Precisamos mesmo da Igreja?

Será que é mesmo necessário frequentar uma igreja para ter um relacionamento com Deus? O que a Bíblia ensina sobre a Igreja? Como ela surgiu, qual sua importância e qual seu propósito? Porque existem tantos problemas e escândalos envolvendo membros de igrejas e qual deve ser nossa postura diante de tudo isso?


Inscreva-se em nossos canais

654.586 inscritos no Vai na Bíblia.
22.967 inscritos na VnBteo.


igreja

Leia ou [clique para assistir]

A Igreja espiritual

Antes de mais nada é preciso deixar bem claro que Igreja não tem nada haver com religião. A religião nada mais é um conjunto de regras estabelecidas pelo homem na tentativa de se relacionar com Deus. No caso da Igreja, é uma outra história. E é sobre isso que iremos falar neste vídeo.

Igreja é uma tradução da palavra grega ekklesia, que é composta pela preposição ek, que significa “de fora” mais o verbo kaleo, que significa “chamar”, ou seja, o seu sentido mais usual é referir-se àquelas pessoas que Deus chamou para se separarem do pecado, chamados para fora de uma vida de pecado para viverem uma vida nova em Jesus Cristo.

O principal sentido da palavra Igreja, escrita inclusive com “I” maiúsculo, se refere a Igreja no sentido espiritual, composta por todas as pessoas que entregaram sua vida a Jesus Cristo! Independente de onde uma pessoa estiver fisicamente, se ela está em Cristo, ela tem a salvação e já faz parte da Igreja (2Co 5.17-19). A Bíblia ensina que a Igreja é a noiva que Jesus Cristo vem buscar (2 Co 11.2, -Ef 5.25-27, Hb 9.28).

A Bíblia ensina que a Igreja é como uma construção, onde nós somos as pedras (1Pe 2.5), e Jesus é ao mesmo tempo o construtor (Mt 16.181), o alicerce (1Co 3.11), e a pedra angular (Ef 2.19-22, Mc 12.102). Toda a base da Igreja está em Jesus Cristo (Rm 11.36, Cl 1.16-17).

A Bíblia também diz que Igreja é o Corpo de Cristo, Jesus é a cabeça (Ef 1.22-23, Cl 1.18, Ef 4.15-16, Ef 5.23) e nós, individualmente, somos os membros desse corpo (1Co 12.12,27, Ef 5.29-30).

Mas a pergunta é: se eu já faço parte da Igreja espiritual, do Corpo de Cristo, ainda sim preciso frequentar uma igreja local?

A igreja local

Assim como uma única pedra não forma uma construção, e um único membro não forma um corpo, assim também não existe a possibilidade de um relacionamento com Deus permanecendo sozinho (Pv 18.1, 1Co 12.17-22) ou se reunindo apenas com pessoas que não fazem parte do Corpo de Cristo (Sl 1.1). Uma vez que passamos a fazer parte da família de Deus (Ef 2.19) é preciso andar em comunhão com nossos irmãos (Sl 133.1, 1Co 12.26).

Por isso que quando nos falamos da igreja local, nós não estamos falando de uma instituição religiosa, nós estamos falando de pessoas, seres humanos, afinal, a existência uma Igreja espiritual/invisível tem como consequência uma igreja visível, que é a comunhão entre estas pessoas (At 2.44-47), e essa comunhão dá origem a uma comunidade, e essa comunidade é conhecida como igreja local. A grande maioria das cartas do escritas por Paulo no Novo Testamento foram direcionadas às igrejas locais da época: igreja de Corínto, Éfeso, Filipos, Tessalônica entre outras (1Co 1.1-2, Ef 1.1, Fp 1.1, 1Ts 1.1).

Fazer parte de uma igreja local não traz a salvação, mas é uma consequência dela. É a mesma relação existente entre a graça de Deus e as boas obras. Nós somos salvos pela graça por meio da fé, não pelas obras (Ef 2.8-9)! Mas o que evidencia nossa fé e a nossa salvação são as boas obras (Tg 2.17-18). Assim como fé sem obras é morta, também não existe vida em Cristo sem se reunir como igreja (1Jo 4.20).

Agora, quantas pessoas precisam estar reunidas para formar uma igreja local? A Bíblia diz que onde duas ou mais pessoas se reunirem em nome de Jesus, ali Ele estaria (Mt 18.20), ou seja, ali existe uma Igreja. Veja bem que não é fazendo qualquer coisa que tais pessoas estão reunidas como Igreja, são pelo menos duas pessoas buscando um relacionamento com Jesus Cristo.

Mas a pergunta é: um grupo pequeno sem vínculo com uma comunidade maior, ainda sim pode ser considerado como igreja local?

Bom, se esse é um grupo fechado que pretende continuar pequeno, ele foge completamente do principal objetivo da Igreja que é a pregação e expansão do Evangelho (Mc 16.15, Rm 10.13-15).

Leia também: “Chamado e Dons Motivacionais“.

Agora, se por outro lado este grupo pretende se consolidar e crescer como uma igreja local, nós tempos que perguntar algo muito importante: como surgiu esse grupo?

Será que a pessoa que iniciou esse ministério foi mesmo direcionada por Deus, ou será que ela não foi motivada por questões pessoais? Da mesma forma como existem motivações legítimas para uma pessoa iniciar um novo ministério, existem também motivações erradas (Jd 1.19). Alguns são movidos pelo orgulho, outros pela decepção, outros pela ganância e outros pela vaidade (Atos 20.30). Muitos desejam ter sua própria igreja e esquecem que é o verdadeiro dono da Igreja.

Várias pessoas receberam supostas visões ou sonhos de Deus (Cl 2.18-19), ao longo da história, para criaram novas “igrejas”, e a consequência foi o surgimento de inúmeras seitas (2 Pe 2.1-3).

As denominações e as novas igrejas

Por isso que não é qualquer igreja local que é uma Igreja de Cristo. O que define uma igreja com sendo uma Igreja de Cristo não é a boa vontade de um líder ou o que está escrito na placa da igreja, mas sim o que é ensinado dentro da igreja (Lc 6.46-49)! Tudo deve estar de pleno acordo com as Escrituras (At 17.11).


Inscreva-se em nossos canais

654.586 inscritos no Vai na Bíblia.
22.967 inscritos na VnBteo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porque existem várias denominações?

Se a verdade bíblica é uma só, por existem tantas igrejas diferentes umas das outras? Basicamente por dois motivos:

1. Questões doutrinárias

Muitas heresias acabaram surgindo na dentro da igreja ainda nos primeiros séculos, o que acabou gerando divisões e consequentemente o surgimento de novas igrejas e, posteriormente, estas novas igrejas foram se diferenciando umas das outras por adotarem diferentes posições ou linhas teológicas, que são doutrinas não obrigatórias.

Contudo, hoje em dia, pela grande variedade de denominações existentes, e por tudo o que já foi construído e pesquisado ao longo da história, formar uma nova igreja por questões doutrinárias é muito perigoso, o risco de construir algo sem alicerce e formar um corpo sem cabeça é muito grande. Vale muito mais a pena buscar uma igreja fundamentada na Palavra.

2. Questões culturais

Muitas igrejas surgiram, e ainda surgem hoje em dia, através de pessoas que foram enviadas por uma outra igreja (At 13.1-2, Rm 11.13), visando um dialogo maior com a cultura local. E se existe algo que não deve ser ignorado na pregação do Evangelho é o aspecto cultural. É óbvio que deve-se rejeitar aquelas noções que estão em oposição ao Evangelho, mas também devem ser respeitados os valores que estão em comum e servem ao Evangelho de Cristo (1Ts 5.21-22).

Um ótimo exemplo é a pregação de Paulo em Atenas, utilizando a crença deles em um Deus desconhecido para apresentar o Deus que se revelou em Jesus Cristo (At 17.22-23). Inclusive, nós podemos perceber como algumas recomendações para a igreja de Coríntio eram bem diferentes das recomendações para as outras igrejas, o principal motivo era o aspecto cultural (1Co 11.2-16).

O que acontece muitas vezes é que uma igreja acaba se afastando do propósito de Deus quanto ela atinge dois extremos: (1) ou quando ela impõe uma cultura religiosa e rejeita completamente a cultura local, seja através de roupas, estilo musical ou mesmo a forma de relacionamento entre os membros, ou (2) ela quando ela absorve totalmente uma cultura para dentro da igreja, adotando símbolos, práticas e conceitos estranhos ao Evangelho.

Problemas e escândalos na igreja

E uma pergunta que é muito comum as pessoas fazerem: se a igreja foi criada por Deus, e tem o propósito um relacionamento com Ele (1 Jo 1.3), por que existem tantos problemas e escândalos dentro da Igreja? Inclusive esse acaba sendo o principal motivo pelo qual muitas pessoas não querem ou deixam de frequentar uma igreja.

Aqui nós também podemos encontrar dois motivos principais:

1. Falsos cristãos

O primeiro são falsos cristãos (1 Co 11.17-19). Existem pessoas que se infiltram na igreja local com a intensão de um dia serem líderes para satisfazerem os seus próprios desejos (Atos 20.29-30), já ouviu aquela expressão “lobo em pele de ovelha”? Então, isso vem da Bíblia (Mt 7.15).

E também existem pessoas que frequentam assiduamente uma igreja, mas não fazem parte do Corpo de Cristo. Não houve um novo nascimento (Jo 3.3), normalmente são pessoas nas quais não se consegue identificar uma transformação de vida (1Jo 3.6), elas simplesmente frequentam a igreja por influência dos pais ou por conveniência e acabam se acostumando com a vida na igreja.

Porém, nós não temos condições de saber se uma pessoa nasceu de novo ou não, as vezes é uma pessoa que está em um processo mais demorado de conversão, ou então, infelizmente, uma pessoa que nunca irá se converter (2Tm 3.7), mas é somente Deus quem sabe aqueles que lhe pertencem (2Tm 2.19, Mt 13.24-43 ).

Não cabe a nós esse julgamento, basta seguir a orientação que Deus nos dá para não sermos enganados: toda árvore é conhecida pelo seu fruto (Mt 12.33), se o fruto for ruim, basta você não comer. Quem um dia irá cortar essa árvore é o próprio Deus (Lc 3.9).

2. O ser humano

Já o segundo motivo é o próprio ser humano. Se o objetivo da igreja é preparar pessoas para manifestar o Reino de Deus na terra, significa que Deus não trabalha com pessoas prontas, caso contrário elas não precisariam ser preparadas (Rm 14.1, Ef 4.14). A verdade é que a igreja é como um hospital, repleto de pessoas feridas e machucadas com o propósito de serem curadas (Mc 2.17).

E a pergunta é: se vou enfrentar todos estes problemas na igreja, porque ainda sim devo frequentar uma? Porque a Bíblia ensina que o crescimento e a maturidade só vem através do tempo e da preparação realizada dentro da igreja (Ef 4.13-16). São as tribulações e as dificuldades que enfrentaremos dentro da igreja que podem moldar nosso caráter e nos fazer mais semelhantes a Jesus Cristo (Tg 1.2-4). Afinal, é onde vamos nos relacionar com pessoas diferentes, com personalidades diferentes e temperamentos diferentes, ou seja, teremos que exercitar a paciência, a mansidão, o domínio próprio, a benignidade, a bondade, a fé e principalmente o amor (Gl 5.22-23)! E foi exatamente para isso que Jesus Cristo nos chamou (Jo 15.16).

Leia também: “Fruto do Espírito“.

Submissão

E provavelmente, o principal tratamento de caráter está em se submeter a uma liderança. Afinal, apesar de sermos todos iguais aos olhos de Deus, por uma questão de ordem, Deus estabeleceu funções, ministérios e, consequentemente, autoridades dentro da igreja (Ef 4.11-12, 1Tm 5.17, Hb 13.7). Pessoas pelas quais nós seremos confrontados, desafiados e até muitas vezes, talvez aos nossos olhos, incompreendidos e injustiçados. Muitas vezes vamos discordar de certas atitudes e também teremos opiniões diferentes, mas se isso não ferir as Escrituras, devemos continuar em obediência (Hb 13.17). Lembre-se que para esclarecer pontos conflitantes, o diálogo é sempre a melhor opção.

Pense na igreja como a arca de Noé, permanecer dentro dela poderia parecer quase insuportável, mas fora dela a tempestade era muito pior. Sua decepção com as pessoas jamais poderá ser motivo para deixar de frequentar uma igreja (Ef 6.12, Gl 1.10, Hb 12.2-3).

A verdade é que maior prova viva da ação divina na história da humanidade é a Igreja, sem ela não haveria pregação do evangelho (Ef 3.5-6) e sem a pregação do evangelho não haveria salvação (Rm 10.14).

Conclusão

Você é livre para escolher uma igreja com a qual você mais se identifique, só é preciso tomar muito cuidado para não acabar entrando em uma seita.

Contudo, se você procura uma igreja perfeita, sinto lhe dizer, mas a partir do momento em que você fizer parte dela, ela deixará de ser perfeita.


Inscreva-se em nossos canais

654.586 inscritos no Vai na Bíblia.
22.967 inscritos na VnBteo.


Notas:

1 Dificilmente esta passagem se refere à Pedro como líder principal da Igreja primitiva, já que esse papel parece ter sido desempenhado por Tiago (At 15.13-21). Veja as possíveis interpretações para a pedra referida por Jesus: (1) O próprio Jesus Cristo, conforme o próprio Pedro diz em sua carta (1Pe 2.4-5). (2) A confissão de fé de Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” dois versículos antes. (Mt 16.16). (3) Pedro representando os apóstolos (Ef 2.19-22).
2 A pedra angular une duas paredes no canto de um edifício, mantendo-o estável.

PDF

Comentários

  • CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Claudia Dupas
    Responder

    Ótimo vídeo! Direto e fiel à Palavra! Mto esclarecedor! Glória a Deus por esse “dom de ensino/mestre” do VaiNaBíblia! Que o Senhor continue os capacitando para propagar o evangelho com a Verdade!

    • Vai na Bíblia

      Amém Claudia! Glória a Deus.
      Abraço 🙂

  • beatrizisabel
    Responder

    Eu adoro quando vocês colocam o texto assim, muito obrigada! Deus abençoe esse ministério que me edifica tanto e edifica a vida de tantas outras pessoas.

  • Isac Alves
    Responder

    Paz do Senhor, muitas igrejas alegam que quando a bíblia fala no Anjo Miguel, está se tratando de Jesus, eu não creio nisso… Poderia fazer um vídeo sobre isso?? Por favor! Deus Abençoe!

    • Vai na Bíblia

      Olá Isac, também não entendemos desta forma mas obrigado pela sugestão.
      Abraço

  • Waldecy
    Responder

    muito legal e esclarecedor, para se tirar algumas duvidas, tá bom demais.

  • Erivaldo
    Responder

    O Autor desse Blog cai por diversas vezes em contradições..ora se não ECXISTE igrejas Locais PERFEITAS é porque NUNCA elas foram fundadas pelo Yeshua e sim pelos Homens REBELDES contra Deus ( todas as Igrejas ) são frutos da Rebelião contra Deus. Porque a Igreja fundada pelo Salvador ela é PERFEITA ( sem mácula ) o autot desse Blog necessita começar a ler melhor essa Biblia que COPILADA por Roma mas ainda é a que nos cabe ler

    • Vai na Bíblia

      O sr. está equivocado. Um abraço!

    • Zenilde

      Este post é PERFEITO ! Muito esclarecedor ! ???

    • Carlos

      Parabéns por observar bem tbm vi muitos desvisso aqui nos texto

    • Marcelo

      Afinal, qual a verdadeira bíblia: hebraica ou essa nossa??? A santa ceia é física ou espiritual??? A bíblia foi modificada pela igreja católica, em Roma, na antiguidade???? Se Jesus é o único pastor, pq existem pastores????? Tenho muitas perguntas q não vai caber aqui….

    • JOÃO ALVES

      Erivaldoooooooooo

      Vai escrever asneira assim lá longe……….

      Erisvaldoooooooo

  • Andréa Ribeiro.
    Responder

    Nossa! Ual. Sou evangélica desde que me conheço por gente. E estou amando os vídeos, muito esclarecedor, e tudo por dentro da palavra, <3 Estou passando pra minha igreja. Deus continue usando vocês! Obrigada.

  • jairmelosousa
    Responder

    Queira dizer o que fazer quando lhe expulsam da dita igreja feita por mãos de homens como também quando As Escrituras dizem que não devemos seguir nem ser mestre de ninguém (Mt.23:8 em diante) e sabemos muito bem que muitos estão sendo enganados por acreditarem nesses líderes pois esses não mais estudam As Escrituras Sagradas.

    • Carlos

      Isso tbm concordo com vc Parabéns pela sua colocação. Que está correta de acordo com a Bíblia!

  • Celso França
    Responder

    Muito bom. A rebeldia é um pecado de feitiçaria e a arrogancia um pecado de idolatria. As pessoas podem discordar de um lider se estiver distorcendo o evangelho, mas nunca deixar de fazer parte do corpo, nessa igreja ou na outra o corpo e o mesmo ou tem que ser. O problema e o “eu” das pessoas e isso o leva a feiricaria e consequentemente a idalatria. Nao percebem que estam pecando em não honhar seus pais em não obedecer as altoridades. Mesmo você sendo uma altoridade. Voce nunca vai ser maior que seu mestre. Obediencia sempre. Deus seja louvado.

  • Ana Lúcia
    Responder

    Exploração maravilhosa!

  • Georthon
    Responder

    6. Ele, entretanto, lhes afirmou: “Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas; pois assim está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.
    7. Em vão me adoram; as doutrinas que ensinam não passam de ordenanças humanas’.
    8. E assim abandonais o mandamento de Deus, apegando-vos às tradições dos homens”.
    (Marcos, 7)

    • Carlos

      Parabéns legal seu comentário. O único líder e Cristo o única pastor verdadeiro! !

  • Georthon
    Responder

    Minha luta e esta “Marcos 7:6,7,8”

  • Adelaide A Bressan
    Responder

    Quem acredita em Deus, com certeza acredita em papai Noel, no LULA, assisti Globo lixo, e no lobo mau também kkkkkkkk

    • Joyce Dany

      Pq vc tá aqui se não crer no meu senhor ?

    • LuizH

      Provavelmente vc acredita em ET então…kkkk e nunca teve uma experiência com Deus…o problema é que muitas pessoas esperam entrar numa UTI de um hospital pra lembrar que Deus existe, infelizmente. Quando precisam de um milagre, pessoas terrenas e apegadas ao pecado, tipo um cachorro que não larga o osso sem experimentar o filé mignon…

    • Simone

      Mas se não acredita porque está perdendo tempo lendo sobre Deus, tenho pena de pessoas tão amargas e infelizes como vc ,se esse Deus que vc diz não acreditar quiser nem respirar vc respira e engraçado, não acredita mas quando está em aperto na mesma hora chama pelo nome de Deus,ainda bem que Ele não é como vc.

    • sergio

      Estava lendo os comentarios e me supreendi nao pela mulher descrente mais sim pelo demais se uma pessoa que por os quais não sabemos os motivos nao acredita em Deus !! Em primeiro lugar nao devemos julga la nem condena la pelo contrario devemos orar muito por ela e tentar entende la pois o Deus que servimos é amor e isso que devemos mostrar amor ao proximo o julgamento so cabe a Deus !!Orem muito por ela e Deus vai entrar com provindencia !!Não vamos julgar pra não sermos julgados !!fiquem na paz !!!

    • Davi

      esquenta não, a biblia diz que naquele grande dia, TODO o joelho se dobrará, includive o seu. Deus seja louvado.

  • Seguidor
    Responder

    Atos 17:24, você fala em vários trechos de atos, mas não mencionou esse porque???

    • Vai na Bíblia

      É um ótimo versículo, agradecemos a sugestão.

  • Lucas
    Responder

    Bem interessante, vcs conhecem esse site: http://www.estudosdabiblia.net/

    • Carlos

      Conheço sim ótimo site

  • Daniel
    Responder

    Ja que o assunto é Igreja, o que fazer quando o líder diz ou faz coisas dos quais os mandamentos de Cristo não estão de acordo?
    Ex: Se o membro não pegar um propósito lançado pelo pastor, bispo enfim, não alcançara as graças que Deus tem preparado.
    Se caso eu estiver equivocado por favor me corrija, mas o proposito tem que partir de cada um, certo?
    Mas muito bom o vídeo, vou continuar olhando as outras sugestões.

  • LuizH
    Responder

    Não faça parte dessas pessoas, procure a Deus e achará…

    Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.” Esses zombadores esquecem, de propósito, que há muito tempo Deus deu uma ordem, e os céus e a terra foram criados. Esquecem que a terra foi formada da água e no meio da água e também que pela água do dilúvio o mundo antigo foi destruído. Mas os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo. Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos que não querem saber de Deus.
    2Pedro 3:3‭-‬7 NTLH
    https://bible.com/bible/211/2pe.3.3-7.NTLH

  • Brunno Ribeiro
    Responder

    Sou seguidor desse canal e gostaria muito de vr um vídeo desse canal falando sobre: “Existe livre arbítrio?”

  • Tereza Silva
    Responder

    Dói ouvir alguém dizer q não crê na existência de Deus, sofro só em pensar no fim que terão estas bobres almas, aconselho que se arrepemdao e busque o perdão do senhor Jesus pois Deus é amor e pronto pra perdoar aquele que se arrepende de coração, leia a biblia e busque a Deus, porque papai noel não vai de salvar.duro é cair nas mãos do Deus vivo.

  • rakel
    Responder

    Então eu devo frequentar a Igreja mesmo os membros dela ” Pastores, padres,discípulos,apóstolos entre tantos outros serem: corruptos,pedófilos,ladroes , etc. oque importa é eles pregarem o evangélico como Deus manda, e oque eles fazem só cabe a Deus julgar ? desculpe mais não estou conseguindo entender essa coisas ,pq esta cada vez mais difícil frequentar uma Igreja ,oque vc quer dizer é que devemos separar o joio do trigo e apenas frequentar uma pra buscar uma comunhão maior com Deus ?

    • Juliana Severino Neves

      É difícil encontrar uma resposta fácil para uma questão desta. Rakel, a igreja perfeita só haverá na glória, junto aos anjos que adoram a Deus o tempo todo… mas por agora a igreja, o templo do Espírito Santo somos nós, pois Ele habita em nós; e quanto a parte edificada, o ponto de encontro dos cristãos, onde é ensinado o evangelho, onde se cantam louvores e se vive em comunhão, esse é imperfeito. Mas Jesus, quando diz que virá buscar Sua Igreja, e a quer sem mácula, sem mancha, sem rugas, nem nada semelhante, Ele vem buscar a você e a mim, e não aquele templo onde congregamos. Estejamos sempre em busca e preparo permanente, como nossa alma em adoração ao Nosso criador e em obediência a Palavra de Deus, onde Ele ordena que congregamos uns com os outro.
      E como foi dado como ex.: imagine o quão insuportável deveria ser estar dentro daquela arca, como todos aqueles animais, o mal cheiro e a agonia, mas se ali estava ruim, lá fora havia um dilúvio, o que era muitíssimo pior.
      Igreja significa chamar os que estão fora, salvar os que estão no pecado para se encontrar com o Deus Vivo e principalmente, irradiar no nosso dia a dia o Seu esplendor, com bons exemplos, palavras de fé esperança onde formos, pois nós somos a igreja.
      Deus nos abençoe sempre!!!

    • Carlos

      Não. VC não deve participar de lugar asim, quem te chama pra esses lugares são lobos. O caminho de Deus e outro totalmente diferente !Romanos 16:17,18
      Rogo-vos, queridos irmãos, que tomem muito cuidado com aqueles que causam divisões e levantam obstáculos à doutrina que aprendestes. Afastai-vos deles! …

      1 Coríntios 5:11
      Entretanto, agora vos escrevo para que não vos associeis com qualquer pessoa que, afirmando-se irmão, for imoral ou ganancioso, idólatra ou caluniador, embriagado ou estelionatário. Com pessoas assim não deveis sequer sentar-se para uma refeição.Gálatas 1:8,9
      Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! …Tito 3:10
      Quanto àquele que provoca divisões, adverte-o uma primeira e, ainda, uma segunda vez. Depois disso, rejeita-o.

      Portanto devemos afastar dessas igreja que mente e desvia a palavra de Deus

    • iraelson

      Se as pessoas na sua igreja não condiz com o que Deus ordena em suas escrituras se afaste e procure outra que condiz com a palavra do senhor jesus pois quem obderce os mandamentos de Deus tem que ir pela palavra não pelo que as pessoas falam para vc seguir veja as atitudes de seus ensinadores .

  • Ademicio Gocalves
    Responder

    Esta escrito que Deus não abita em templos feito pelas mãos dos homens e que o seu povo que asseitou o Filho como seu Salvador é o templo do Espirito Santo então a Igreja do Senhor Jesus Cristo é o povo que crer no Filho de Deus e no seu Sacrificio Santo e são lavados pelo sangue de Cristo mais isso não siguinifica esta dentro de nem uma Religiões dos homens por Deus o Espirito não esta preso dentro de nem uma denominação Religiosa porque todas Religiões é como os partidos politicos ou como os times de futebol cada um pucha para si mesmo serem melhores do que os outros a sim são as Religiões cada uma se considera ser a Igreja verdadeira de Deus mais não considera ser a Deus o verdadeiros e unico melhor para todos e mais muitas Religiões coloca o Senhor Jesus Cristo em segundo plano nas tal Igrejas ou na tal Religiões até o seu Lider Religioso fica sendo o mais importante do que o próprio Senhor Jesus Cristo e estas coisas não agrada a Deus o Pai porque deus enviou o seu filho para resgatar as almas perdidas que esta nas mãos do diabo e seus demonios na morte eterna do pecado do inferno, para a vida eterna Santa com o Pai e o filho no Céu, e isso que a nava Aliança do sangue de Jesus cristo fala.

  • Um cara qualquer
    Responder

    Entendo, então os pastores, padres são autoridades supremas e apenas eles entendem Deus…
    Eu não vou a igreja por diversas razões não imagino Deus se importar, é ainda os padres pastores saberem o que Deus quer ou pensa.
    Obedecer eles, como se eles fossem alguma coisa maior, não são apenas são pessoas, que dizem entender Deus.

  • andre
    Responder

    Muitas contradições nessa fala. Não precisa da Igreja, mas no fim precisa, Vá entender!!!!

  • Edison Antunes
    Responder

    Por forças do empirismo, também cheguei a decisão de ser mais um desigrejado. Hoje está cada vez mais explicito a secularização onde o conluio esta no DNA das instituições, em que permeia-se a corrupção, seja ela, física, social ou psíquica.

  • Edison Antunes
    Responder

    O povo em si é muito ou totalmente místico, quer e precisa acreditar em algo que não se vê ou mesmo existe, para poder dar sentido em sua vida, sem sentido!

  • Edison Antunes
    Responder

    A Salvação Cristã, O Mais Poderoso Discurso Ideológico da Humanidade. Não há como ser contra, hora por medo, hora por forças da sociedade.

  • Vanderlei da silva nascimento
    Responder

    Andre nessa fala o nome dele já nos dá o entendimento (Um cara qualquer).kkkkkkkk
    Só o todo poderoso mesmo para resgata- lo enquanto a tempo,pois Deus jamais irá desistir de seus filhos.pois a misericórdia dele é tremenda. Em tudo sempre foi a misericórdia dele.
    Amém.

  • Arnaldo Ribeiro ou Israel
    Responder

    A GRANDE VERDADE BÍBLICA: A COMUNICAÇÃO ENTRE NÓS E OS ESPÍRITOS

    PUBLICADO EM 30/11/15 – 03h00
    A mediunidade, ou o dom espiritual de uma pessoa para servir de instrumento de ligação entre os espíritos e nós, existe desde que o mundo é mundo (1 Coríntios 12: 10); e ela, cada vez mais, vem sendo estudada em grandes universidades. Um fenômeno paranormal é mediunidade apenas quando há envolvimento de um ou mais espíritos.

    O espiritismo, que é também uma ciência empírica, experimental, nós poderíamos chamá-lo também – sem querer mudar seu nome –, de espiritologia, pois é uma ciência dos fenômenos que envolvem espíritos. E Kardec foi o primeiro cientista a estudar os espíritos e a mediunidade. Daí que se diz que seu famoso livro “O Livro dos Médiuns” é o primeiro manual de parapsicologia do mundo.

    A obra de Kardec, como ele disse, não é para destruir nenhuma religião, pelo contrário, é para fortalecer todas elas, pois defende a existência de Deus e comprova-nos que existe o espírito imortal. Com sua obra, pois, Kardec fortaleceu o espiritualismo e deu um golpe mortal no materialismo, além de acabar com muitas superstições. Por isso, Kardec acabou também com o conflito entre a ciência e as religiões para quem estuda a fundo o espiritismo. Os adversários dessa doutrina são pessoas que não a conhecem em profundidade ou têm interesses incompatíveis com ela a serem defendidos. E alguns de seus adversários são tão comprometidos com seus interesses materiais que fazem as mais absurdas interpretações da Bíblia para tentar manter suas ideias excêntricas e renegadas pela grande maioria das pessoas sensatas que buscam com seriedade, humildade e sinceridade a verdade. Por isso, eles vão ter que reencarnar muitas vezes, até que se libertem de suas ideias trevosas! Oremos por eles!
    O texto seguinte trata do nascimento de Sansão, cuja mãe era estéril. “Apareceu o anjo do Senhor a essa mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca tiveste filho; porém conceberás, e darás à luz um filho” (Juízes 13: 3). “Então a mulher foi ao seu marido, e lhe disse: Um homem de Deus veio até mim, cuja aparência era semelhante à de um anjo de Deus, tremenda; não lhe perguntei donde era, nem ele me disse seu nome” (Juízes 13: 6). E sabe-se, hoje, não só pela doutrina espírita, que anjos, mensageiros ou enviados (“aggelos”) são espíritos humanos de alto nível de evolução.

    Por ocasião da morte de Jesus, vários espíritos humanos apareceram a muitas pessoas que estavam em Jerusalém, confirmando-nos que, de fato, os espíritos dos mortos manifestam-se, realmente, a nós, espíritos encarnados aqui, no nosso mundo físico: “e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (são Mateus 27: 53).
    Mais um caso bíblico de comunicação de espíritos que aparecem a nós, desta vez ao apóstolo Paulo: “À noite, sobreveio a Paulo uma visão, na qual um homem macedônio estava em pé e lhe rogava dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos” (Atos 16: 9).

    E a verdade de que os espíritos desencarnados manifestam-se a nós foi e é confirmada também por dezenas de cientistas do passado e atuais, entre estes, até dois de Prêmio Nobel: o inglês William Crokes, em 1919, e o francês Charles Richet, em 1913. E é por isso, e por ser a própria Bíblia um livro mediúnico, que o espiritismo tem crescido tanto!
    PS: Palestra “Famílias estelares”, com o terapeuta holístico Conrado Lopez, em 12.12.2015, às 15h, na Loja Rosacruz Belo Horizonte (Amorc), na avenida Portugal, 615, região da Pampulha.

    O que achou deste artigo?
    (JB.19.35) AQUELE QUE ISTO VIU TESTEMUNHOU, SENDO VERDADEIRO O SEU TESTEMUNHO, E ELE SABE QUE É VERDADE PARA QUE VÓS TAMBÉM CREAIS.

  • Paulo ROGERIO
    Responder

    Igreja é reunião eklesia…
    conversa de quem se queimou em algum relacionamento c pessoas

  • Sena
    Responder

    Si o templo mão tem importância, porquê Jesus expulsou os vendilhões do “TEMPLO” ???

    • Rah

      E por que ele deixou que o templo fosse destruído durante a guerra entre Jerusalém e Roma?

  • Pr. Nelson Oliveira deSouza
    Responder

    Aceitei Jesus mais ou menos em 1979, começando na Igreja Batista, depois passei para a Assembleia de Deus, onde fui consagrado a diácono, depois a presbítero,depois a Pastor. Mudando-me de cidade fiz Seminário para os cursos de Bispo e finalmente Apóstolo, mas na Igreja que pertenço (por enquanto) sou considerado PASTOR. Cheguei aos meus 83 aos de idade e me sinto cansado. Estou pensando em abrir um ponto de oração em minha casa. Não sei se estou certo mas vou deixar Deus julgar

  • Ronaldo
    Responder

    Para quem tem dúvida, inclusive o autor, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=o2waOpVNN2Q

  • Priscila
    Responder

    A verdade é uma só, so Deus conhece verdadeiramente cada coração, quem crê ou quem não crê só pode ser julgado por Deus pois na verdade não temos esse direito, devemos simplesmente orar para as almas perdidas e crer que Deus é sempre quem faz e desfaz quem manda , julga e salva …. Amém

  • Jayme Fernando Fazzani
    Responder

    quem manifestou sobre a igreja e as verdadeiras santas palavras da escritura sagrada, verdadeira sabedoria vinda do Céu cap.3. ver. 13 de Tiago. faz dezenas de sábados que eu guardo e pra é santificado, não sou da igreja que guarda o sábado do sexto dia, sim do nascer do sol inicia e termina no fim do sábado, não sou contra nenhuma igreja,

  • Marcelo
    Responder

    Tem mais uma coisa, em todas as igrejas elas recebem dízimos. Dizimar não era parte da lei de Moisés?? Jesus não veio pra cumprir??? E cumpriu??? E todo aquele q quiser guardar um só mandamento tem q guardar todos os mandamentos, q são 600…e poucos??? Todo aquele q guardar um mandamento da lei está debaixo de maldição??? Jesus foi morto em vão????

  • Pastor Bryan Johnson
    Responder

    Em Hebreus vemos a importância de congregarmos numa igreja. Não precisamos de uma igreja para sermos salvos mais precisamos de uma igreja se vamos crescer espiritualmente.

    http://igrejabatistacompaixao.com/

  • leila
    Responder

    muito obrigado pela informação

  • joão Elias
    Responder

    Convido todos os comentaristas deste blog, acessarem a blog https://maiorsegredodahumanidade.blogspot.com/ para comprovarem que a Bíblia é “totalmente” simbólica. Vocês vão ficar surpresos. Se possível deixe o seu comentário ou responda pelo nosso e-mail: joaooraio@gmail.com

  • Tulio
    Responder

    Cara, tu é tão ruim! Que usa as próprias palavras para destinguir o que é igreja. Igreja ela existe tanto espiritual quanto material, cada pessoa não é uma igreja e sim faz parte dela se condizente com toda estrutura da igreja, nas cartas de São Paulo mesmo ele fala que temos que seguir as tradições da igreja que a qual é a primeira igreja, a Igreja Católica apostólica Romana a qual O próprio Jesus Alicerçou na pedra que era Pedro, o pontífice(tudo que ligares no céu, será ligado na terra, tudo que desligares no céu será desligado na terra). Estude mais parceiro! N tenho tempo pra ficar explicando aqui, só te faço uma proposta, leia o livro todos caminhos levam a Roma de um ex protestante chamado Scott Hahn o qual destrói e refuta todos os seus argumentos pobres. Fique cm Deus, e que Maria mãe da Igreja te ilumine para sair dessa heresia porca instituída por Satanás. Paz e bem.

    • rah

      Sugiro que leia “O grande conflito” de Ellen G. White, já que está tentando desbancar os argumentos do ator. Verás que tudo que está escrito
      faz sentido. Shalom!

  • Luana Cristina Arenhart
    Responder

    Gosto muitos dos teu vídeos . Gostaria de saber em que grupo religioso você frequenta?

  • Erivelton José de Oliveira
    Responder

    Vou a igreja mas só absorvo as verdades de acordo com o evangelho de Jesus Cristo.

  • CESAR ALONSO CARRERA
    Responder

    A IGREJA perfeita não existe e nem nunca existira. Pois a IGREJA de JESUS CRISTO é eu e todos nós. E não há nenhum homem e mulher que não sejam PECADORES. JESUS mesmo disse, se a minha CASA tivesse que ter nome, esta se chamaria CASA DE ORAÇÃO, a verdadeira igreja nunca existira, pois nenhuma igreja existente na terra dos viventes, pode ser uma CASA DE ORAÇÃO onde JESUS CRISTO possa habitar. Com toda esta enxurrada de defeitos e atos errados dos atuais pastores. Esta mesmo muito difícil encontrarmos a CASA DE ORAÇÃO DE JESUS CRISTO nesta terra de pecado, e pastores gananciosos e vaidosos. Que DEUS tenha misericórdia de nós.

  • Lena Aguiar
    Responder

    muito bom gostei.

  • Elen cristina
    Responder

    otimo o seu estudo , tirou muitas duvidas minhas , que Deus abençoe sua vida.

  • Tiago
    Responder

    Muito bom! Que Deus continue te capacitando e direcionando de acordo com a palavra

  • paulo
    Responder

    primeiramente boa tarde e paz seja convosco!
    queridos irmãos ….
    cada igreja tem a sua forma de como se comportar fora ou dentro dela…
    mas sei que hoje existem poucos que servem a Deus de um sincero e reto coração…
    eu me pergunto por que as pessoas vão para as igrejas se não consegue nem cumprir os 2 principais mandamentos que cristo deixou.
    leiam com atenção!!!
    amar o teu próximo como Cristo nos amou…
    e amar a Deus acima de tudo com todas a suas forças de todo o teu pensamento de todo teu coração…
    parem de fazerem debates do que é certo ou que é errado
    se preocupem com as suas obras… por que isso é que vai ser o passaporte para o reino de glória….
    se nós não formos capazes de perdoa…
    vocês acham que Deus irá perdoa dos nossos pecados no último dia…
    não importa a igreja que você frequenta ou que você vai
    o que importa é o seu testemunho perante as outras pessoas… Amém paz seja convosco…

  • lenny
    Responder

    ola , o que você acha sobre maquininha de debito na igreja para o dizimo ? é de DEUS ?

  • ermerson
    Responder

    Jesus voltara,só não encherga os que estão vendados pelo inimigo,eu vejo

  • Adriano
    Responder

    Bom olá todos dos comentários,vocês berceberam uma coisa ? Eu acho que não ,este tipo de estudos só serve pra confundir mas aquele que não tem sua mente no local certo aonde em Cristo deve ser o Alfa e o Ômega este estudos começa bem mas saiu do propósito de ajudar e este estudo não foi feliz porque em Hebreus 10 diz que ele Cristo já Se fez o sacrificio pela humanidade não preciso mas de nem um sacricio de culto e de nada Ele já Se faz sacrificio em nosso lugar Ele e o nosso templo .
    Em 1 João cap 4 v13 e 14 Ele vive em ti em mim em nos não precisamos mas de templo vocês e eu somos o templo que Ele abita e não templos com doutrina falsas de homens que não sabem o falam .
    Ha só pra fechar em João 4 do ver 20 ao 26 aqui ler lá e para de mentir para o povo fala a verdade nos não prescisamos de templos.
    Em 1 Pedro Diaz que somos casa espirituais povo adquirido nação santa sacerdotes (2 ver 9) ler lá o que e sacerdote podemos entra no Santo dos Santos por que o Nosso Sumo SARCERDOTE já mudo a lei em Hebreus 7ves12 .13 14 15 e 16 .
    Bom meu queridos irmãos eu tenho meta coisas pra falar mas eu acho que vocês estam entendendo aonde eu chequei o véu já Se rasgou e nos estamos livres destes que dizem ser pastor voltem pra suas casas em paz não tem obra porque temos fé em Jesus Cristo isso não vem de nos e dom de Deus pra que ninguém seglorie obra não pode levar vc a Deus só por meio de Jesus Cristo .

  • Adriano
    Responder

    Bom olá todos dos comentários,vocês berceberam uma coisa ? Eu acho que não ,este tipo de estudos só serve pra confundir mas aqueles que não tem suas mentes no local certo aonde? em Cristo, deve ser o Alfa e o Ômega.
    Este estudo começa bem mas saiu do propósito de ajudar, e este estudo não foi feliz porque em Hebreus 10 diz que ele Cristo já Se fez sacrificio pela humanidade, não preciso mas de nem um sacricio de culto e de nada. Ele já Se faz sacrificio em nosso lugar, Ele e o nosso templo .
    Em 1 João cap 4 v13 e 14 ,Ele vive em ti em mim em nós não precisamos mas de templos , vocês e eu somos o templo que Ele abita e não em templos com doutrina falsas de homens que não sabem o que dizem e nem afirmam .
    Ha só pra fechar, em João 4 do ver 20 ao 26 aqui ler lá e parem de mentir para o povo fala averdade nós não prescisamos de templos.
    Em 1 Pedro diz que somos casa espirituais povo adquirido nação santa sacerdotes… (2 ver 9) ler lá o que é sacerdote? Podemos, entra no Santo dos Santos por que o Nosso Sumo SARCERDOTE (JesusMassias ) já mudo a lei em Hebreus 7ves12 .13 14 15 e 16 .
    Bom meu queridos irmãos ,eu tenho muitas coisas pra falar mas eu acho que vocês ja estam entendendo o véu já Se rasgou , estamos livres destes que dizem ser alguma coisa mas não são nada vamos pra nossas casas em paz cuidar das nossas famílias e amar o próximo, isso é fazer a obra cuida dos nossos irmãos ,dos necessitados dos orfons e das viúvas isso é obra e não as outras.
    Fala em obras ,nenuma obra pode te salvar a salvação é em Jesus Cristo e não de nós mesmo ( A salvação vem dos Judeus ) ou seja do Yeshua Massias e não de mim ou de vcs amém Assim diz o AMEM .