Seitas e Heresias – Como identificar uma Seita?

Como saber se a religião que seguimos ou a igreja que frequentamos não é uma seita? Como identificar um grupo religioso que prega heresias e quais podem ser as consequências de se permanecer no engano?

Abordamos os quatro caminhos seguidos pelas seitas e trouxemos a resposta apologética para cada um deles com base nos cinco pilares da fé crista.


Inscreva-se em nossos canais

593.007 inscritos no Vai na Bíblia.
22.598 inscritos na VnBteo.


seita

Leia ou [clique para assistir]

A importância do tema

E por quê esse assunto é tão importante? Simplesmente porque ele pode definir ao seu destino eterno (Pv 16.25).

Em outros vídeos nós já explicamos o porquê a Bíblia é o nossa base para entender o mundo físico e principalmente o mundo espiritual (Jo 1.18). Se não fosse a Bíblia nos revelar como o mundo espiritual funciona, seria impossível saber o que é ou não verdade (Jo 17.17).

Afinal, qual seria nossa fonte? As visões, os sonhos ou as experiências que pessoas tiveram? (Cl 2.18, Ez 13.8-9). Como saber se a pessoa está falando a verdade ou não? (Jr 17.5). Se nós não tivermos a Bíblia como fonte de autoridade (Mt 5.18), tudo fica muito relativo!

E por que nós temos que ter este cuidado? Será que alguém teria interesse em mentir ou enganar o homem a respeito do mundo espiritual? Com toda certeza existe um grande interesse, tanto por parte do homem (2Pe 2.3), como principalmente por parte do diabo (Jo 8.44, 2Co 11.3).

Nós só conseguimos desmascarar a mentira através da Bíblia (Hb 4.12-13). Portanto, se você ainda não crê que a Bíblia é a perfeita Palavra de Deus, entenda que este vídeo não é para você.

A heresia

Partindo deste princípio, nós consideramos como heresia todo ensino que distorce o padrão que Deus revelou em sua Palavra (At 13.10, 1Tm 1.3), ou seja, um ensinamento não precisa descartar totalmente a Bíblia para ser considerado como uma heresia, basta que ele contrarie uma única doutrina bíblica obrigatória (Ef 4.14, 2 Tm 2.18).

E quando nós falamos em doutrina obrigatória, significa algo que é inquestionável e não pode ser rejeitado de forma alguma (Mt 24.35), já a heresia abala gravemente os fundamentos bíblicos e deve ser completamente rejeitada (1 Tm 6.3-5). Também existem doutrinas bíblicas que não são obrigatórias, conhecidas como posições ou linhas teológicas.

Posições ou linhas teológicas

Um bom exemplo disso é em relação à escatologia, que é o estudo das coisas futuras. Alguns crêem que o arrebatamento e a volta de Cristo (1Ts 4.16-17, Ap 1.7) acontecerão de forma simultânea, ao mesmo tempo, outros crêem quem são eventos distintos, primeiro o arrebatamento, depois a volta de Cristo.

São posições teológicas válidas, por dois motivos:

  1. Tratam de um assunto do qual a Bíblia fala a respeito, mas a revelação não é tão clara (Mt 25.13).
  2. Tratam de um assunto em que crer de forma diferente não faz tanta diferença (Rm 14.5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Seita

Mas independente disso, como uma posição é contrária a outra, alguém está errado, porém, nosso foco aqui não são linhas teológicas, mas sim as heresias. Todo grupo religioso ou ideológico que prega, ou segue aquele que prega heresias, é uma seita (2Tm 4.3-4).

A própria Bíblia alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra (1Co 15.1-2, 2Pe 1.19) e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho (2Pe 2.1). Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres (Mt 24.24). A Bíblia diz que o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

A nossa segurança está na Bíblia (Tt 1.9), e se por um lado é fica fácil identificar uma seita quando a mesma ignora completamente Bíblia, fica bem mais complicado identificar uma que se utiliza da Bíblia (2Co 11.13, 2Jo 1.9).


Inscreva-se em nossos canais

593.007 inscritos no Vai na Bíblia.
22.598 inscritos na VnBteo.


Como identificar uma seita?

E pra isso, o método mais eficiente para se identificar uma seita é conhecer os quatro caminhos seguidos por elas, o da adição, o da subtração, o da multiplicação e o da divisão. E é isso mesmo que você ouviu, é possível identificar uma seita através das quatro operações matemáticas.

Adição (+)

O grupo adiciona algo à Bíblia. Sua fonte de autoridade não leva em consideração somente a Bíblia.

Uma seita geralmente possui outros livros tidos como inspirados e que possuem autoridade igual ou até superior a Bíblia. Muitas vezes utilizam a Bíblia como se fosse um livro de consulta e também podem afirmar que só é possível entender a Bíblia através da sua tradição religiosa, ou seja, a tradição se torna mais importante que a própria Bíblia.

E por que não podemos adicionar nada à Bíblia?

  • Sola Scriptura (somente a Bíblia)

Porque a Bíblia é a única fonte escrita da revelação divina (2Pe 1.21, Ap 22.18-19). A Bíblia, sozinha, ensina tudo que é necessário para nossa salvação e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado (2Tm 3.15-17). A Bíblia não contém a Palavra de Deus, a Bíblia é a Palavra de Deus, e por isso, não contém erros! (Sl 119.160, Sl 12.6, Sl 19.7). A Bíblia traz todas as informações necessárias para que uma pessoa saiba que sem Jesus não há salvação (At 4.12, 1Co 3.11). Deus jamais trará uma nova revelação que seja independente ou que contrarie o que está exposto na Bíblia (Gl 1.8).

Subtração (-)

O grupo subtrai algo da pessoa de Jesus.

Alguns grupos vêem Jesus simplesmente como um homem bom e que morreu como prova de amor, outros vêem como um grande um profeta ou apenas mais um fundador de religião, outros vêem como médium ou um espírito evoluído, e os mais sutis, e consequentemente os mais perigosos, são os pseudocristãos, que subtraem algo da natureza de Jesus, tanto da natureza humana, dizendo que Ele nunca teve um corpo como o nosso (2Jo 1.7), como principalmente da natureza divina, muitas vezes dizendo que Jesus é ser criado, que Jesus é um anjo, ou um deus inferior.

E por que faz toda a diferença você saber quem realmente é Jesus?

Porque a Bíblia ensina que Jesus é Deus (Jo 1.1). Pra você que ainda não entende isso, nós temos um outro vídeo no canal que deixa isso bem claro. Sendo assim, não dá pra comparar Jesus com outros seres humanos ou mitológicos, nem mesmo com os anjos (Hb 1.3-6). A Bíblia atesta a autêntica divindade de Cristo (onisciência (Jo 16.30), onipotência (Ap 1.8), onipresença (Mt 28.20) e eternidade (Is 9.6)) e também a autêntica humanidade de Jesus, pois nasceu como homem (Lc 2.6-7), cresceu como homem (Lc 2.52), sentiu sede (Jo 19.28), fome (Mt 4.2), comeu e bebeu (Mt 11.19), dormiu (Mt 8.24) etc.

  • Sola Christus (somente Cristo)

Nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediadora do Jesus Cristo histórico (1Tm 2.5-6). O Deus Filho que se fez carne (Jo 1.14), tornou-se em tudo semelhante a nós (Hb 2.17), porém, sem pecado (Hb 4.15). Morreu na cruz carregando nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou fisicamente dentre os mortos (1Co 15.3-4, Lc 24.39). Depois disso Ele subiu aos céus, assentou-se a destra de Deus Pai (1Pe 3.22) e retornará no futuro para julgar a humanidade (Rm 2.16, 2Tm 4.1) e estabelecer Seu reino (Ap 11.5).

Por isso, se a religião que você segue subtrai algo da pessoa ou da obra de Cristo, fica espeto.

Multiplicação (x)

Onde o grupo pode afirmar que crer em Jesus é importante, mas não é tudo. Eles multiplicam as formas pelas quais as pessoas podem ser salvas.

Para as seitas, a salvação não é pela da graça de Deus, por meio da fé. Elas pregam a salvação pelas obras. Algumas ensinam que jesus simplesmente abriu o caminho, e que restante é com o homem. Que nós temos que trabalhar arduamente com o fim de obter nossa própria salvação. Outras pregam que a vida eterna só será concedida aos que guardarem a lei, aos que cumprirem os mandamentos estabelecidos no Antigo Testamento. Algumas seitas negam a existência do pecado (1Jo 1.8) e outras negam a eficácia do sangue de Cristo para cancelar nossos pecados, mesmo esta sendo esta a mensagem central da Bíblia (Ef 1.7-10).

E por que isso é extremamente perigoso?

  • Sola Gratia (somente pela Graça)

Porque Bíblia declara que a salvação é pela graça, não por obras, que não vem de nós, é dom de Deus (Ef 2.8-9). O ser humano nasce morto espiritualmente (Rm 5.12), sendo escravo do pecado (Jo 8.34) e é resgatado unicamente pela graça de Deus (Tt 2.11). A salvação não é obra humana. A graça de Deus em Cristo não só é necessária, como é a única causa eficaz da salvação (Tt 3.4-6). As boas obras devem ser praticadas como consequência da nossa salvação (Ef 2.10). E não o contrário.

Divisão (÷)

O grupo divide o mérito da salvação de Deus entre Jesus e a sua organização religiosa.

Neste caso, desobedecer à organização ou à igreja equivale a desobedecer a Deus. Eles pregam que não existe salvação fora do seu sistema religioso.

Quase todas as seitas pregam isso, sobretudo as pseudocristãs, que se apresentam como a restauração do cristianismo primitivo, que segundo elas, se afastou dos verdadeiros ensinos de Jesus e que, numa determinada data, seu grupo apareceu por vontade divina para restaurar o que foi perdido. Daí a ênfase de exclusividade. Já outros pregam que todas as religiões são boas, contudo somente a sua será responsável por unir todas as demais.

E por que isso é uma baita heresia?

Porque a salvação é individual, o pecador é salvo quando se arrepende (At 3.19) e aceita a Jesus como seu único e suficiente salvador (Jo 1.12, Rm 10.9-10). Quando ele entrega sua vida a Jesus (2Co 5.17). E isso não é mérito de uma instituição religiosa. O ladrão arrependido da cruz, por exemplo, não precisou sem ser membro de nenhuma religião pra ser salvo (Lc 23.43). Por isso, ensinar que uma organização religiosa possa salvar é pregar outro evangelho (2Co 11.4), e tirar de Jesus a sua exclusividade de nos conduzir ao Pai (Jo 14.6).

  • Sola Fide (somente pela Fé)

Nossa salvação se dá somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. A fé em Jesus Cristo é o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus (Rm 3.21-24).

  • Soli Deo Gloria (somente para a Glória de Deus)

A salvação vem de Deus e é realizada por Deus, por isso a glória é toda Dele (1Co 1.29-31), não do homem nem de uma religião.

Conclusão

Uma seita podem comprometer completamente o que você pode receber de mais precioso na sua vida, que é a sua salvação (2Tm 2.18-19).

A nossa recomendação é que você procure conhecer melhor as doutrinas ensinadas na sua religião (2Pe 3.15-17), talvez você nem saiba que a igreja que você frequenta defende heresias (Jd 1.3-4) e que, aos olhos de Deus, você faz parte de uma seita (At 17.30-31).


Inscreva-se em nossos canais

593.007 inscritos no Vai na Bíblia.
22.598 inscritos na VnBteo.


Comentários

  • CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • robsonsarmento
    Responder

    Excelente explicação.

    • Vai na Bíblia

      Valeu Robson 🙂

    • Maria Rejane

      Adorei a página de vocês
      Muito esclarecedor
      E tem fundamentos bíblicos
      Não é atoa que em João 8:32 diz conheceres a verdade e ela vos libertará
      Deus está dando todas as dica para você não ser enganado por ninguém é só consultar a Bíblia.
      Eita Deus maravilhoso 🙏🏻

    • Maria Rejane

      Adorei a página de vocês
      Muito esclarecedor
      E tem fundamentos bíblicos
      Não é atoa que em João 8:32 diz conheceres a verdade e ela vos libertará
      Deus está dando todas as dicas para você não ser enganado por ninguém é só consultar a Bíblia.
      Eita Deus maravilhoso 🙏🏻

  • Francine Cruz
    Responder

    A paz !!!
    Que maravilha!
    Nossa, não sei nem explicar o quão edificante está sendo este material.
    Tem muita coisa, quero contribuir … Que dê certo. Deus abençoe
    (Sobre seita , não tem o PDF? )

  • Lucas
    Responder

    Olá Boa tarde, parabéns pelo trabalho. Que denominação vocês pertecem?

    • Vai na Bíblia

      Olá Lucas, o nosso ministério é interdenominacional.
      Abraço.

  • beatrizisabel
    Responder

    Benção!!! Assisti o vídeo e me edificou muito, agora com o texto e os versículos é mais fácil para estudar.
    Esdras, se for possível fala sobre batismo em vídeo ou podcast. Obrigada, DEUS abençoe!!!!

  • Elisa
    Responder

    Amei o vídeo, muito bom, esclarecedor.

  • Thainan
    Responder

    Muito edificante! Parabéns pela excelente explicação, foi bem fácil de entender. Continuem com esse maravilhoso trabalho. Deus os abençoe!

    • Vai na Bíblia

      Glória a Deus por isso Thainan.
      Abraço 🙂

  • annaclararspaiva
    Responder

    Eu vinha com dúvidas neste assunto e agora me esclareceu!
    Deus abençoe a todos por esse trabalho!

  • sheilmallmann
    Responder

    Muito edificante! Deus abençoe vocês cada vez mais !

  • Brunamariano
    Responder

    Bom dia, assisti o vídeo por acaso, ontem! E que benção!!! Parabéns pelo trabalho, que Deus os abençoe grandemente!

    Uma pergunta! Quem é esse jovem pregador?

    • Vai na Bíblia

      Olá Bruna, é o Esdras Savioli.
      Abraço. 🙂

  • mrdeolveirarosa@gmail.com
    Responder

    muito bom esse vídeo parabéns.

  • Odilon Júnior
    Responder

    Que Deus continue te abençoando !!!
    Ensino genuíno da Palavra de Deus !!!
    Ministério de mestre e dom do ensino !!!

  • Andreza
    Responder

    Eu gosto muito dos videos e das explicações claras, tenho varios amigos espiritas e alguns ubanda, tenho lutado muito pela vida deles e agra com estes conteúdos esta sendo maravilhoso, vou aplicar mais este e ver o poder de Deus, peço orações a todos que lerem este comentário,Deus é lindo ! *-* amem?! abraços que Deus continue instruindo vcs a terem mais conhecimento para partilharem conosco ! Belo conteudo !

    • Vai na Bíblia

      Olá Andreza, que Deus te capacite. Gloria a Deus pela sua vida! Abraço 🙂

  • Evair
    Responder

    Gostei muito do vídeo. Mas depois dessa analise Esdras, qual a igreja que você considera que segue exatamente a palavra de Deus?

    • Vai na Bíblia

      Olá Evair, existe várias igrejas que se seguem o Evangelho, mas você sempre vai encontrar um equívoco doutrinado. O importante é você manter-se firme nos fundamentos bíblicos.

  • Welber charles
    Responder

    Olá, parabéns pelo site e pelo canal no YouTube, vcs transmitem o evangelho de forma suave e clara, Porem tenho uma duvida em relação aos 10 mandamentos em especial a guarda do sábado, poderia falar sobre esse tema??

    • Vai na Bíblia

      Olá Welber, tudo bem?

      Agradecemos seu comentário! Vamos gravar sobre este tema em breve.

      Grande abraço!

    • Denilson

      Marcos cap 2 V.26 em diante e Marcos cap 3, JESUS é o SENHOR do sábado … A BIblia é nossa bússola quando nos inclinamos sinceramente e humildemente a DEUS ai seu ESPÍRITO nos guia a toda a verdade…. Pois palavras sem o Espírito são apenas letras e a letra mata ! Fica com DEUS JESUS te AMA

  • Quezia Silva
    Responder

    Muito bom.
    Gostaria de sugerir um tema Abuso espiritual ou submissão x autoritarismo.

  • Igor França
    Responder

    Boa noite, parabéns pelo esforço e trabalho.
    Porém, este assunto é destruído no dia 25 de Dezembro, quando as pessoas adoram Mitra (Jesus) Católico. Todas as igrejas se tornam Seitas nesta data. Esta aí o canal para o Ecumenismo com a grande Babilônia. Por que, ninguém fala aonde foi a queda da Igreja, dica: já fazem 1700 anos; Constantino e etc.

  • jairmelosousa
    Responder

    Queira esclarecer o que fazer quando TODAS as igrejas que se dizem não ser uma seita mas adotam doutrinas anti-bíblicas…elas já beberam o vinho de Babilônia (Ap. 18:3-4) e vivem em constante apostasia (1 Ts.2:3) desde que surgiram desde a igreja dos apóstolos no Século I… continuam completamente envolvidas com várias das doutrinas anti-bíblicas inventadas pela igreja-mãe (Igreja Católica Apostólica Romana), a grande prostituta (Ap. 17:1-2), mãe das prostitutas (Ap. 18:2) e que reina sobre os reis da terra (Ap. 17:18), esta mesma prostituta que se assenta sobre muitas águas (ou povos, nações, tribos…ver Ap. 17:15) e ainda justificam muitas de suas doutrinas como ser verdade.

    Como foi muito bem explanado, uma heresia é tudo aquilo que é anti-bíblico. O que dizer quando TODAS as que se dizem como não são seitas adotam doutrinas anti-bíblicas como a doutrina da trindade? Outra doutrina anti-bíblica é a santificação do Domingo e não do Sábado, como manda o 4º mandamento de Ex. 20:8-11/Mc.2:27? Afinal, O Eterno aboliu a Lei ou a confirmara com a vinda dO Filho em sua natureza humana pecadora, mesmo sem jamais ter pecado?

  • jairmelosousa
    Responder

    A saber, as religiões que não são consideradas uma seita, possuem uma coisa em comum: eles SEMPRE têm algo que ligue a uma trindade pagã, seja ela com vários codnomes…pai, filho e espírito santo, é o mais conhecido. Se estudarmos as civilizações antigas, todos eles tinham como deuses uma trindade pagã e tinham diversas divindades e diversos nomes. Isso não causa espanto pra dita teologia evangélica que todas as igrejas cristãs trinitarianas adotam? Seria mesmo essa uma doutrina bíblica ou preceitos de homens?

    • Diego

      Olha cara a trindade se a trindade é antibíblica porque a bíblia não usa esse termo, então acreditar que Deus é onisciente, onipresente e onipotente também seria heresia, mas não é porque esses termos são usados pra explicar algo que é explicito sem usar o mesmo termo. A trindade é a mesma coisa, fica bem nítido que a bíblia não trata jesus como apenas homem, mas como igual a Deus, tanto que ele aceita adoração (lembrando que os profetas rejeitaram, mas Jesus não, porque adoração pertence a Deus). E quanto ao sábado apenas leia Romanos 14: 5-16, eu tenho total convicção de que não estou fazendo nada de errado em não guardar o sábado (já que nem Jesus, nem os apóstolos guardavam o sábado por um motivo ao qual eu não vou discutir) e nós não trocamos o sábado pelo domingo, o domingo é o dia em que Cristo ressuscitou, por isso celebramos e fazemos comunhões no domingo, então não fazemos por causa do mandamento do sábado. Eu estou em paz com o que eu creio, mas se você acha que guardar o sábado é necessário para a salvação, então até Jesus e os apóstolos, Abraão, Isaque, Jacó, José e todos os judeus que nasceram antes de Moisés foram pra o inferno, logo você está fazendo de si mesmo um herege.

    • Ramon

      Diego, primeiro que a guarda do quarto mandamento não é determinante para ir para o céu, visto que seremos salvos pela graça de cristo, em outras palavras, aceita cristo e será salvo, por esse motivo que o ladrão na cruz tbm o foi. A guarda dos mandamentos em sua totalidade não é para garantia de salvação mas por amor a Deus, quem ama a Deus guarda seus mandamentos. A mudança para o domingo não foi feita a luz da Bíblia, foi feita por uma religião em um período um imperador da época chamado nabuconodosor tinha idolatria por esse dia! Se eu pudesse te dá uma dica, seria: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! Esse próprio canal citou que igreja n salva porque a salvação é individual e é verdade, mas esqueceu de acrescentar que profeticamente haveria um tempo em que se levantaria uma igreja restaurada, e sabemos q igreja n é o templo e sim uma doutrina semelhante a que Cristo gostaria que seu povo tomasse para si, e que viria para orientar nos tempos finais, não pq ela salva, pq todo aquele que crê já está salvo mas para que sendo salvos não percamos a salvação e essa é o papel da igreja, a luz da Bíblia é a resposta.

  • Talita
    Responder

    Nossa que gratificante vocês compartilhar o PDF exatamente como está no video. Me ajudou bastante pois estou dando esse estudo na Escola Bíblica dominical e isso foi exatamente o complemento que eu precisava. Obrigada!
    Uma sugestão de tema : Feminismo e o Cristianismo.

  • Denilson
    Responder

    Gostei muito a maneira que foi abordado o tema, e diferente maneira em que foi explicado . Já vi explicações semelhantes mas sempre atacando as denominações que tais coisas praticam , compreendo pq ver o engano de satanás distorcendo a verdade doi e me revolta mas é. Onde o desgraçado ganha forças pra nos acusar diante das vítimas dele.Que DEUS todo poderoso através do seu SANTO ESPÍRITO te conceda a Graça e o pleno conhecimento da verdade no amor de Nosso SENHOR JESUS CRISTO…………

  • Felipe Castilhos
    Responder

    Excelente. Tenho passado uma etapa turbulenta em minha vida e uma transição de igreja, onde desde o primeiro vídeo de vocês foi ótimo para esclarecer algumas ideias e organizar meu entendimento.
    NÃO PAREM! TOTALMENTE APOIADO!
    Parabéns, Deus abençoe!

  • rogerr3
    Responder

    Opa gostei muito do canal, parabens, acabei de sair duma seita a icm, nao foi nada facil mas me dis vc acha q tendo gente sincera q se converte e tem a vida transformada mesmo tando numa seita debaixo dessas doutrinas pode ums pessoa ser salva?

    • Vai na Bíblia

      Oi Roger, existe um período entre a conversão e a saída de uma seita, creio que durante este período a pessoa já tenha a salvação.

  • jantonio
    Responder

    que ver o cristão fora de si é falar do sábado pois para o cristão o que vale é o domingo

  • bybho
    Responder

    Excelentes argumentos. Explicações claras e concisas que nos aproximam mais de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo e nos afastam mais do engano. Obrigado, irmãos! E parabéns pela abençoada escolha de nos guiar para a luz. Deus os abençoe e ilumine cada vez mais.

  • Celma
    Responder

    Se vc faz tudo q fala,eu tiro o chapéu pra vc

  • CarolDuarte
    Responder

    Olá! Achei muito bom esse estudo!!! Infelizmente não estou conseguindo o PDF. O que faço?

  • Jofre Eduardo Vieira Martins
    Responder

    Há uma afirmação que precisa de correção: «Tudo o que está na bíblia é verdade!» Sim concordo que na língua original toda a palavra de Deus, ou inspirada por Deus é exacta e sem erros mas quando falamos de traduções isso não é verdade. As traduções contêm erros por causa da limitação humana em traduzir sem erro ou ainda por causa da dificuldade ou impossibilidade em traduzir certas ideias e sons. Basta pegar em algumas bíblias diferentes e isto é real. Por exemplo as genealogias de Jesus apresentadas em Mateus e Lucas são incompreensíveis se as tentarmos comparar e isto por causa dum erro de tradução. Em Mateus 1:16 diz: José, marido de Maria, no entanto devia de ser: José, pai de Maria. Isto é confirmado pelo versículo 17 onde se fala de 14 mais 14 mais 14 gerações. Na tradução como temos só se encontram 14 mais 14 mais 13 gerações. Então há erro ou não há erro nas traduções? Se José estiver bem traduzido por marido temos um erros no número de gerações; se o número de gerações ficar certo temos um erro na tradução de José para marido. E assim como esta passagem há outras. No entanto isso não altera o importante da mensagem da salvação somente não podemos afirmar que não há erros na bíblia porque os há devido às traduções.

  • Fernando Sulate Mangare
    Responder

    Poxa!!
    Como posso ter os PDF? ESPERO QUE ESTE MATERIAL ME AJUDE ,
    Quéira por favor.

    • Vai na Bíblia

      Olá, estamos reformulando os PDFs, vamos disponibilizar em breve.

  • Welson
    Responder

    Igreja só existe uma, o resto é seita.

  • Josenara
    Responder

    Não encontrei o link do PDF desse vídeo. Não está mais disponível???

  • GILBERT SILVA
    Responder

    Jesus Cristo não é Deus. Jesus Cristo é filho de Deus. Jesus Cristo não morreu em um Cruz, morreu em uma estaca de tortuta (Stauros), Jesus Cristo é Rei do Reino de Deus mas Deus é o único e soberano em todo o universo, João 6:38 “pois desci do céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. A maior autoridade o unico Deus foi quem concedeu ao filho autoridade. Jesus Cristo não é Deus e confirma isso em Mt 28:18 Jesus se aproximou e lhes disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Note que Jesus disse foi-me dada, ou seja o soberano Deus Jeová foi quem deu autoridade para governar. JESUS CRISTO NÃO É DEUS, NEM UM DEUS. ELE É O PRIMOGÊNITO E UNIGÊNITO.

    • Conselheiro Cristao

      É um caso a ser analisado Gilbert Silva!

    • Jaime e Júlio

      Caro Gilbert Silva, ou mais propriamente T.J. será que vc. conhece o significado de “FILHO UNIGÊNITO”???

  • Mário
    Responder

    Gilberto ou você já leu I João cap 5 v 20.E sabemos que o filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro: e no que é verdadeiro estamos, isto é em seu filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e vida eterna, palavras do apostolo João, e agora a bíblia esta errada cuidado no achismo de vocês.

  • Mário
    Responder

    Mário 24-04-2018
    Por favor leiam primeira João cap 5 ver 20, este é o verdadeiro Deus e vida eterna, cuidado para não adulterar a Bíblia seu Gilberto.

  • Conselheiro Cristao
    Responder

    No Caso a bíblia não é a palavra de Deus, pois existem muitas bíblias hoje, a bíblia contém a palavra de Deus.
    Se a bíblia em um todo fosse a palavra de Deus, não existiria os erros de tradução e nem as adulterações.

  • Josias
    Responder

    Vc é de origem Católica?

  • Douglas rodrigues de alcantara
    Responder

    exelente alerta! hoje, infelismente muitos crentes “pentecostais e neopentecostais” vivem no caminho (multiplicação x). ensinam que somente a fé não é suficiente. para eles é necessário também ás boas obras e tambem vigiarem,
    se não, casocontrário a pessoa não pode ser salva. não é dificil você encontrar em nossos dias, grandes pregadores famosos, nacionalmente, que prega tais doutrinas. o falecido, miss. davi miranda, ensinava que a salvação só avia em sua igreja, “pentecostal Deus é amor” isso é(divisão÷). infelisme tais ministério impõe, medo nas pessoas e pressão, como ás igrejas rigidas pentecostais antigas que, ensinavam que se o crente não usar roupas sociais, depilar o corpo, fazer tatuagem, mulheres usar produtos cosmeticos, pintar é cortar o cabelo e homéns deixar o cabelo crescer., tais praticas para eles podia levar o crente ao inferno (multiplicaçãox). e infelisme são esses custumes ie doutrinas que são respeitados e aceitos pelos religiosos.

  • David da silva correa
    Responder

    E porque as doutrinas e alguns mandamentos foram mudados sendo que Deus nunca abordou na Biblia que o mesmo poderia ser mudado ou se quer substituido?, por que não seguem a doutrina que Deus tanto quer para seus filhos e que ele mesmo ensina na biblia?

  • David da silva
    Responder

    Poderia falar um pouco sobre o sábado?

  • Suely
    Responder

    Obrigada pelo material, gostaria apenas de sugerir que coloque o nome de quem elaborou o artigo. Gostaria de fazer uma citação do texto no meu trabalho e não consegui identificar o autor.

  • Estefano
    Responder

    Glória a Deus, um ótimo canal, para estudarmos a palavra do Senhor Deus, com clareza e sem difamar nenhuma instituição religiosa, deixando assim a nós mesmos sabermos o que é de Deus, e o que não é, através da palavra, parabéns.

    • Daniel

      Olá bom dia!
      Achei muito interessante algumas afirmações para distinguir as seitas, mas agora gostaria de fazer algumas perguntas.
      Se a seita diz que é preciso obras, então Tiago pregou heresias?
      A fé precisa ter obras que demonstre sua fé. As boas obras não salvam, mas elae demonstram o quanto nossa fé é forte.
      Então um está ligado com o outro.
      Exercer fé é agir ou fazer algo
      Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, para que todo aquele que nele crer não seja destruído mas tenha vida eterna.
      Será que basta apenas acreditar?
      Não pois os demônios tbm creem mas não agem como deveria.
      IDE PORTANTO E FAZEI DISCIPULOS…….
      BATIZANDO-AS
      DEMONSTRA AÇÃO.

      Se Jesus é Deus,
      De quem ele recebeu autoridade?
      De quem era a voz que saiu do céu por ocasião de seu batismo?
      Quem o ressuscitou?
      1°Pedro 1:21
      Então Deus morreu?
      Ele se assentou à direita de Deus, então ele não é o mesmo Deus.
      Deus filho, se é filho ele não é o pai, então existe um outro Deus, o pai, que lhe deu autoridade, lhe enviou lhe aprovou, lhe deu um reino.
      O próprio Jesus disse que deviam acreditar nele e naquele que o enviou
      João 5:24
      João 12:44
      João 20:31 Acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e não o próprio Deus.
      1°João 5:1 Quem ama o pai ama tbm o que dele foi gerado.

  • Marrony
    Responder

    Muito bom!
    Sempre recorrer às Escrituras acima de tudo. Mas quanto a seita, creio que o significado ainda válido é o de “grupo que acredita em uma doutrina diferente da doutrina principal ou mais aceita.” Levando pro lado de “quem prega heresias” deixa, pelo menos em mim, uma ideia de que, por exemplo, quem acredita em Buda, olhe para um cristão que diz que Buda não existe, e enxergue isso como heresia. Logo, para um budista, cristianismo, seja protestante, ortodoxo ou Tradicional, em um todo é uma seita. A seita dos fariseus como descrito na Bíblia se encaixa mais no termo de grupo com algumas crenças diferentes da principal do que um grupo herético. A seita dos saduceus não cria na ressurreição. Sendo que um dos profetas do povo, Elias, havia resssussitado um menino. Mas pôde-se dizer então: Eles não criam em heresias? Pra denominarmos uma seita através do ponto de quem está pregando heresia, primeiro tenho que identificar quem está falando a verdade. E obviamente, sempre preferimos acreditar que estamos do lado certo. Então tudo contrário ao que eu acredito é uma seita. Sou interdenominacional. Sempre ouço falar que os ***** são uma seita. Eles interpretam a Bíblia de uma forma diferente do que a maioria das denominações acreditam? Sim. Então são uma seita apenas por isso. Eles estão pregando mentiras? Por serem uma seita não. Se pregam uma heresia ou não, não depende do que eu acredito, mas do quanto eu me abri pra examinar da maneira como eles examinam e o que eu concluo ao final somente depois de ter ouvido tudo sobre. “Tal igreja acredita em salvação pelas obras.” Você ouviu isso, você concluiu isso, ou eles mesmo disseram em seu corpo doutrinário? A salvação é pela graça mas posso eu adulterar? Deixar de adulterar em obediência a lei é salvação pelas obras?Ainda estou estudando, mas espero que abrir minha mente e pedir a orientação do Espírito me leve a verdade.

    • Jaime e Júlio

      Amigo Daniel, quais obras Tiago ensinou o cristão praticar: As obras da lei e os profetas ou as obras do evangelho de Cristo? (Tg. 2:18).
      O problema da maioria dos cristãos, é querer misturar as obras do A.T. que NÃO SÃO DA FÉ (Gal. 3:12), pelas quais, ninguém era ou será justificado (Rom. 3:20); com AS OBRAS DA FÉ do N.T. anunciadas pelo Evangelho de Cristo! (Efe. 2:8-9).

      “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus, PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou PARA QUE ANDÁSSEMOS NELAS”. Efe. 2:10.

      jaime.ap@hotmail.com

  • MarciaStipp
    Responder

    Simplesmente eu amei os vídeos,todos eles,tenho certeza que foi Deus quem me levou até eles.Um ensinamento alto e claro.
    Descobri através desse que eu vivi em uma seita a uns 16 anos.
    Sou prova disso que realmente é assim que funciona mesmo, eu estava na que faz divisão.
    Lá existe revelação, não estudam as escrituras,na hora das reuniões dizem que Deus revela na hora,ai eles lê a Bíblia e em cima do que leram dela,fazem a exortações.Ensinam a buscar a palavra(resposta de Deus) pra tudo,não é uma fé inteligente mas emotiva,só saem feliz e satisfeitos quando choram,falam em linguas etc. se não sentirem nada,saem triste da igreja,diz que Deus não falou nada.Acredito que não tenha diferença de adivinhações,éo que o povo de la gosta,de saber o porque estão passando alguma coisa,e sinceramente as vezes vem revelações que realmente bate c/o que a pessoa está passando,algumas coisas se cumprem,mas a maioria fica confusa quando algo da errado,ai eles dizem que pegou a palavra errada.
    Eles não pregam o evangelho para os perdidos das ruas etc. Eles gostam mesmo é debater,e pescar no aquário dos outros,ficam tentando tirar as pessoas das outras igrejas,alegando que o caminho da verdade é a verdadeira Graça está nessa igreja (x) tanto é pregam,Deus vai trazer as outras ovelhas que estão em outro aprisco para esse,falar contra a igreja vc está blasfemando contra Deus contra a graça de Deus.Não pode questionar nada,dizem também,quando alguém sai da igreja é porque não suportou as provas,que pecou,e quando alguém volta para a igreja é ensinado a se reconciliar com Deus E… os membros da igreja na frente de todo mundo, e fica sem a liberdade pra nada,só vai ouve a palavra e mais nada.
    Todas as outras igrejas pra eles são seitas.
    Infelizmente perdi muito tempo,a pessoa fica com medo.

  • Reynaldo
    Responder

    Por favor você pode investigar assistir pregaçoes e ver os negócios do YouTube da igreja que eu congrego , Vê se é uma seita pra mim ???? Por favor me chama no e-mail

  • André
    Responder

    Faltou só falar que Seita tem haver também com SEPARAÇÃO, SEGREGAÇÃO, DIVISÃO; até porque sabemos que o Diabo é o pai da Separação. E que a Igreja de Cristo é Una, uma só, embora constituída de muitos membros é impossível pensarmos em mais de uma noiva para o Cordeiro de Deus!

  • Maysa
    Responder

    Demais! Você é formado em teologia? Ou aprendeu pesquisando sozinho mesmo? De qual igreja você é?

    • Vai na Bíblia

      Olá Maysa, tudo bem?
      O apresentador do canal é formado em teologia sim, pelo IFC.

  • Danilo do Nascimento Lima
    Responder

    OLA DANIEL APAZ DE CRISTO PARA O SEU CORAÇÃO QUERO TENTAR TE RESPONDER,SOMOS CORPO,ALMA E ESPIRITO.TRÊS EM UM.E MESMO ASSIM NÃO CONSIGUIMOS SEPARAR AS PARTES.DO MESMO MODELO A TRINDADE É DEUS PAI DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO.IGUAL EM DIVINDADE E CO ETERNO NÃO TEM COMO SEPARAR.ELE FALOU PARA FILIPE LEIA JOÃO 14V8-10.A TRINDADE É UM MISTERIO SOMENTE ENTENDEREMOS POR MEIO DA FÉ,E SEM FÉ É IMPOSSIVELS AGRADAR A DEUS,PORQUE É NCESSARIO QUE TODO AQUELE QUE APROXIMA DE DEUS CREIA QUE ELE EXISTE.HEBREUS 11V6

  • Danilo do Nascimento Lima
    Responder

    JESUS CRISTO QUANDO DESCEU AQUI NA TERRA ELE DEIXOU A ADORAÇÃO DE ANJOS A SUA GLÓRIA NO CÉU,MAIS NÃO DEIXOU A SUA DIVINDADE.ELE FALA PARA AQUELA MULHER DO POÇO. SE TU SOUBESSE QUEM TE PEDE AGUA? É JESUS QUE SE REVELA PARA NÓS COMO DEUS E SOMENTE ATRAVÉS DA ESCRITURA QUE ENTENDEMOS DELE OIS EM HEBREUS CAP.1 FALA QUE ELE (DEUS)FALAVA DE VARIAS MANEIRA ATRAVÉS DOS PAI (ABRAÃO O PAI DA FÉ) ATRAVÉS DOS PROFETAS (MOÍSES,JOSUÉ ETC MAIS AGORA ELE (DEUS) NOS FALA ATRAVES DO SEU FILHO( JESUS CRISTO)

  • Fran
    Responder

    Pena que não é todos que tem a mente aberta pra entender,meu esposo é de uma igreja que se encaixa perfeitamente como seita,,mas ele não enxerga.

  • Ana Maria Ferreira pereira
    Responder

    Congregação cristã no Brasil e uma seita

  • Inácio s.jesus
    Responder

    Amei excelente explicação do vídeo Deus continuamente te abençoe!!

  • Marcos Gonçalves
    Responder

    Que Deus continue abençoando a todos vocês. glorificado seja Deus por suas vidas!

  • Marcilio Dantas
    Responder

    grato pela atenção.
    tem um site http://www.fazendodicipulos.com.br
    pode me falar algo sobre?

  • Norberto Macedo Teodoro
    Responder

    Estou enfrentando situações intrigantes e queria ajuda para compreender as ideologias de algumas crenças como posso mandar esta dúvida é ser ajusado aum da Palavra?

  • Oelson
    Responder

    Ao ler esse estudo me pareceu que a congregação cristã no Brasil é uma seita. Qual é sua opinião sobre a CCB . Ela é ou não uma seita?

  • Cardozera
    Responder

    Você (Esdras) tem um dos mais belos dons, o dom de mestre!! Sabe desconstruir textos e explicar de forma simples, clara e objetiva!!

    Deus abençoe sua vida sempre!!

  • Jaime e Júlio
    Responder

    Heresias não se acha somente dentro das seitas, mas também nos responsáveis de sites, tal como este; que deleta as opiniões dum visitante, quando este anuncia a verdade!

  • Klinger Calheiros
    Responder

    Devemos ficar sem congregar em uma igreja que consideramos fundamentada na palavra, já que foi dito como resposta ao “EVAIR” que: ‘você sempre vai encontrar um equívoco doutrinado numa igreja’?

    Será mesmo que sempre isso ocorre em todas as igrejas, considerando que o vosso ministério é interdenominacional??

  • ThiagoTedesco
    Responder

    A paz irmão Esdras, você tirou o pdf desse vídeo? Está revisando?

  • Ananias Alves de Souza Ananias
    Responder

    Pelo sua exposição a totalidade das Igrejas e religiões atuais são seitas e heresias.

  • Paulo Fernandes
    Responder

    Faltou o PDF

  • Amanda
    Responder

    Olá, onde consigo o PDF desse vídeo?

    • arianeadao

      Amanda, todo o material de apoio está no conteúdo desse post.