto a alma como o corpo.” Mt 10.28

A argumentação é que “fazer perecer” ou “destruir” seja o mesmo que “aniquilar” ou “deixar de existir”. Mas o problema é que nem sempre algo que é destruído deixa de existir, como por exemplo um carro que é destruído não desaparece, apenas deixa de servir para o propósito pelo ele qual foi criado, e é o que também parece ser a ideia do outro versículo utilizado, que é 2 Tessalonicenses 1.9:

“Eles sofrerão a pena de destruição eterna (perdição eterna), a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” 2Ts 1.9.

Se utilizarmos o mesmo raciocínio, e entender que “destruir” é “deixar de existir”, o versículo fica totalmente redundante, não haveria a necessidade de falar “separação da presença do Senhor” e nem “da majestade do seu poder”.

Além destes dois versículos, alguns afirmam que a expressão “segunda morte”, que acontece três vezes em Apocalipse (Ap 2.11, Ap 21.8, Ap 20.14), também se refere a aniquilação do homem no lago de fogo, porém, a palavra “morte” no Novo Testamento é frequentemente usada para se referir ao estado do homem em relação a separação de Deus e não à morte literal. (Lc 15.24, Ef 2.1, Cl 2.13).

Um outro agravante é que no contexto onde a Bíblia usa o termo “segunda morte” também aparecem frases como “para todo sempre” e “dia e noite” (Ap 20.10,14).

Em todos estes casos, tudo indica se tratar de uma separação definitiva de Deus e não uma aniquilação completa, por isso, para afirmar que “destruição” ou “segunda morte” significa dizer que o homem será aniquilado e deixará de existir, é preciso forçar demais o texto e ser tendencioso na interpretação.

O sofrimento no inferno será eterno?

Agora, veja com atenção ao que Jesus disse:

“E [os ímpios] irão para o tormento eterno (kolasis aionios), mas os justos para a vida eterna (zoen aionios).” Mt 25.46

Fica alguma dúvida? Dá para entender o porquê que este versículo é um dos maiores problemas para aqueles que defendem a aniquilação do ímpio.

A expressão grega para “tormento eterno” é kolasis aionios. E é verdade que aionios também pode significar “ao longo da vida” ou “durável” e não somente “eterno”. Mas o versículo também usa a expressão zoe aionios para “vida eterna”. Seria muito arriscado pensar que a mesma palavra teria sentidos diferentes na mesma frase e no mesmo contexto.

E a ideia de “tormento eterno” não acontece apenas em Mateus 25, nós temos “fogo eterno” (Mt 18.8), “vergonha e desprezo eterno” (Dn 12.2), “atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Ap 20.10), “reservadas para sempre as mais densas trevas” (Jd 1.13, 2Pe 2.17), “onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga” (Mc 9.44), e “não há repouso nem de dia nem de noite” (Ap 14.11).

Todas estas passagens demonstram que a possibilidade do tormento no inferno ser algo eterno é enorme! Tanto para o Diabo e seus anjos (Mt 25.41), quanto para o homem (Ap 20.15).

O inferno é injusto?

Muitos ainda argumentam que não tem como o inferno ser justo se a punição é a mesma para todos, porém, a Bíblia traz fortes evidências de que o sofrimento será mais intenso para uns do que para outros, de acordo com o que foi feito em vida (Ap 20.12-13).

Frases como “estes receberão maior condenação” (Lc 20.47, Tg 3.1), “serão castigados mais severamente” (Mt 23.14), “condenação mais severa” (Mc 12.40), dão a entender que a condenação será mais rigorosa para aqueles que conhecem a verdade mas não a praticam (Lc 12.46-48) e para aqueles tiveram mais oportunidades para arrependimento (Mt 11.23-24). Mas uma coisa é certa: o inferno será o destino de todos aqueles que não seguem a Cristo nesta vida (Jo 3.18, Jo 3.36).

Deus é soberano!

O que nós, meros seres humanos, precisamos entender é que Deus é o Senhor do Universo! Porque será que nós relutamos tanto em admitir que Deus é livre para fazer o que Ele bem entender?

A grande pergunta é: e se Deus quiser? (Rm 9.22-23). E se Deus decidiu glorificar seu nome trazendo salvação eterna e decidiu demonstrar seu poder e sua ira contra o pecado com uma punição eterna? E se Deus decidiu fazer isso? Você se recusaria a acreditar nele? Você se recusaria receber a salvação eterna porque “não acha justo”?

Somos nós que definimos o que Deus pode fazer ou não? (Jó 42.2, Sl 115.3). Como pode a criatura questionar o criador? (Rm 9.20, Jó 40.2, Is 55.8-9). A própria Bíblia diz: “Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18.25).

O inferno é incompatível com um Deus que é amor?

E se o inferno é algo incompreensível pra nós, Deus fez algo ainda mais incompreensível. Ele enviou seu único filho, que deixou sua glória (Jo 1.10-14), para nascer e ser educado por seres que Ele mesmo criou, pra depois ser humilhado, torturado (Is 53.5-6), perfurado com pregos nas mãos e nos pés, ter uma coroa de espinhos cravada na cabeça e ser morto sem ter culpa alguma.

Você daria seu filho para salvar qualquer pessoa que fosse? Certamente não. Pois é, Deus fez isso, assim como tudo aquilo que Ele descreveu nas Escrituras e fará tudo aquilo que as Escrituras ensinam (Mt 5.18), inclusive sobre o inferno.

Por que será que Jesus usou palavras tão duras e assustadoras ao se referir ao inferno? A resposta é simples: por amor! (Pv 3.12) Jesus conhece profundamente a realidade do inferno, e Ele mesmo garante:

“Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” Jo 5.24

A realidade do inferno torna ainda mais magnífico o perdão de Deus estabelecido na cruz, pois revela sua profunda ira contra o pecado (Cl 3.5-6) e a extraordinária graça da cruz (Rm 5.21).

A eternidade do inferno expõe a gravidade do nosso pecado e revela claramente o favor imerecido de Deus sobre nós. Mostra que Jesus Cristo escolheu livremente suportar a ira que eu merecia (Rm 5.8-9), para que eu possa ficar longe desse lugar (1Ts 1.10) e experimentar vida na presença de Deus. Esse amor é indescritível (2Pe 3.9).


Inscreva-se em nossos canais

512.999 inscritos no Vai na Bíblia.
21.982 inscritos na VnBteo.


Referência bibliográfica:
CHAN, Francis e SPRINKLE, Preston. Erasing Hell: What God Said About Eternity, and the Things We’ve Made Up. David C. Cook; 1st edition, 2011.

PDF

Comentários

  • Aleciomar
    Responder

    palavras edificantes

    • POLIANO DA SILVA CAMILO

      Apocalipse 20.10 (ACF)
      E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

      NÃO ESQUEÇAM QUERIDOS QUE CRIATURAS ESPIRITUAIS NÃO SOFREM…. NÃO PODEM SER ATORMENTADOS COMO AFIRMA O TEXTO ISSO NÃO É LITERAL , SIGNIFICA DESTRUIÇÃO TOTAL , IRÃO DESAPARECER !

    • Davi Mendes

      Se existe inferno de fogo, seria Deus que teria criado. Porque Satanás não iria criar um lugar de tormento pra ele mesmo ser destruído, tá escrito na Bíblia que Satanás vai ser destruído. Se Deus criou o inferno para as pessoas ser torturados, o inferno teria que ser um lugar bom, porque tudo que Deus criou foi bom, perfeito, porque a perfeição vem de Jeová. O inferno seria um paraíso se ele tivesse criando esse lugar.

    • André Seixas

      O que há de edificante em tudo isso? “Deus te ama tanto, que se você desobedecer a ele, ele fará você sofrer eternamente num ‘lago de fogo’ “. “Deus te dá livre-arbítrio, mas se você usufruir desse livre-arbítrio, você vai sofrer eternamente no lago de fogo” (“livre arbítrio” ou chantagem das mais malignas?). Que sentido faz tudo isso? O que isso tem de justo? Qual o propósito de pessoas sendo torturadas pela eternidade por pecados que cometeram em apenas uma década? Vocês servem e adoram um Deus que é conivente com a tortura com quem? Vocês servem a um Deus psicopata? Vocês acham correto torturar alguém apenas por pensarem diferente de vocês? Deus não é bom e nós não somos “maus”? Então por qual motivo nós, que somos “maus” não torturamos “por amor” nossos filhos com ferros em brasa quando eles nos desobedecem? Tudo isso é ridículo, medieval, violento e perverso. Basta um pouco de razão e lógica para ver a malevolência de tais ensinamentos.

      Obs: sou cristão, mas acredito que a doutrina do inferno é um veneno para a cristandade, oriundo de más traduções e interpretações tendencionas e fundamentalistas da Bíblia. Um veneno que veio da Idade Média para assustar as pessoas, e roubarem sua liberdade nessa vida. Um veneno que muitos grupos protestantes e pseudo-protestantes (pentencostais e neopentencostais) tristemente herdaram para “manterem as pessoas na linha”. Tão fácil é notar isso!…

    • André Seixas

      Corrigindo um pequeno erro:
      *Qual o propósito de Deus condenar a uma eternidade de sofrimentos pessoas que pecaram apenas por algumas décadas?

    • geovane

      você esta distorcendo a bíblia amigo…as palavras são bem claras.

  • Késia
    Responder

    Olá, gostaria de saber a referência daquele versículo que diz que o que importa é que o evangelho seja pregado… Acho q não é o de filipenses ou de Timóteo… Pq surgiu uma dúvida… Todos podem pregar o evangelho? Ou só os evangelistas? As mulheres podem evangelizar? Tenho q falar de Deus e de sua palavra em tempo e fora de tempo? Ou devo ficar calada por medo de não ser a hora certa, por não ter feito jejum antes, por não aparecer um anjo dizendo pra ir pregar… É prudente falar dos versículos para ateus? O que Jesus deseja de nós?

    • paulo silas

      a paz Késia é claro que você deve falar do evangelho pra todas as pessoas que você sabe que precisam ouvir a cerca de Jesus pois o tempo vem em que n]ao teremos esta oportunidade e ai então nos arrependeremos de não termos feito que Jesus te abençoe e fale através de você.

  • Natália
    Responder

    Certo, mas o texto de Romanos 6:23 diz que o salário pago pelo pecado é a morte. Nesse caso o julgamento mencionado Apocalipse 20:13-15 será com base em quê?
    Outra duvida, Eclesiastes 9:5,10 diz que os mortos não estão cônscios de nada, se não estão cônscios como eles ainda assim vão sentir dores intensificadas e prolongadas?
    Gostaria muito de entender, se puder me ajudar .

  • CLAUDIA BARBOZA SANTOS
    Responder

    Estou feliz por encontrar seus vídeos…glória a Deus! Pretendo contribui com esse projeto lindo… Vou cadastrar.

  • maria jose
    Responder

    bem explicado

  • Valdir
    Responder

    Geena não é inferno

    • Valdir

      Misturou os contextos pra dizer que o inferno existe.
      *SEGUNDA MORTE*!

    • Robert

      ooohhh mds, tu nunca ouviu falar de figuras de linguagem? dá uma estudada antes meu filho, pq uma dúvida desse nível é capaz de acabar com um ministério de alguém que não tem a sua fé firmada! obg

  • marina
    Responder

    o inferno descrito na biblia se refere a SEPULTURA ou seja, a morte.

    Considere também o caso do homem justo Jó, que sofreu muito. Querendo sair da aflição, suplicou: “Quem me dera que tu me protegesses no inferno [Seol] e me ocultasses até passar teu furor?”* (Jó 14:13, versão Douay) Como é desarrazoado pensar que Jó queria ir para um lugar de fogo para ser protegido! Para Jó, o “inferno” era simplesmente a sepultura, onde acabaria seu sofrimento. Portanto, o inferno bíblico é a sepultura comum da humanidade, para onde vão tanto os bons como os maus.

    • samuel

      É, mas o inferno de fogo também existe.

  • Junior
    Responder

    Eu respeito os ensinamentos aqui postados,mas acredito sim em arrebatamentos e visões sobre o inferno,exemplo disso são o testemunhos dos 7 jovens combianos e americana Mary baxter

  • Julio Bandeira
    Responder

    Aprendo muito aqui, quero aprender mais :D.
    Deus abençoe a sua vida amigão. És belo representante do Reino aqui na terra, parabéns.

  • REGINALDO DA SILVA LIMA
    Responder

    Olá, considerando o estudo apresentado, o qual achei muito bom, definam sobre a doutrina calvinista e a predestinação. Qual a vossa visão sobre os salvos e os condenados? acreditam que já foram predestinados?

    Att

  • Simão José
    Responder

    Texto muito produtivo! Parabéns!!!

  • brunno
    Responder

    Saudações! Muito bem explicado, muito bem esmiuçado, parabéns!

    Eu sou uma das pessoas que não consegue crer no inferno ainda assim…

    “O inferno é incompatível com um Deus que é amor?”

    Acerca de tudo que falou, olhe pelo meu prisma e me ajude com minhas dúvidas, por favor.

    O inferno é incompatível com um Deus que é amor? Suas citações acerca da sentença acima foram:

    “E se o inferno é algo incompreensível pra nós, Deus fez algo ainda mais incompreensível…”

    “Você daria seu filho para salvar qualquer pessoa que fosse? Certamente não. Pois é, Deus fez isso, assim como tudo”

    Vamos lá…

    Que culpa tenho eu de ter nascido? Como posso ser condenado por meus pecados se foi algo instituído por Deus? Adão e Eva não caíram por serem plenamente ingênuos como uma criança? Foram tentados por uma serpente absurdamente sábia e cheia de malícia e Deus não evitou? Deus errou na criação dos anjos, ou ele fez isso para que pudesse jogar esse grande jogo chamado “bonecos humanos”?

    Jesus morreu por nós, morreu pra quê???? Era só Deus não nos imputar o pecado. Esse teatro doloroso podia ter sido evitado. Expiação é só um teatro não tem validade nenhum se for analisar a lógica.

    Meus amados amigos, não quero ferir a fé de ninguém, apenas busco respostas.

    PS: Não sou ateu, simplismente ninguem tem as respostas para essa indagações.

    • Emerson

      Deus não impultou o pecado, o pecado entrou no mundo a partir da desobediência. Não acredito que somos “bonecos humanos”, pois existe o livre arbítrio, podemos acreditar em Deus ou não, podemos decidir o que fazer da vida, escolher o caminho que nos convém, seja ele bom ou mal. Deus não nos controla, podemos matar, roubar, se prostituir, adulterar, mentir, etc., agora cabe o homem assumir as consequências de suas escolhas. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6:7.

      Vejo muita gente dizer que Deus é amor e que não nos permite sofrer, passar por dores e tribulações e até pela morte, mas creio que Deus é amor e ao mesmo tempo é justiça. Mas uma vez, tudo gira em torno da desobediência, um exemplo disso foi quando Acã (Josué, capítulos 6 e 7) roubou e guardou em sua casa despojos babilônicos, e Deus entregou o seu próprio povo para morrer a fio de espada, quantos inocentes morreram por conta do ato (desobediência) de Acã? Outro fato importante, foi quando Israel peregrinou durante quarenta anos pelo deserto, por causa da dureza do coração dos Israelitas e das constantes murmurações do povo contra Deus e contra Moisés, mesmo o povo testemunhando das maravilhas e o poder de Deus com os próprios olhos. No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã. O casal, Ananias e Safira, outro exemplo (Atos 5), dizimados por Deus por mentir. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú (Levítico 10), outro exemplo, que ofereceram fogo estranho perante o Senhor
      e foram consumidos com fogo.

      Deus não é injusto, mas Ele abomina a desobediência, sendo justo com quem é justo.

    • Valdemir

      Bruno,vc tem que entende que Deus é soberano,ou seja,ele pode fazer o que quiser,e como quiser.Deus é amor sim,mas também é fogo consumidor,ele não criou o pecado, foi o próprio homem que pecou contra ele. Vc acreditando ou não,ele vai continuar sendo Deus,e o inferno existe sim,e vc vai descobrir isso da pior forma possível quando morrer sem ter aceitado Jesus,é pra o inferno que vc vai!!!

    • Diego

      Emerson, repare que em todos os casos que você mencionou de condenações da parte de Deus pelo pecado/desobediência (israelitas que saíram do Egito, Acã, os filhos de Arão, Nadabe e Abiú , Ananias e Safira), em nenhum deles é mencionado que a condenação pela desobediência foi o TORMENTO ETERNO NO FOGO; antes, ele sofreram uma morte imediata (em alguns casos por fogo vindo do céu sim, mas isso provocou a morte IMEDIATA; eles não ficaram queimando eternamente).

      Você mencionou corretamente que Deus é justo. Ao mencionar a punição ao primeiro homem Adão, caso ele desobedecesse ao seu mandamento, Deus disse que ele MORRERIA (Veja Gênesis 2:15-17). Seria justo da parte de Deus mencionar determinada punição e, depois do homem pecar, mudar a sentença, condenando-o a um lugar de sofrimento ETERNO? É obvio que não! ISSO NÃO É JUSTIÇA! E de fato, não foi isso que Deus fez; Ele se apegou a sua palavra. (Veja Gênesis 3:19) Por fim, aconteceu isso, Adão morreu. (Veja Gênesis 5:5) E isso está em harmonia com o que a Bíblia diz em Romanos 6:23, que diz que o “salário pago pelo pecado é a morte”.

      Essa é a justa punição aos maus que escolherem não obedecer aos mandamentos de Deus: A MORTE, SEM ESPERANÇA DE RESSURREIÇÃO; A DESTRUIÇÃO ETERNA. Isso está em harmonia também com o que a bíblia diz em:

      SALMO 37:9, 10
      “Porque OS MALFEITORES SERÃO EXTERMINADOS, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. Pois ainda um pouco, E O ÍMPIO NÃO EXISTIRÁ; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.”

      2 TESSALONICENSES 1:5-9
      Esta é uma prova de que Deus é justo na sua maneira de julgar. Como resultado disso, vocês se tornarão merecedores do seu Reino, pelo qual estão sofrendo.
      Deus fará o que é justo: ele trará sofrimento para aqueles que fazem com que vocês sofram e dará descanso a vocês e também a nós, que sofremos. Ele fará isso quando o Senhor Jesus vier do céu e aparecer junto com os seus anjos poderosos, no meio de chamas de fogo, para castigar os que rejeitam a Deus e não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus.
      ELES SERÃO CASTIGADOS COM A DESTRUIÇÃO ETERNA e ficarão longe da presença do Senhor e do seu glorioso poder.

    • Diego

      Valmir, você mencionou corretamente os atributos de Deus: Ele é SOBERANO. Acrescentaria a isso SUPREMO LEGISLADOR e CRIADOR. Devido a todos esses atributos, ele corretamente tem o direito de o que quiser e como quiser. Porém, tem duas coisas que Deus NÃO PODE FAZER JAMAIS. São elas:

      Deus não pode mudar ou ser mudado (Malaquias 3:6; Tiago 1:17)
      Deus não pode mentir (Tito 1:2)

      Portanto, Deus não pode JAMAIS ir contra seus próprios padrões e princípios. Pois caso o fizesse, como poderíamos confirmar PLENAMENTE em Deus? Afinal, que base teríamos para confiar que, o que ele deixou registrado na sua palavra a Bíblia é a verdade absoluta e imutável?

      Sobre a idéia de um tormento eterno, a mesma é ligada a uma INTERPRETAÇÃO ERRADA que muitos fazem da palavra GEENA na Bíblia. O que é GEENA segundo a Bíblia? A palavra GEENA vem do hebraico Geh Ben-Hinom, literalmente “Vale do Filho de Hinom”. Era um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. Lá eram jogados cadáveres de pessoas consideradas indignas de serem enterradas. (note: CADAVÉRES, PESSOAS MORTAS, e não PESSOAS VIVAS) Ao menciona-la, Jesus Cristo quis transmitir a idéia de uma DESTRUIÇÃO ETERNA. Pois assim como as pessoas que eram lançadas na GEENA literal dos tempos antigos, eram consideradas indignas de serem enterradas, os que são lançados na GEENA simbólica são considerados indignos de ressurreição.

      Interessante que quando Jesus disse sobre os que são lançados na GEENA, note o fim que essas pessoas terão lá:

      Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode DESTRUIR NO INFERNO (ou GEENA) tanto a alma como o corpo”

      Ah, e sobre queimar pessoas (vivas) nessa GEENA, quer saber qual a opinião de Deus? Vamos deixar ele mesmo dizer:

      “E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que NUNCA ORDENEI, NEM ME VEIO À MENTE.” – Jeremias 7:31

      Portanto, tal conceito de TORMENTO ETERNO, DE MANEIRA CONCIENTE EM UM INFERNO DE FOGO, é algo repugnante aos olhos de Deus, algo que estava ligado a adoração pagã, e nunca a adoração verdadeira.

      Quando a bíblia usa termos como FOGO, LAGO DE FOGO, TORMENTO ETERNO, é somente no sentido de uma DESTRUIÇÃO ETERNA. Qualquer interpretação diferente disso tornaria contraditório o que a Bíblia diz sobre a ALMA SER MORTAL (Eclesiastes 9:5, 6 e 10; Ezequiel 18:4) e sobre a PUNIÇÃO ESTABELECIDA POR DEUS PARA OS MAUS (Genesis 3:19; Salmo 37:9, 10; 2 Tessalonicenses 1:5-9; Romanos 6:23)

    • Luis N

      Se me permite, tentarei responder as suas perguntas.
      1. “Que culpa tenho eu de ter nascido? ”
      R. Não tem nenhuma culpa. Nem Deus tem.
      2.”Como posso ser condenado por meus pecados se foi algo instituído por Deus?”
      R. O Pecado o mal. É o afastamento de Deus. Deus repudia o mal. Sim , pode ser condenado pelo pecado, por escolha sua. É o preço de ser livre e de fazer más escolhas. E claro que também pode ser salvo.

      3.”Adão e Eva não caíram por serem plenamente ingênuos como uma criança? Foram tentados por uma serpente absurdamente sábia e cheia de malícia e Deus não evitou? ”
      R. A história de Adão e Eva é uma história para nos mostrar como podemos usar mal o dom da liberdade.
      4.”Deus errou na criação dos anjos, ou ele fez isso para que pudesse jogar esse grande jogo chamado “bonecos humanos”?”
      R. Os anjos, assim chamados, são criaturas espirituais, dotadas de liberdade, tal como o homem. Os anjos também podem escolher de que lado estão! Para haver amor tem de haver liberdade… senão o que havia era marionetas!
      Cumprimentos

  • KLEBSON
    Responder

    A idéia de sofrimento eterno não condiz com um criador amoroso. E também não encontra RESPALDO bíblico.
    Se alguém após a morte continuasse a sentir algo, a Bíblia seria contraditória. Pois ECLESIASTES 9:5,10 mostra que toda atividade humana cessa após a morte. E também ROMANOS 6:7,23 mostra que a MORTE é o salário do pecado e quem já morreu foi ABSOLVIDO do seu pecado.
    Essa aplicação feita com o lago de fogo, foge do sentido bíblico. Pois ” REPRESENTA” a segunda morte, ( morte eterna) não tem nada a haver
    com sofrimento eterno.

  • MARCELO
    Responder

    EU NAO SEI PREGAR MAS ACREDITO SIM NA PALAVRA SANTA DE DEUS E ACREDITO Q O INFERNO EXISTE ENTAO EU QUERO APRENDER A PALAVRA DE DEUS PORQ EU NAO QUERO IR PARA O LAGO DE FOGO PRECISO ME ARREPENDER ENQUANTO A TEMPO EU VIVO NO PECADO NSS MUNDO IMUNDO

  • kelly gonçalves
    Responder

    Então me explica uma coisa aqui irmão boa tarde ,a morte será lançada no lago e o “inferno”(sepultura é isso,já que não é inferno”)então este inferno aqui citado que será lançado é o que ?
    Ainda tenho dúvidas,não creio em somente sepultura ser o inferno??

    • Vai na Bíblia

      No caso o correto seria a morte e o Hades serão lançados no lago de fogo. Isso provavelmente representa a totalidade dos que estavam mortos e aguardavam o julgamento para condenação.

    • DIEGO

      Kelly, o texto em questão é Apocalipse 20:14. Ele mesmo explica o que é o lago de fogo:

      “Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O LAGO DE FOGO É A SEGUNDA MORTE.

      Portanto, o lago de fogo simboliza a SEGUNDA MORTE, DESTRUIÇÃO ETERNA, a qual não se tem esperança de ressurreição. A evidencia de lago de fogo é símbolo de destruição eterna se da ao fato (que você mesmo citou) de que a MORTE é lançada nesse lago de fogo. (Apocalipse 19:20; 20:14) A morte, obviamente, não pode ser literalmente queimada. Também o DIABO, uma invisível criatura espiritual, é lançado nesse lago. Sendo espírito, ele não pode ser prejudicado por fogo literal. Além do mais, diz que a FERA, e o FALSO PROFETA são lançados no lago de fogo, e sabemos muito bem que ambos são simbólicos. — (Veja Apocalipse 20:10 e compare isso com Êxodo 3:2 e Juizes 13:20).

      Na Bíblia, o TORMENTO POR FOGO é relacionado com DESTRUIÇÃO E MORTE, e não com sofrimento eterno. Por exemplo, na tradução grega Septuaginta das Escrituras Hebraicas, a palavra tormento (bá·sa·nos) é várias vezes usada com referência à punição por meio da morte. (Veja Ezequiel 3:20; 32:24, 30) Falando sobre Babilônia, a Grande, Apocalipse 18:9, 10 diz que “os reis da terra . . . chorarão e baterão em si mesmos de pesar por causa dela, ao olharem para a fumaça do incêndio dela, enquanto estão parados à distância, por causa do seu temor do tormento [gr.: ba·sa·ni·smoú] dela”.

      Quanto ao significado do tormento, um anjo explica mais tarde: “Assim, com um lance rápido, Babilônia, a grande cidade, será lançada para baixo, e ela nunca mais será achada.” (Apocalipse 18:21)

      Deste modo, O TORMENTO POR FOGO CORRESPONDE À DESTRUIÇÃO, e, NO CASO DE BABILÔNIA, A GRANDE, É UMA DESTRUIÇÃO ETERNA. — (Compare isso com Apocalipse 17:16; 18:8, 15-17, 19).

  • Giancarlo
    Responder

    A Bíblia diz que um dia o pecado deixaria de existir. Logo, se há pecadores sofrendo eternamente a Bíblia entra em contradição. Assim eu entendo que o lago de fogo descrito no livro de apocalipse se trata de uma sentença e se tratando de uma linguagem figurada concluo que tormento eterno seria a aniquilação do mal.

  • FERNANDO FULACHI
    Responder

    Pelos vers. descritos e traduções aqui vistos continuo crendo sobre o inferno como sendo um lugar de tormento e condenação, porque Jesus iria falar sobre a morte do rico e de Lázaro, que seria impossível quem está no inferno passar para onde está Abrãao, pois havia um grande abismo entre eles, e o que dizer do rico conversando se estava no inferno, ele não foi extinto como dizem alguns, POR QUAL MOTIVO JESUS FALARIA UMA PARABOLA COMO ESTA, VISTO QUE O INFERNO NÃO EXISTE COMO ALGUNS DIZEM? ENTÃO NÃO TEM LÓGICA, NA MINHA INTERPRETAÇÃO O INFERNO EXISTE SIM E SERÁ UM LUGAR DE MUITO TORMENTO PARA OS CONDENADOS

  • C
    Responder

    Misterio misterio misterio

  • Ricardo
    Responder

    kolasin aionion em Mateus 25, significado é corte, poda, ou seja separação eterna. Um exemplo: vou cortar aquela árvore pra sempre, vou ficar serrando por toda eternidade? Não! Mas a consequência da ação será eterna, não a ação. Claro que comparando com vida eterna, claro que se trata de vida eterna. Pois vida se trata de uma condição de existência, ao contrário de morte eterna.

  • Silvana Oliveira
    Responder

    Pessoal
    o inferno existe simmmmm
    Leiam Mateus 25,46
    E os impios irão para o tormento ETERNO…..
    Mateus 25,41
    Dirá também aos que estiverem a sua esquerda:
    Apartai vos de mim malditos para o fogo ETERNO.

  • Valciana
    Responder

    A Verdade é que nunca ninguém morreu e voltou! O jeito é esperar o Julgamento Divino,pois os homens só sabem fazer confusão de doutrinas.

    • Gabriel

      Concordo, um bom exemplo disso é a lei onde esta escrito uma coisa mas cada juiz tem a sua interpretação, um diz que pode outro diz que não, a bíblia nos ensina com devemos veviver as nossas viadas aqui na terra e como devemos nos preparar para vevermos a vida eterna, muitos dizem que como pode queimar um corpo eternamente já que após a morte não se tem mais nenhuma atividade física mas se esquecem que o fogo não é um fogo natural mas espiritual.

  • Kaline
    Responder

    Bom eu acreditei no inferno a minha vida toda, é porque agora eu deixaria de acreditar? Derrepente eu deixo de acreditar e é pra lá que eu acabo indo? Muitas dúvidas. Minha mãe dizia que o inferno não era pra nós mas sim para satanás mas também dizia que satanás faria de tudo pra nos levar com ele. Ou seja não é Deus que nos manda pra o inferno mas satanás nos leva devido a nossas escolhas. Assim eu aprendi. Depois que aprendemos nunca mais esquecemos.

  • Luis
    Responder

    Bom dia, vc fala que o inferno existe e que em Apocalipse 20 falar do largo de fogo me explica por favor, o homem vai pro inferno pq errou e nao se arrependeu certo, mas e a morte e a sepultura (hades) pq ambos vao pro inferno se eles nao sao pessoas?

    Geena era um lugar que se queimas certas coisas certo, vc tem conhecimento de algo que foi jogado na geena e ficar ali queimando pra todo sempre sem se acabar? Tipo um papel ou uma madeira? Ou qdo eram jogados na geena era totalmente distruidos

  • Henrique araujo
    Responder

    Que mistura kkk… viramos zumbis? Morto vivo? Se sofre eternamente então não morreu. Deus é de vivos e não mortos. O lago de fogo será pra àqueles que não estão no livro da vida… serão exonerados no lago, assim que forem lançados. O glorificado será para o justo, o ímpio de carne, osso, sangue (matéria) vai desaparecer. hoje somos Almas vivente, mas na vinda de cristo, teremos um novo corpo. ( 1coríntios 15: 35,36,37) inferno” sofrimento eterno é coisa de religião pagã. Ate a igreja católica aderiu essa prática na idade média ( período das trevas)
    Apenas Deus possui a imortalidade. (2timóteo 6:15,16.

  • Bryan Johnson
    Responder

    A bíblia ensina que o inferno será lançado no lago de fogo junto com a segunda morte. Todo aquele que não for salvo estará neste grupo.

    http://igrejabatistacompaixao.com/salvacao

  • Antony
    Responder

    Claro que tem gente no inferno!! Leia Apocalipse 20:13 O Mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
    Então, como estamos vendo, existe pessoas lá, e Jesus tbm da o exemplo do homem rico e lazaro, que um vai p o seio de abraao e o outro vai para o inferno, ou seja, tem pessoas lá

    • Vai na Bíblia

      Como dito no vídeo, Hades não é inferno.

    • Ana

      Antony, o que se retrata no livro de Apocalipse ainda não aconteceu. É uma visão do que irá acontecer.
      ”Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ap 1:1”
      O versículo que você se refere na verdade é assim: “O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Ap 20:13”
      Observe que você escreveu “a morte e o inferno”, mas o correto é “e a morte e o hades”. Confira na sua bíblia.
      O hades (primeira morte, lugar intermediário onde os mortos esperam a volta de Cristo para serem julgados), irá entregar os mortos para serem julgados e somente depois de julgados poderão ser mandados para o inferno. Hades não é o inferno. Hades = lugar intermediário.
      Inferno ou lago de fogo = lugar eterno, definitivo.
      O inferno está vazio pois Jesus ainda não voltou, logo, o julgamento ainda não aconteceu. No momento existem pessoas no Hades. Mas só irão para o inferno depois que Jesus voltar e julgar as nações.
      De novo: o livro de apocalipse é uma visão de como será a volta de Jesus e de como será o julgamento. Ainda não aconteceu. ok? Espero ter ajudado.

  • Isabelle Natalya Brito Pessoa
    Responder

    Tenho dúvidas sobre a morte eterna, significa que os impios padecerão eternamente ? quem errou mas está arrependido tentando mudar serão salvos? lá no céu nos conheceremos ou não?

  • Isaac Matos
    Responder

    “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” Ele também disse que esses “irão para o castigo eterno”. — MATEUS 25:41, 46, COMO SERES ESPIRITUAIS, QUE NÃO MORREM E NAÕ TEM CORPO PODEM SER LANÇADOS EM “SEPULTURA OU NA MORTE???? FOI O MESMO LUGAR QUE ELE DISSE QUE OS CONDENADOS IRIAM

  • junior.libertario
    Responder

    idiotas adoram ser enganados por falsos profetas da salvaçao

  • Sandro
    Responder

    Boa noite. Só fazendo um pedido. Na pergunta acima, que diz: “A bíblia não fala sobre o inferno”? O senhor não respondeu nem que sim e nem que não. Mas começou com a palavra “mas”. Desculpe me.

  • José
    Responder

    Boa Noite

  • Anônima
    Responder

    O Lago de fogo não é o inferno.Pois em Apocalipse 20:14 diz: Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo.

  • Damiana Leite
    Responder

    Deus sendo justo condenaria para sempre homens e mulheres (criados por ele) que viveram por tempo limitado aqui na terra?! Suponhamos q uma pessoa q praticou o mal,foi homicida e morreu com 20 anos,passaria essa pessoa a eternidade sofrendo,para sempre sendo atormentado?! No meu entender,creio q os ímpios serão aniquilados, simplesmente deixarão de existir.

  • Josenilton furtado
    Responder

    Está escrito.
    Errais não conhendo as escrituras, nem o poder de Deus
    Mateus 22:29
    Colossenses 2:8 diz tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas segundo tradição dos homens segundo os rudimentos e não segundo Cristo.
    Deus nunca é injusto ao tratar com as pessoas. como criador soberano, ele tem o direito de tratar com as pessoas de acordo com sua vontade, seja no exercício de sua misericórdia ou no exercício de sua ira ele é Deus e nem por isso vai se contradizer.
    No juízo final saberão se existe inferno e lago de fogo, ou não
    Pesso que Deus tenha misericórdia de cada um, e que ele vos abençoe

    Parabéns pelo estudo que Deus continue lhe agraciado em nome de Jesus.

  • Luiz
    Responder

    A Bíblia não é clara nesse assunto e aí quem decide é o leitor ou uma denominação cristã que decide qual é a interpretação correta no entendimento teológico dessa denominação e aí repassa isso para os crentes ou seja o entendimento é de interpretação particular.

  • Assis fonseca
    Responder

    BOM MESMO É SERVIR A DEUS ASSIM TEREMOS UM PAI PROTETOR PARA SEMPRE.

  • Leonardo
    Responder

    Tenho uma dúvida: se Cristo veio para sofrer nossa condenação e nos conceder sua vida, então porque Ele não sofreu o castigo eterno, a saber, queimar eternamente no Geena? Já que esse era a punição por nossos pecados, o qual Ele aceitou receber e quitar a dívida?

    • Vai na Bíblia

      A resposta está na dupla natureza de Jesus (Deus e homem). Ele não foi somente um homem que morreu por nós, mas o próprio Deus. A dívida era com Ele próprio e, por essa razão, não há sentido em ser condenado por uma divida consigo mesmo. Assista: Jesus deixou de ser Deus?

  • Natan
    Responder

    Não deixes as afrontas te parar continue levando as boas novas pois muitos necessitam delas e tenha a certeza a palavra de Deus não volta vazia

  • Deodato
    Responder

    Deus, pode fazer o que Ele bem entender, o problema é que existe hoje a luta a batalha do bem contra o mau, e a bíblia nos dá indícios de que vai chegar a hora em que haverá a vitória final (de uma vez por toda) do bem contra o mau. Se o Diabo e os ímpios continuarem sofrendo sem deixarem de existir sendo punidos por toda a eternidade, que vitória é essa, ou seja, os revoltosos e o mau continuará existir, será que vão ficar quietinhos lá? em Apocalipse na visão de João, vemos que eles se revoltaram contra os santos e foram consumidos, devorados, pelo fogo que desceu do céu, verso 9, isso para mim é desaparecer, deixar de existir, virar cinzas. Isso é o inferno que veio existir naquele momento para punir, castigar os ímpios que não se arrependeram. (Ap. 20: 7 ao 10). E atormentados para sempre, significa, que durante toda a eternidade seus seus delitos não serão esquecidos por Deus e nunca mais terão possibilidade de reviverem e estarem na presença do Senhor como os salvos. Mas, como foi falado por alguém aqui, o mais importante é pertencermos ao Reino de Deus, porque, tendo tormento eterno ou não se estivermos com o Senhor, somos salvos da condenação eterna.

  • Webcuriosidades
    Responder

    Bom o inferno não existe, isso é fato! Então vamos lá!
    1_Quando Adão e Eva comerão o fruto proibido eles não foram condenados ao inferno mas sim a morte.(GN:2:17)(GN:3:22).
    2_Existe diversos erros de tradução na biblia, e devo ressaltar que os anjos caídos vieram aqui para terra e não para o inferno(GN:6:1 e 2). Então no caso até filhos tiveram com as mulheres humanas.
    3_O inferno hoje usado nas igrejas é um inferno literario no qual foi criador pelo filosofo Platão que nem cristão era!
    4_RM capitulo 6:23
    5_A teoria do inferno na verdade é meio que ”roubada” de outras culturas, pois umas teorias parecidas aparecem em outras culturas como a dos egipicios por exemplo.
    6_A teoria sempre foi e sempre será uma tática de intimidação. Pois vamos ser sinceros, vc diz que vai para a igreja pra busca a Deus, mas na verdade vc vai com medo de ser condenado ao inferno ou ao pecado.
    7_Se vc vai sofrer eternamente no inferno, então como o proprio Jesus disse que os impios irião ser destruidos?
    8_ se Deus é puro amor então por que ele condenaria suas criaturas ao um lugar tao terrivel?
    bom eu poderia da mil motivos, mas o que eu falo e pra vcs pesquisarem mais, por que se eu for fala tudo aqui vai ficar muito extenso

  • Toni
    Responder

    E como no computador, as pessoas quando morrem vao pro my recicle bin, onde podem ser resgatadas. E caso nao houver interesse por elas sao eliminadas completamente, sem possibilidade de resgate. Usemos a logica, meus companheiro. Nao devemos ter fe cega.

  • Bruno Dourado BD
    Responder

    . Boa Tarde Amados
    Em Cristo Jesus.
    Peço Ajuda de vós, Tenho Uma dúvida.
    A Pergunta é o Seguinte:
    Onde fica o Inferno no Céu ou na Terra?

  • Jordan
    Responder

    Só uma dúvida…
    Se Jesus morreu na cruz e passou três dias no inferno para pagar os pecados do mundo, então por que nós temos que ir para o inferno e pagar por eles de novo?

  • silvio
    Responder

    No principio Deus criou o homem, e o homem nasceu pra ser eterno, deu vida eterna para o homem.Por sua desobediência o homem perdeu esse privilegio, e ficou sobre uma condenação a morte, o homem perdeu o acesso a eternidade com Deus.. Mais por amor Deus enviou seu unico filho para que toda aquele que nele crê não pereça mais que tenha vida eterna…
    Por isto meu amados o senhor Deus é amor mais é justiça tambem, o inferno foi sim Deus que fez para satanas e seus cumprices… Deus ama o pecador mais abomina o pecado.
    agora todos nos estamos sobre um juizo, o juizo de Deus.. mais se vc crer no senhor jesus vc esta salvo, e so aceita Jesus como salvador que ta tranquilo irmãos, mais muitos preferem fazer a vontade de satanas… e ainda querem ir pro ceu?! Certamente de mores sem o senhor jesus vc ira para o inferno queira vc sim ou não. Deus escreveu as leis cabe nos seguirmos isto, ou vc ta achando se gerou a sim mesmo… humano hipocrita… buscai o senhor de todo coração de toda sua alma e ele lhe conduziras a eternidade. Louvado seja o nome do senhor Jesus!… Ha um juizo sobre a vida do homem por causa da sua desobediência, a unica forma de se livrar desse juizo e JESUS…. Amai ao senhor sobre todas as coisas… Aceita Jesus por amor! E todas as outras coisas vos serão acrescentadas…
    O mundo jaz no maligno, se vc serve a este mundo então serve ao diabo, ele veio pra matar roubar destruir o homem.

  • silvio
    Responder

    No principio Deus criou o homem, e o homem nasceu pra ser eterno, deu vida eterna para o homem.Por sua desobediência o homem perdeu esse privilegio, e ficou sobre uma condenação a morte, o homem perdeu o acesso a eternidade com Deus.. Mais por amor Deus enviou seu unico filho para que toda aquele que nele crê não pereça mais que tenha vida eterna…
    Por isto meu amados o senhor Deus é amor mais é justiça tambem, o inferno foi sim Deus que fez para satanas e seus cumprices… Deus ama o pecador mais abomina o pecado.
    agora todos nos estamos sobre um juizo, o juizo de Deus.. mais se vc crer no senhor jesus vc esta salvo, e so aceita Jesus como salvador que ta tranquilo irmãos, mais muitos preferem fazer a vontade de satanas… e ainda querem ir pro ceu?! Certamente de mores sem o senhor jesus vc ira para o inferno queira vc sim ou não. Deus escreveu as leis cabe nos seguirmos isto, ou vc ta achando se gerou a sim mesmo… humano hipocrita… buscai o senhor de todo coração de toda sua alma e ele lhe conduziras a eternidade. Louvado seja o nome do senhor Jesus!… Ha um juizo sobre a vida do homem por causa da sua desobediência, a unica forma de se livrar desse juizo e JESUS…. Amai ao senhor sobre todas as coisas… Aceita Jesus por amor! E todas as outras coisas vos serão acrescentadas…
    O mundo jaz no maligno, se vc serve a este mundo então serve ao diabo, ele veio pra matar roubar destruir o homem. DEUS QUER SALVAR VC IRMÃO! ACEITA-O COMO SEU UNICO SALVADOR! JESUS

    • Douglas

      Parabens irmao !
      Isso mesmo.
      Eu não sei por que este povo esta proucupado com o inferno , querem viver suas vidas no erro da prostituicao, adulterio cobiça luxúria e muito mais e proucuram filosofias para provar que o inferno nao existe .
      Arrependeivos pois a vinda de Jesus esta proxima e se vcs nao viverem de acordo com a palavra, vcs verao se o inferno nao existe.

  • l
    Responder

    se n existe o inferno,o que aconteceria com os assassinos,os estrupadores,os bruxos,as pessoas que fazer pacto com o diabo,as pessoas que por livre arbitrio desprezaram a Deus?Se simplismente eles so desaparecessem,fossem consumidos,n haveria razao pra nimguem n tentar pecar,todos poderiam fazer o que bem entendesse,ou estou errado?acredito que existe sim,pois se n houvesse um lugar pras pessoas más serem punidas,n tem sentido as pessoas quererem seguir os mandamentos certinho,fazer o bem,pois se caso morrer simplismente deixariam de existir.

  • George Byron
    Responder

    Infelizmente a doutrina do Inferno de Fogo se tornou o espantalho da cristandade. Muitos se declaram cristãos não por amor e zelo pelo verdadeiro Deus, Jeová mas por medo de ir para o “Inferno de fogo”.
    Lembrando:”a ALMA que pecar esta morrerá” (Ez:18:4)

  • GUSTAVO BIANCO DE OLIVEIRA
    Responder

    pecou arrependa-se e mude de vida!!! ficar errando sempre na mesma coisa é burrice, é não querer largar o pecadinho de estimação. Quem é Fiel não tem com o que se preocupar, sabe muito bem pra onde vai!

  • renato nora junior
    Responder

    ola,tudo bem?

    acredito firmemente que Deus nao é louco. Ele sabe muito bem o que faz e claro é onisciente. ele sabe da fragilidade humana. sabe que somos pecadores. mas vamos ao seguinte raciocinio:qual é a origem do mal?
    é isso que temos que nos perguntar.
    Deus ja sabia o que acontecia no coraçao de lucifer e mesmo assim deixou que toda essa bagunça acontecesse por um PROPOSITO. Deus seja por dolo ou simplesmente por omissao tem responsabilidade grave com relaçao ao mal existir. sendo assim nao ha como um Deus que deixou lucifer fazer o que queria condenar a uma eternidade de dor seres humanos que apenas nao aceitaram Jesus. Seria ate loucura e Deus nao é louco.